No vasto mundo de “Octopath Traveler 0”, a aquisição de um navio se apresenta como um marco significativo na jornada dos jogadores, ecoando a importância que a embarcação tinha em “Octopath Traveler 2”. Assim como em seu antecessor, a possibilidade de navegar surge a partir de uma missão secundária, que, embora não seja estritamente obrigatória para o avanço da trama principal, é altamente recomendável ser iniciada o quanto antes para otimizar a experiência de exploração. (via: thegamer)
A razão para essa urgência reside na vastidão dos oceanos que “Octopath Traveler 0” oferece para desvendar. Tecnicamente, há duas grandes extensões marítimas a serem exploradas, e ter acesso a um navio abre um leque de possibilidades, permitindo aos aventureiros mapear novas ilhas, descobrir tesouros e acessar áreas antes inatingíveis. O guia a seguir detalha como obter essa embarcação de forma eficiente e, notavelmente, sem a necessidade de dispender qualquer quantia em dinheiro do jogo.
Desvendando a Missão do Navio
Para dar o pontapé inicial na jornada rumo à aquisição da própria embarcação, os jogadores devem, antes de tudo, completar as três primeiras narrativas principais que sucedem o prólogo: “Mestre da Riqueza”, “Mestre do Poder” e “Mestre da Fama”. A conclusão desses arcos narrativos desbloqueia a fase seguinte da história, que inicialmente é intitulada “Final: Anéis Selados Longe”. Após o cumprimento de alguns objetivos iniciais desta nova fase, a trama se aprofunda e o propósito maior se torna mais claro.
A partir do momento em que o controle sobre o mapa-mundi é restaurado após a visita à ilha de Sazantos, o caminho se abre para retornar à cidade de Rippletide. É nesse local, especificamente nos docas, que o jogador deve procurar e interagir com um personagem chamado Marjim. Rippletide, uma área que já pode ser familiar aos aventureiros, se tornará um ponto crucial para os próximos passos desta missão.
Construindo Alianças e Evitando Custos Elevados
Ao se aproximar de Marjim, é preciso utilizar a Ação de Caminho “Inquirir” para iniciar uma cena. Em determinado ponto do diálogo, será apresentada uma opção que permite aos jogadores adiantar o processo mediante o pagamento de 80.000 folhas. Esta alternativa, à primeira vista, pode parecer um atalho conveniente, lembrando inclusive a necessidade de desembolsar dinheiro em “Octopath Traveler 2” para fins similares.
Contudo, a recomendação é optar por uma rota alternativa: recrutar um especialista que consertará o barco de Marjim sem custo algum. Para isso, os jogadores devem se dirigir à cidade de Emberglow e localizar um personagem conhecido como “Artesão Naval Habilidoso”. Ele pode ser encontrado não muito longe da entrada da cidade, subindo um lance de escadas. Uma vez localizado, basta recrutá-lo. Embora as checagens de status em “Octopath Traveler 0” possam ocasionalmente apresentar baixas probabilidades, exigindo o aumento dos níveis de Riqueza, Poder ou Fama, a experiência geral sugere que esta checagem de habilidade específica costuma ser mais acessível.
Após garantir a colaboração do Artesão Naval Habilidoso, o próximo passo é retornar a Marjim, em Rippletide. Uma nova cena será desencadeada. É provável que seja necessário utilizar a Ação de Caminho “Inquirir” em Marjim novamente para progredir, embora a certeza sobre essa etapa não seja absoluta. Em seguida, os jogadores devem conversar com um NPC (personagem não jogável) marcado, que estará nas proximidades dos docas.
Reencontro e a Conquista da Rainha Orsa
Com o rumo da missão agora traçado, a jornada segue para Cragspear. Nesta cidade, perto do que pode ser considerado o “topo” da localidade, os jogadores encontrarão Chiara, o amor perdido de Marjim. Ao contratá-la, mais uma cena se desenrolará, culminando em um desfecho narrativo satisfatório. Após a conclusão de todos os eventos, ambos os personagens, Marjim e Chiara, poderão ser convidados a Wishvale, adicionando-os à crescente lista de residentes e aliados.
No entanto, o verdadeiro prêmio desta missão é o navio. A Rainha Orsa agora pertence ao jogador, livre para ser utilizada conforme o desejo de exploração. Com a embarcação à disposição, é possível começar a desbravar, no mínimo, a Middlesea. Esta região aquática abriga uma abundância de tesouros, que podem ser encontrados tanto em pequenas ondas quanto dentro de baús flutuantes.
Além dos tesouros, a Middlesea também é pontilhada por diversas ilhas. Eventualmente, será necessário visitar todas elas para completar outras missões, especialmente para aqueles que almejam a totalidade de “Octopath Traveler 0”. Assim, mapeá-las agora pode economizar tempo precioso. E para os aventureiros mais audaciosos, ou aqueles que já possuem um nível de poder considerável, a Outersea aguarda além da Middlesea, prometendo desvendar o restante das partes aquáticas de Orsterra sempre que estiverem prontos para a aventura.





