A Bethesda Game Studios ofereceu uma atualização sobre o aguardado The Elder Scrolls 6. Liderados por Todd Howard, diretor e produtor executivo do título, os desenvolvedores detalharam o progresso do jogo, mas mantiveram o silêncio quanto a uma possível data de lançamento. A comunidade de fãs, que já aguarda há anos, continua sem uma previsão concreta para o novo capítulo da aclamada série de RPG. (via: ign)
O anúncio de The Elder Scrolls 6 completou seis anos em junho do ano passado, uma marca que o próprio Todd Howard reconheceu como uma espera prolongada. Apesar da longa expectativa, a Bethesda tem fornecido marcos importantes no desenvolvimento: o jogo entrou em “desenvolvimento inicial” em agosto de 2023, e “versões preliminares” já estavam disponíveis em março de 2024, indicando o progresso do projeto.
Em meio à crescente pressão dos fãs por informações, Howard havia declarado à revista GQ que o lançamento de The Elder Scrolls 6 ainda estava “muito distante”. Naquela ocasião, para celebrar a Fallout 4 Anniversary Edition, ele pediu paciência, expressando o desejo de que os fãs não se sentissem ansiosos.
Em entrevista à Game Informer, Howard e outros desenvolvedores da Bethesda forneceram um panorama mais detalhado. O diretor afirmou que o desenvolvimento de The Elder Scrolls 6 “está progredindo muito bem”, revelando que a “maioria do estúdio está dedicada ao 6”. Ele explicou a metodologia da empresa, destacando o desenvolvimento sobreposto e as longas pré-produções: “É um processo. Todos nós gostaríamos que fosse um pouco mais rápido – ou muito mais rápido – mas é um processo que queremos acertar.”
A busca pela excelência é um sentimento compartilhado por Emil Pagliarulo, diretor de design do estúdio, que defendeu a necessidade de tempo para “acertar” The Elder Scrolls 6. Ele citou os atrasos notórios de GTA 6 como a “coisa mais inteligente que eles poderiam fazer”. Pagliarulo questionou a preferência dos fãs: “Eles querem um jogo que seja lançado antes do tempo e não atenda às suas expectativas? Ou eles querem o peru que fica no forno por tempo suficiente para ser delicioso quando finalmente sai, sabe? É isso que se espera que o público deseje. Então, vamos levar nosso tempo, o tempo que for preciso para que seja ótimo.”
Angela Browder, diretora do estúdio, expressou entusiasmo pelos avanços tecnológicos que prometem para The Elder Scrolls 6 “um conjunto infinito de possibilidades”. Ela descreveu o projeto como “empolgante para desenvolvedores e para quem observa a evolução da indústria”.
Apesar das novidades sobre o processo criativo, o principal desejo dos fãs – uma janela de lançamento – permanece sem resposta. A frustração é palpável, gerando especulações inusitadas. No início deste mês, alguns interpretaram a elevação do nível de fala de um elfo para 27 em um trailer de Skyrim com atores reais como uma possível pista para o ano de lançamento de The Elder Scrolls 6.
A dificuldade em manter a paciência se torna mais compreensível diante do histórico. Em janeiro deste ano, a diferença de tempo desde o anúncio de The Elder Scrolls 6 (10 de junho de 2018) igualou a idade do seu predecessor, Skyrim (lançado em 11 de novembro de 2011), no momento do anúncio de TES6. Na ocasião, Skyrim contava com 2.403 dias. Atualmente, decorreram sete anos e meio desde o anúncio, sem uma data de lançamento definida.
Howard reconheceu, na entrevista à GQ, que o desenvolvimento de The Elder Scrolls 6 tem sido longo. No entanto, ele sugeriu a possibilidade de um lançamento surpresa, ao estilo do “shadowdrop” de The Elder Scrolls 4: Oblivion Remastered, embora sem confirmação. Howard explicou a preferência por “uma pausa” entre os títulos da série, visando um “reset criativo” com projetos como Starfield, admitindo que “The Elder Scrolls está demorando demais”. Ele também revelou que a Bethesda está atualmente realizando testes internos de The Elder Scrolls 6.
O diretor expressou sua preferência por anunciar e lançar jogos de forma mais imediata. “Minha versão perfeita – e não estou dizendo que isso vai acontecer – é que vai demorar um pouco e então, um dia, o jogo simplesmente aparecerá”, explicou. Ele indicou que o lançamento surpresa de Oblivion Remastered serviu como um “teste bem-sucedido”.
Em uma nota de cunho social, foi confirmado no início deste ano que The Elder Scrolls 6 incluirá um personagem projetado em memória de um fã falecido, após uma notável campanha de caridade que arrecadou mais de $85.000 para a organização Make-A-Wish.







