Na última edição do The Game Awards, a Crystal Dynamics surpreendeu o público ao anunciar não apenas um, mas dois novos títulos da icônica franquia Tomb Raider. Um deles, batizado de Tomb Raider Catalyst, promete ser o próximo capítulo nas aventuras de Lara Croft, enquanto o outro, Tomb Raider: Legacy of Atlantis, consiste em um remake do jogo original. Ambos os projetos serão publicados pela Amazon Game Studios, a mesma empresa atualmente envolvida na produção de uma série live-action estrelada por Sophie Turner. A iniciativa reflete um esforço conjunto para transformar Lara Croft em uma superestrela multimídia, com múltiplas produções coordenadas sob o mesmo guarda-chuva. (via: kotaku)
Diante do vasto alcance da Amazon no mercado de entretenimento, fãs e a indústria têm questionado a profundidade do envolvimento da gigante com a série Tomb Raider. Em uma sessão de perguntas e respostas com a imprensa, que contou com a presença do portal Kotaku, Scot Amos, chefe do estúdio Crystal Dynamics, e Will Kerslake, diretor de jogo, forneceram alguns detalhes sobre a parceria. A franquia Tomb Raider já possui um longo histórico de sucesso em outras mídias, com os filmes estrelados por Angelina Jolie sendo exemplos iniciais de adaptações de videogames bem-sucedidas nas bilheterias. Agora, a Amazon e a Crystal Dynamics buscam criar algo interconectado, embora o estúdio não tenha confirmado se Catalyst terá laços diretos com a futura série, cujo lançamento está previsto para 2027.
Amos descreveu a colaboração com os parceiros da Amazon como “tremenda”. Segundo ele, desde o início, a Amazon compreendeu a visão da Crystal Dynamics para uma franquia multiplataforma, abrangendo tanto os projetos de ação ao vivo da série quanto os dois jogos em desenvolvimento. Embora não tenham revelado detalhes sobre a série de televisão no momento, Amos enfatizou a sinergia criativa. Ele comparou a colaboração com os diretores criativos, roteiristas e produtores da Amazon a “falar com um espelho”, destacando o trabalho conjunto para pavimentar o futuro da série como uma franquia multimídia. Equipes de ambos os lados se reúnem diariamente, e a Amazon realiza visitas presenciais para acompanhar os marcos de desenvolvimento. Will Kerslake, por sua vez, complementou que, como membro da equipe de desenvolvimento, é gratificante ter parceiros focados na qualidade do jogo, que confiam na equipe para encontrar soluções para os desafios.
O lançamento de Tomb Raider Catalyst em 2027 marcará um intervalo de nove anos desde o último título principal da franquia. Shadow of the Tomb Raider, lançado em 2018, recebeu avaliações positivas, embora não excepcionais, e vendeu mais de 8,9 milhões de cópias. Desde então, a Crystal Dynamics tem se concentrado em relançamentos de jogos antigos da série. Tomb Raider: Legacy of Atlantis, o remake do jogo original, chegará ao mercado antes de Catalyst. Vale ressaltar que esta não é a primeira vez que o primeiro título é refeito; Tomb Raider: Anniversary já havia trazido a aventura original para um público moderno em 2007. Questionado se a demora no lançamento de Catalyst se devia ao desvio de recursos para o remake, Amos negou veementemente, afirmando que o remake foi planejado para o 30º aniversário da franquia no próximo ano e está sendo desenvolvido por uma equipe diferente da de Catalyst. A Flying Wild Hog, conhecida pelo jogo Shadow Warrior, é a responsável por Legacy of Atlantis, mas Amos ressaltou que a equipe permanece conectada à Crystal Dynamics e à equipe mais ampla de desenvolvimento de Tomb Raider.
Amos explicou que a parceria foi viabilizada pela Fellowship Entertainment, uma subsidiária do Embracer Group, um dos muitos braços da empresa que detém um vasto portfólio de propriedades intelectuais como Tomb Raider e O Senhor dos Anéis. Segundo o chefe do estúdio, essa colaboração permitiu que ambas as equipes dedicassem integralmente seu tempo aos respectivos jogos em desenvolvimento paralelo, sem que houvesse desvio de recursos de um projeto para outro.
Após anos de jogos Tomb Raider explorando as origens de sobrevivência de Lara, Catalyst finalmente avançará a linha do tempo da personagem. O estúdio garantiu que o jogo foi projetado para que novos jogadores possam embarcar na aventura “sem precisar de lição de casa”. A atriz Alix Wilton Regan, conhecida por trabalhos em Dragon Age e Assassin’s Creed, assume a voz da caçadora de tesouros. A Crystal Dynamics descreve o jogo como uma nova era para Lara e para a série, sugerindo que a nova voz pode ser um sinal dessa transição. No entanto, o estúdio esclareceu que não se trata de um novo reboot ou de uma linha do tempo diferente, mas sim da mesma Lara Croft que os fãs conhecem e amam há décadas, apenas em um “período diferente” de sua vida. Sendo assim, pode ser uma boa oportunidade revisitar o jogo original e suas raízes de ação-aventura antes de acompanhar o avanço de Lara após uma década de prequels focados em sua sobrevivência.
Nos últimos anos, a Crystal Dynamics enfrentou turbulências, incluindo a venda pela Square Enix ao Embracer Group e recentes demissões de funcionários no mês passado. Embora seja lamentável que muitos dos afetados não estejam presentes para ver Catalyst concluído, a expectativa é que o resultado final do jogo, com lançamento previsto para 2027, consiga superar as dificuldades internas enfrentadas pelo estúdio.



