Desvende os segredos para vencer Sylux em Metroid Prime 4 Beyond

Desvende os segredos para vencer Sylux em Metroid Prime 4 Beyond

O aguardado Metroid Prime 4: Beyond finalmente chegou, prometendo aos jogadores uma vasta experiência repleta de inimigos a serem combatidos, itens colecionáveis a serem descobertos e enigmas a serem desvendados. Ao longo da jornada, após coletar todas as Chaves do Teletransportador, os jogadores chegarão ao topo da Torre Chrono, onde o confronto final os aguarda. Ali, Sylux, o último chefe, representa um desafio formidável, distanciando-se dos robôs enfrentados durante a campanha com uma barra de vida robusta e um repertório de ataques inéditos e altamente danosos. A batalha contra Sylux se desenrola em três fases distintas, cada uma exigindo estratégias específicas para garantir a vitória e a conclusão da campanha de Metroid Prime 4: Beyond. (via: thegamer)

A player beating Sylux the final boss in Metroid Prime 4: Beyond.

Fase Um

A player beating Sylux the final boss in Metroid Prime 4: Beyond.

A primeira etapa do combate demonstra a seriedade do desafio. Sylux inicia a batalha imune a todos os ataques, enquanto três nano-braços emergirão de seu corpo. O dano só pode ser infligido nas extremidades verdes brilhantes desses braços, o que exige mira livre de Samus. Durante esta porção, Sylux utiliza um ataque principal que consiste em agitar os volumosos nano-braços na tentativa de atingir a protagonista. Um elemento crucial desta fase é a necessidade de priorizar o resgate dos aliados caídos antes que Sylux cause dano letal a eles, pois a derrota de seus companheiros resultará no fim da luta. Em certas ocasiões, salvar os aliados pode ser mais importante do que manter a própria vida.

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Felizmente, os braços individualmente não requerem muito dano para serem destruídos. Uma vez que a ponta de um nano-braço é “estourada”, Samus deve aproximar-se rapidamente e usar o Laço Psíquico para arrancá-lo. Este ato irritará Sylux, que perseguirá Samus pela arena na tentativa de colidir com ela. O processo deve ser repetido mais duas vezes até que todos os três braços tenham sido arrancados de seu corpo. Sylux ficará então desprotegido, oferecendo uma breve janela para atacá-lo com Mísseis. Após sustentar algum dano, os nano-braços reaparecerão em sua forma de dragão, tornando-se altamente voláteis. Nesta nova configuração, o dano só pode ser causado atingindo as grandes cabeças metálicas. Os ataques nesta forma incluem lançar uma barragem de três bolas de fogo por vez em arco e disparar feixes de fogo angulados ao redor de seu corpo. A maioria desses ataques pode ser evitada mantendo distância de Sylux e permitindo que os aliados atraiam sua atenção durante a luta. É importante notar que as bolas de fogo deixarão pequenas poças temporárias de lava no chão, portanto, Samus deve mover-se para outra parte da arena após a conclusão deste ataque.

A player beating Sylux the final boss in Metroid Prime 4: Beyond.

É fundamental observar quando uma cabeça começa a brilhar em azul, pois isso indica uma investida iminente para agarrar Samus, o que causa uma grande quantidade de dano; esteja pronta para desviar.

A player beating Sylux the final boss in Metroid Prime 4: Beyond.

Depois que a variante dragão dos nano-braços sofrer dano suficiente, eles reverterão à sua forma original, e Sylux desenvolverá um braço adicional, totalizando quatro. Sylux introduzirá então um novo ataque no qual ele golpeia o chão com todos os quatro braços e gira pelo cenário; este movimento pode ser facilmente evitado com um salto duplo. Samus deve focar mais uma vez em destruir e arrancar cada braço para abrir outra janela de dano, permitindo reduzir a vida de Sylux. Concluído isso, ele gerará novas versões de gelo de seus nano-braços, que introduzem dois novos movimentos: lançar uma barragem de pingentes de gelo que pode congelar Samus se ela for atingida (evitável com desvios contínuos em uma direção pela arena) e um movimento que atrai Samus para perto a fim de golpeá-la com o nano-braço (pode ser contrariado segurando o analógico esquerdo para trás no momento em que ele começa a puxá-la). O Super Disparo de Fogo é particularmente eficaz quando Sylux tenta atrair Samus, pois sua espiral ampla atinge múltiplos nano-braços durante este ataque.

A player beating Sylux the final boss in Metroid Prime 4: Beyond.

Ao sofrer dano suficiente ou após um determinado tempo, seus braços reverterão ao estado original, no qual Samus repetirá o ciclo de destruição, arranque e ataque a Sylux enquanto ele estiver vulnerável. Ele introduzirá um novo movimento nesta seção, que o vê girar pelo cenário como um pião; Samus deve usar a Morph Ball para escapar rapidamente enquanto ele a persegue.

A player beating Sylux the final boss in Metroid Prime 4: Beyond.

Após Sylux perder cerca de 20% de sua vida total, ele introduzirá uma variante elétrica de seus nano-braços. Os ataques desta variante são orbes elétricos saltitantes, facilmente evitáveis, e golpes no chão com raios. Se ele realizar este ataque, Samus deve procurar os círculos roxos no chão e correr para as áreas onde eles não existem; a Boost Ball, em particular, é ideal para se mover rapidamente nesses momentos. Infelizmente, os aliados têm dificuldade em desviar dos ataques desta variante, então o foco de Samus deve ser em mantê-los vivos, em vez de causar dano aos braços. Na maioria das vezes, será necessário aguardar esta etapa para garantir que a equipe não seja abatida quando os nano-braços de Sylux reverterem ao seu estado normal. Samus deve manter esta estratégia até Sylux perder dano suficiente para acionar uma cena e avançar para a próxima fase.

