No dia 22 de dezembro passado, Igor Sarzyński, um dos diretores criativos da CD Projekt Red, utilizou a plataforma de mídia social Bluesky para abordar uma persistente teoria dos fãs de Cyberpunk 2077. Em uma série de postagens concisas, Sarzyński desmentiu a crença de que os elevadores no aclamado RPG seriam, na verdade, telas de carregamento habilmente disfarçadas, colocando um ponto final em uma discussão que perdurava há anos na comunidade de jogadores. (via: gamerant)
mini rant: no, elevators in cyberpunk are not ‘cleverly concealed loading screens’. you really think you can traverse whole city and enter a huge complex interior with no loading screens but we need to do elevator tricks to load a penthouse?
— igor.sarzynski (@srznsk.bsky.social) 2025-12-22T08:50:24.955Z
Sarzyński, cuja trajetória na CD Projekt Red é notável, iniciou sua jornada em setembro de 2011 como testador de garantia de qualidade (QA tester). Ao longo dos anos, ascendeu gradualmente dentro da empresa, assumindo a posição de designer cinematográfico em 2012, designer cinematográfico sênior em 2015, líder cinematográfico em 2017 e, finalmente, diretor cinematográfico em 2020. Em janeiro de 2024, ele foi oficialmente promovido a um dos diretores criativos do estúdio, após ter dirigido a narrativa da expansão Cyberpunk 2077: Phantom Liberty. Em sua nova função, Sarzyński será uma voz influente no desenvolvimento da vindoura sequência de Cyberpunk 2077.
A teoria sobre os elevadores do jogo, que os apontava como telas de carregamento ocultas, remonta a um período anterior ao lançamento de Cyberpunk 2077. Em setembro de 2020, uma publicação no Reddit sugeria que as sequências de elevador no jogo levariam mais tempo para carregar em discos rígidos (HDD) do que em unidades de estado sólido (SSD), levantando a hipótese de que seriam mecanismos para mascarar o tempo de carregamento. Embora diversos desenvolvedores da CD Projekt Red tenham tentado desmistificar essa teoria ao longo dos últimos cinco anos, ela invariavelmente ressurgia online meses depois, alimentada pela curiosidade e especulação dos jogadores.
Em sua postagem no Bluesky, Sarzyński explicou a razão da profusão de elevadores em Cyberpunk 2077, afirmando que eles existem em Night City simplesmente porque “faz sentido” dentro do universo do jogo. Ele concluiu sua declaração com veemência: “poderíamos torná-lo transparente se quiséssemos. esta engine é um milagre. não aceitarei calúnias.” Essa última frase provocou um usuário do Bluesky a questionar: “Por que você a descartou em favor da Unreal 5, então?”, referindo-se à decisão da CD Projekt Red de abandonar sua própria engine interna, a REDengine, em favor da Unreal Engine 5 para projetos futuros, como The Witcher 4 e a sequência de Cyberpunk 2077.
Sarzyński respondeu ao usuário com a afirmação de que “queremos fazer jogos, não engines”, ecoando comentários anteriores do estúdio sobre a mudança para a Unreal Engine 5. Em novembro de 2024, Charles Tremblay, vice-presidente de tecnologia da CD Projekt Red, havia declarado que a transição visava otimizar os processos de desenvolvimento de múltiplos projetos simultaneamente, indicando uma estratégia para aumentar a eficiência e a capacidade de produção.
Atualmente, a CD Projekt Red tem um total de sete jogos em desenvolvimento, um volume considerável para um estúdio de seu porte. Desses, cinco são baseados na aclamada franquia The Witcher. The Witcher 4, oficialmente revelado no The Game Awards 2024, é o projeto que deverá ser lançado primeiro pelo estúdio, e a empresa já indicou que será seguido por mais dois jogos da saga. Em uma chamada de resultados financeiros em novembro de 2025, a CD Projekt Red reforçou seu plano de entregar esta nova trilogia de The Witcher em um período de seis anos, demonstrando um compromisso de longo prazo com a saga.
Os dois outros jogos de The Witcher em desenvolvimento são The Witcher Remake, uma recriação do primeiro título da série, que está sendo desenvolvido pela Fool’s Theory e tem estado em um período de silêncio nas notícias nos últimos anos, e Project Sirius, um spin-off da franquia. Este último teve um ciclo de desenvolvimento mais público, tendo sido reiniciado em 2023, e a desenvolvedora The Molasses Flood foi incorporada pela CD Projekt Red no início deste ano para dar continuidade ao projeto. Além dos títulos de The Witcher, o estúdio também está trabalhando em Project Orion, a aguardada sequência de Cyberpunk 2077, e Project Hadar, um jogo baseado em uma Propriedade Intelectual (IP) completamente nova e original. Apesar da vasta lista de projetos, a CD Projekt Red ainda não confirmou datas oficiais de lançamento para nenhum de seus jogos em desenvolvimento.



