O futuro do jogo Fairgame$, o título de serviço online da PlayStation desenvolvido pela Haven Studios, voltou a ser questionado após a saída de seu diretor criativo, Daniel Drapeau. Drapeau confirmou em publicação no LinkedIn que deixou a Haven Studios para se juntar à Warner Bros. Games Montreal. Esta é a segunda saída de alto perfil no estúdio este ano, após a saída da fundadora Jade Raymond em maio, algumas semanas depois de um teste externo do jogo ter recebido, segundo relatos, uma resposta morna.
“A partir desta semana, me juntei à WB Games Montreal Inc. como diretor criativo”, anunciou Drapeau em sua postagem. “Mal posso esperar para começar essa maravilhosa aventura com todas as pessoas incríveis aqui no estúdio. Também quero agradecer particularmente a Yves Lachance, Logan A. Lesage e Bryan Theberge por sua confiança e apoio ao longo do processo. Agora, vamos lá!”
A notícia sucede um período conturbado no desenvolvimento do jogo e especulações incorretas na indústria sobre seu futuro. No mês passado, o analista Michael Pachter afirmou erroneamente que o jogo havia sido cancelado, mas depois foi obrigado a retratar sua declaração, admitindo que “não tinha nenhuma informação sobre o jogo”.
Nem a Haven nem a Sony se pronunciaram publicamente sobre a saída de Drapeau. Independentemente disso, a notícia dificilmente restaurará a confiança nas ambições de serviço online da PlayStation, que enfrentam dificuldades. A Sony anunciou em fevereiro de 2022 planos para lançar mais de 10 jogos de serviço online até março de 2026, afirmando posteriormente que o esforço traria jogos de diferentes gêneros para diferentes públicos. A empresa investiu pesadamente na aquisição de estúdios como parte dessa iniciativa, incluindo a Bungie (desenvolvedora de Destiny), a Firewalk Studios (agora fechada) e a Haven Studios.
Vale lembrar que a Firewalk Studios era a responsável por Concord, um dos maiores desastres da história da PlayStation. Poucas semanas após seu lançamento, com números de jogadores extremamente baixos, a Sony decidiu cancelar o jogo e, pouco depois, encerrar o estúdio de desenvolvimento.
O fracasso de Concord ocorreu depois que a Sony já havia cancelado o jogo multiplayer de The Last of Us da Naughty Dog. No início deste ano, a Sony também teria cancelado dois jogos de serviço online não anunciados: um título de God of War em desenvolvimento na Bluepoint e outro em desenvolvimento na Bend Studio (desenvolvedora de Days Gone).
Por outro lado, Helldivers 2, da Arrowhead, foi um sucesso estrondoso, tornando-se o jogo da PlayStation Studios de vendas mais rápidas de todos os tempos, com 12 milhões de cópias vendidas em apenas 12 semanas. Fairgame$ é descrito como “um jogo competitivo de assalto moderno em que você se junta a uma equipe para invadir locais exóticos e roubar cargas”. A reviravolta é que você não só precisa superar guardas e sistemas de segurança, mas também precisa competir contra outras equipes. Ainda não há informações sobre sua data de lançamento. A informação sobre a trajetória profissional da jornalista Vikki Blake, que elaborou a matéria original para o IGN, foi incluída na versão original do artigo.