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Fase Dois

Após Sylux sofrer cerca de 40% de seu dano total, ele abrirá um buraco de minhoca e arremessará Samus para dentro dele. A boa notícia é que Samus não precisará mais se preocupar com a proteção dos soldados. Esta seção é simples, embora peculiar. Essencialmente, é um combate sobre trilhos, onde Samus só poderá mover-se para cima, baixo, esquerda e direita. Nesta fase, o objetivo é atirar em Sylux enquanto ambos caem, prestando atenção quando ele invocar lâminas de energia das paredes; Samus terá tempo suficiente para desviar se apontar o analógico esquerdo na direção oposta. Além disso, Sylux atacará com disparos de blaster e um chicote psíquico, ambos evitáveis movendo-se para o lado oposto ao lançamento do golpe.

A única particularidade do arsenal de Sylux nesta fase é um par de lâminas giratórias que não podem ser evitadas de maneira convencional. Para impedir o dano, Samus deve guiar um Raio de Controle através das lâminas giratórias e atingir Sylux nas costas para atordoá-lo e interromper o movimento. Atirar em Sylux nesta fase gerará uma quantidade considerável de itens de recuperação de vida, tornando-se um bom momento para se recuperar de qualquer dano sofrido na Fase Um. Samus deve continuar bombardeando Sylux até ele atingir cerca de 50% de vida restante para impulsioná-lo para a fase final.

Fase Três

A terceira fase se desenrolará de maneira semelhante aos dois confrontos anteriores com Sylux durante o jogo. Ele estará vulnerável a ataques em tempo integral, mas lançará uma variedade de movimentos ao longo desta etapa. A chave para a vitória é compreender seu conjunto de movimentos e saber o momento certo para contra-atacar.

Seus principais ataques são:

O Golpe de Energia faz com que Sylux atinja o solo, liberando uma onda de choque massiva em todas as direções, que pode ser evitada com um salto duplo.

O Raio de Energia consiste em um feixe sólido lançado na altura do tronco, cobrindo 180 graus à sua frente; Samus pode se esquivar adotando a forma Morph Ball. Mais adiante na fase, ele adicionará feixes na altura dos pés, que exigem um salto para serem transpostos.

Na Investida de Energia, Sylux avança, liberando uma onda frontal; Samus deve usar a forma Morph Ball para rolar por baixo e desviar.

A Onda de Energia é disparada ao arrastar a arma pelo chão, gerando uma pequena onda vertical; um avanço rápido para a esquerda ou direita é suficiente para desviar.

Para o Agarrão, Sylux se posiciona no centro do mapa e carrega seu canhão, liberando um chicote de energia que se prende a Samus ao atingir a carga máxima. A forma Morph Ball, com uso contínuo da Boost Ball nas bordas da arena, é a estratégia para evitá-lo.

A Absorção de Raios envolve Sylux se teletransportando e absorvendo todos os ataques em uma estrutura que se assemelha a um olho gigante. Para interromper, Samus deve ativar seu visor e disparar um Raio de Controle carregado diretamente no corpo de Sylux, sendo crucial guiar o tiro para a sua figura, não apenas para o local de formação do ataque.

No Roubo de Morph Ball, Sylux se transforma em Morph Ball e colide com Samus, subtraindo um Tanque de Energia. Samus pode recuperá-lo colidindo de volta com ele usando a Boost Ball.

Quando em modo Morph Ball, Sylux pode criar Barreiras Elétricas que exigem que Samus role cuidadosamente para desviar.

Quando a luta começa, Samus deve mudar para seu elemento de preferência e começar a atirar em Sylux enquanto ele se move pela arena. Ele geralmente se aterá a uma combinação do Raio de Energia, Investida, Golpe e Onda durante a primeira parte desta batalha. Todos são relativamente fáceis de evitar, desde que Samus mantenha distância dele. Garantir que não esteja próxima dará tempo suficiente para desviar de seus ataques, pois eles geralmente têm longos preparativos, o que pode indicar como esquivar-se. O foco deve ser em castigá-lo com Mísseis ou disparos elementais até que ele adote sua forma Morph Ball.

Quando isso acontece, Sylux começará a carregar seu próprio impulso e se lançará contra Samus. Se ele acertar, Sylux irá atordoá-la e retirar um Tanque de Energia de seu corpo. Ele então o roubará e rolará pela arena. Samus deve usar sua Boost Ball para alcançá-lo e colidir com ele. Isso fará com que ele libere o Tanque de Energia e dará tempo suficiente para Samus depositar algumas bombas perto de seu corpo. Uma vez recuperado de seu atordoamento, ele geralmente voltará à sua forma humana. Samus deve alternar de volta com ele e retomar a estratégia de desviar de seus ataques enquanto drena sua barra de vida.

Eventualmente, Sylux se teletransportará para fora da arena e retornará com seu canhão apontado para o céu. Se Samus avistar a energia em formato de olho se formando acima dele, deve mudar para seu visor e disparar um Raio de Controle carregado contra ele. Este é o único movimento que não será absorvido por seu ataque. Apenas lembre-se, Samus precisa guiar o tiro diretamente em Sylux, não apenas onde ele está formando o ataque. O restante da luta não mudará drasticamente, pois Sylux se aterá aos movimentos listados acima e apenas aumentará a frequência de seus ataques de uma vez. Isso o torna, de fato, bastante fácil de lidar, já que ele não introduzirá truques significativos ou novos movimentos conforme sua vida diminui. Uma vez que Sylux é derrotado, uma cena final será reproduzida, marcando o grandioso encerramento de Metroid Prime 4: Beyond.

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