Naoki Hamaguchi, diretor de Final Fantasy 7 Rebirth, expressou sua posição pessoal de cautela em relação à crescente tendência do uso de inteligência artificial (IA) no desenvolvimento de jogos. Para Hamaguchi, a aplicação de IA em aspectos criativos da produção de games “não é algo que eu realmente poderia levar adiante” neste momento. Ele também manifestou a convicção de que sua equipe pode “fazer melhor do que a IA”, mesmo que a tecnologia “tente se intrometer e participar do lado criativo das coisas”. (via: gamesradar)
As declarações de Hamaguchi surgiram durante uma ampla entrevista concedida ao portal GamesRadar+, na qual o diretor abordou tanto o atual estado da indústria de jogos quanto o andamento do projeto Final Fantasy 7 Remake. Questionado sobre os debates em torno da IA no desenvolvimento de jogos e o eventual uso dessa tecnologia por sua equipe, o diretor compartilhou suas perspectivas.
Inicialmente, Hamaguchi esclareceu que a Square Enix, empresa responsável por Final Fantasy, não possui, até o momento, “políticas ou regras estabelecidas” sobre o uso da IA – nem sobre a necessidade de adotá-la, nem sobre como deveria ser aplicada. Contudo, ao expressar sua própria visão sobre o assunto, ele reiterou que “o uso da IA no lado criativo do desenvolvimento de jogos, certamente neste momento, não é algo que eu realmente poderia levar adiante”.
Um dos pontos de discussão sobre a IA na indústria é sua capacidade de mitigar a parte tediosa do desenvolvimento de jogos, permitindo que os profissionais se concentrem nas tarefas genuinamente criativas. Apenas na semana anterior, Hideo Kojima, renomado criador de jogos, havia afirmado considerar a IA “mais como um amigo”, mas ressaltando que permitiria que ela apenas “lidasse com as tarefas tediosas” do desenvolvimento, a fim de “reduzir custos e tempo”.
Para Hamaguchi, a adoção de uma abordagem mais eficiente no desenvolvimento de jogos é, sem dúvida, um tema importante a ser acompanhado de perto. No entanto, ele considera que este é “um tópico maior do que a IA” por si só. O diretor explicou, por meio de um tradutor, que “a ideia de que a criação de jogos é um negócio muito complicado envolve muitas partes móveis e diferentes aspectos a serem considerados, certamente em termos do lado financeiro, da alocação de pessoal e da gestão de equipes”. Ele adicionou que, “obviamente, precisamos pensar em soluções para essas questões e estar cientes delas”.
Ao concluir suas ponderações, Hamaguchi não descartou a possibilidade de que a IA possa auxiliar os criadores na coleta de recursos e na busca por referências. Contudo, essa seria a extensão máxima da aplicação da tecnologia para sua equipe, ao menos por enquanto. “Gostaria de pensar, como criador e como parte da minha equipe criativa, que por mais que a IA tente se intrometer e participar do lado criativo das coisas, como humanos, como minha equipe, queremos ser criadores bons o suficiente para podermos fazer melhor do que a IA, e definitivamente vamos impulsionar isso. Essa é a abordagem que quero adotar”, afirmou o diretor.
Ainda no contexto da mesma entrevista, Naoki Hamaguchi mencionou que a Square Enix está “considerando ativamente” a possibilidade de lançar um conteúdo para download (DLC) para Final Fantasy 7 Remake Parte 3, ou até mesmo uma nova instalação completa. O diretor indicou que “as coisas estão realmente em aberto” nesse quesito.



