Um novo vídeo divulgado recentemente trouxe à tona detalhes inéditos e alegados sobre “Project Ranger”, um título exclusivo do Xbox que, apesar de ter sido cancelado, prometia ser uma experiência de ação e aventura no estilo “Uncharted”. O jogo, desenvolvido pela então Black Tusk Studios – mais tarde renomeada para The Coalition, a casa da franquia Gears of War –, é apontado como o misterioso projeto que fez uma breve e enigmática aparição na conferência de imprensa da Xbox na E3 de 2013, e que nunca mais foi visto desde então. (via: videogameschronicle)
A investigação sobre o destino deste projeto misterioso foi aprofundada em um vídeo do canal DidYouKnowGaming, que revelou as intenções da Microsoft em ter uma resposta direta à popular série “Uncharted” da Sony. De acordo com o pesquisador Liam Robertson, que contribuiu para a apuração, “em resumo, a ideia para este jogo era ‘Uncharted com Espiões'”. Ele detalhou que se tratava de um “jogo de tiro em terceira pessoa repleto de ação, onde o jogador controlaria agentes secretos em missões de espionagem de alta octanagem em várias cidades ao redor do mundo.”
A pré-produção de “Project Ranger”, segundo as informações levantadas, começou no início de 2012. Desde suas fases iniciais, o projeto buscou inspiração direta na aclamada franquia cinematográfica “Missão Impossível”, o que moldou significativamente sua direção artística e narrativa, prometendo sequências de ação repletas de adrenalina e um foco em espionagem complexa. O game contaria com um único protagonista masculino, um espião habilidoso que utilizaria uma variedade de gadgets no estilo James Bond. Esses dispositivos serviriam para distrair inimigos, manipular o cenário e resolver quebra-cabeças ambientais, adicionando uma camada estratégica às sequências de combate e infiltração.
Além da jogabilidade principal, “Project Ranger” também planejava integrar funcionalidades do Kinect, o sensor de movimento da Microsoft. Os jogadores poderiam, por exemplo, alterar o modo de disparo de sua arma principal ou solicitar dicas e informações de seu contato (handler) simplesmente falando com o sensor. Essa interação por voz visava aumentar a imersão e a praticidade, aproveitando uma tecnologia que era um pilar fundamental na estratégia do Xbox One à época.
O teaser exibido na E3 de 2013, que gerou tanta especulação e curiosidade, foi criado utilizando a Unreal Engine e era baseado em uma das missões planejadas para o jogo, ambientada em Xangai. Nessa sequência específica, os jogadores teriam a tarefa de infiltrar um edifício de escritórios que havia sido tomado por terroristas. A demo apresentava uma amostra do ritmo frenético e da ambientação global que “Project Ranger” almejava entregar.
Contudo, o desenvolvimento de “Project Ranger” foi abruptamente interrompido. No final de 2013, uma oportunidade inesperada surgiu para a Microsoft: a aquisição da franquia “Gears of War” da Epic Games. Rapidamente, a Black Tusk Studios foi identificada como um estúdio com o talento e a capacidade ideais para assumir a continuidade e o legado dessa aclamada série de jogos de tiro em terceira pessoa. A transição de foco era vista como uma chance de reviver e revitalizar uma das propriedades intelectuais mais queridas do Xbox.
A decisão de cancelar “Project Ranger” para priorizar o desenvolvimento de um novo “Gears of War” foi oficializada no início de 2014, durante uma reunião com a equipe expandida do estúdio. Pouco tempo depois deste anúncio crucial, a Black Tusk Studios foi oficialmente renomeada para The Coalition, consolidando sua nova identidade e sua missão principal dentro da família Xbox. Essa mudança não apenas selou o destino de “Project Ranger”, mas também redefiniu o futuro do estúdio, que desde então tem se dedicado exclusivamente a expandir e inovar a saga de “Gears of War”.