Desfecho de Hades 2 divide opiniões e revolta jogadores

Desfecho de Hades 2 divide opiniões e revolta jogadores

O popular jogo de ação roguelike “Hades 2”, sequência do aclamado título de 2020 da Supergiant Games, tem gerado discussões acaloradas entre sua base de jogadores após a adição de seu final verdadeiro. Lançado em acesso antecipado desde maio de 2024, o título recebeu a versão 1.0, que inclui o desfecho da narrativa, em 25 de setembro. Este marco, no entanto, veio acompanhado de reações mistas, especialmente de uma parcela dos fãs que acompanham o jogo desde o início. (via: gamerant)

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Atenção: o texto a seguir contém spoilers sobre o final de Hades 2.

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Três dias após o lançamento da versão 1.0, alguns jogadores que se dedicaram ao título desde o acesso antecipado já conseguiram desbloquear o final verdadeiro de “Hades 2”. Contudo, uma parte expressiva desses fãs manifestou insatisfação com a forma como a história se encerra. Um exemplo notável é o usuário Shonkshonkshonk, do Reddit, que publicou um extenso ensaio (inicialmente notado pelo portal TheGamer), argumentando que o jogo culmina de maneira anticlimática. Segundo Shonkshonkshonk, o arco de redenção de Chronos, um dos personagens centrais, acontece de forma tão acelerada que mal pode ser considerado um desenvolvimento significativo.

Em outra publicação na mesma plataforma, o usuário Smokeysteak1150 expressou sentir-se “ofendido” pelo desfecho de “Hades 2”. Sua principal crítica reside na dificuldade de compreender por que um deus grego se importaria em se ver como um avô, um elemento que é apresentado como o catalisador para sua redenção quase instantânea. Queixas similares foram ecoadas por Lilwizerd, também no Reddit, que manifestou decepção com o fato de o final verdadeiro da trama ser concluído com a decisão de Melinoë, a protagonista, de poupar Chronos após o que foi descrito como “uma conversa de 3 minutos”. Para Lilwizerd, essa resolução é profundamente insatisfatória.

Dezenas de reclamações semelhantes surgiram online ao longo do último fim de semana de setembro. Algumas delas também criticam a explicação para o ciclo pós-jogo, que, para esses jogadores, soa sem sentido. A insatisfação, no entanto, parece vir de uma minoria vocal de pessoas. “Hades 2” já é estimado em ter vendido dois milhões de cópias somente na plataforma Steam, o que sugere que as críticas, embora presentes, não representam a totalidade da base de jogadores. Além disso, uma minoria dos jogadores de “Hades 2” havia alcançado o final verdadeiro até 28 de setembro, pelo menos na versão para PC. Dados da Steam indicam que apenas 0,1% das pessoas que iniciaram o jogo desbloquearam a conquista “Golden Age”, que é concedida por alcançar o epílogo da história.

A Supergiant Games, desenvolvedora de “Hades 2”, historicamente não realizou grandes atualizações de conteúdo narrativo após a saída de seus jogos do acesso antecipado. O “Hades” original, por exemplo, não recebeu novas adições significativas à história depois de deixar o acesso antecipado em setembro de 2020. Todas as suas atualizações subsequentes foram focadas em correções de bugs e ajustes de balanceamento. Com o seu sucessor agora fora do acesso antecipado, um nível de suporte semelhante é esperado, tornando improvável que haja grandes mudanças na trama que possam recontextualizar os eventos do jogo ou abordar as reclamações dos fãs sobre o final. A expectativa é de que o foco da desenvolvedora se mantenha em aprimoramentos técnicos e de jogabilidade, e não em revisões narrativas substanciais.

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