Uma aguardada série animada baseada no aclamado RPG Final Fantasy IX teve seu futuro incerto após o fechamento do estúdio que a estava desenvolvendo. No entanto, o projeto parece ter encontrado um novo lar e já mira uma data de lançamento, reacendendo as esperanças dos fãs do clássico da Square Enix. (via: thegamer)
Des nouvelles de la série animée Final Fantasy IX dans le dernier numéro d’Écran Total ! Le projet est donc toujours en vie malgré la fin de Cybergroup (c’est désormais chez Euro Visual), et les informations correspondent au leak de mars dernier.
— Gershwin Impact (@ensis.bsky.social) 2025-12-22T10:56:34.248Z
Inicialmente, a série estava em desenvolvimento pelo Cyber Group Studios. Contudo, com o encerramento das atividades do estúdio no início deste ano, o projeto foi deixado sem um rumo definido. Agora, segundo informações divulgadas pela revista francesa Écran Total e replicadas pelo site especializado RPG Site, a produção foi assumida pela Euro Visual e tem como objetivo chegar às telas em 2028.
A descrição da trama, que já circulava e agora é reforçada com a nova informação, revela um enredo que promete explorar aspectos familiares e dramáticos do universo de Final Fantasy IX. A história seguirá “Mel, Kolm, Luciola, Théa, Fala e Doc, filhos do herói Bibi, os últimos magos negros dos quatro continentes”. No início da narrativa, esses personagens “vivem felizes na cidade de Alexandria, guardados por seus habitantes bastante amigáveis, embora às vezes muito curiosos”. Contudo, essa existência pacífica não durará muito. A trama se aprofunda quando “um dia, Kolm descobre Mel, congelada como uma estátua, na estalagem onde ele trabalha. Poderia ser o trágico legado de seu pai os alcançando?”.
Essa sinopse coincide com um vazamento de informações de 2022, conhecido como “Black Mage Legacy”, que já apontava para uma série com essa premissa. A produção está planejada para ser composta por treze episódios, cada um com duração de 22 minutos, e terá como público-alvo crianças e pré-adolescentes na faixa etária de 6 a 13 anos.
A notícia sobre a série animada inevitavelmente levanta discussões sobre um possível remake do jogo Final Fantasy IX, um projeto que foi vazado pela primeira vez na infame quebra de dados da Nvidia GeForce Now. Alguns fãs e especuladores levantaram a hipótese de que o remake teria sido adiado para coincidir com o lançamento da animação. No entanto, essa possibilidade é considerada extremamente improvável por especialistas da indústria.
O desenvolvimento de jogos é um processo notoriamente longo e complexo, repleto de desafios inerentes, sem a necessidade de cumprir prazos arbitrários como aniversários de franquias ou eventos multimídia. Além disso, o envolvimento da Square Enix na produção da série animada parece ser bastante limitado, sugerindo que as duas produções operam com pouca interdependência. A série, vale ressaltar, recebeu sua aprovação e foi “luz verde” em 2021. Desde então, os planos da Square Enix podem ter mudado, um cenário que alguns especulam ter ocorrido também com o aumento repentino de produtos e mercadorias baseadas em Final Fantasy IX no mercado.
De fato, o burburinho atual entre leakers e informantes da indústria aponta em outra direção para o remake do jogo: a informação mais recente é que o projeto estaria “congelado” ou, em um cenário menos otimista, até mesmo cancelado. Esta perspectiva contrasta diretamente com a expectativa de um lançamento coordenado com a série animada, reforçando a natureza independente de ambos os projetos.
Para aqueles que desejam revisitar ou experimentar pela primeira vez a história original de Final Fantasy IX, o jogo está amplamente disponível em plataformas modernas. É possível desfrutá-lo em PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S, graças à retrocompatibilidade. Além disso, o título clássico pode ser acessado em dispositivos móveis, oferecendo múltiplas opções para mergulhar neste aclamado RPG. Para muitos jogadores, incluindo aqueles que o descobriram mais recentemente, a experiência de jogo se mantém notavelmente relevante e envolvente, atestando a qualidade atemporal da obra.



