A comunidade de jogadores de Street Fighter 6 manifestou grande insatisfação após a Capcom anunciar que a Capcom Cup e o SFL: World Championships, os maiores torneios do game, seriam eventos com acesso por meio de pay-per-view (PPV). A medida, que remete a uma era anterior dos esports, gerou um debate intenso sobre a estratégia da desenvolvedora. (via: thegamer)
O que tornou a situação ainda mais peculiar foi a revelação do diretor de Street Fighter 6, Takayuki Nakayama. Ele afirmou que a equipe de desenvolvimento não tinha conhecimento da decisão da Capcom de cobrar pelo acesso aos eventos competitivos mais importantes de Street Fighter até que o anúncio fosse publicamente divulgado.
A questão veio à tona quando um usuário, em resposta a uma publicação anterior de Nakayama onde ele discutia a completa separação entre as divisões de esports e desenvolvimento da empresa, perguntou se essa distinção seria a causa da controvérsia em torno da Capcom Cup.
“Pode soar estranho, mas é verdade”, respondeu Nakayama. Ele explicou que “as metas de receita e as tarefas atribuídas diferem fundamentalmente por departamento”. O diretor reforçou que “até a equipe de desenvolvimento foi surpreendida por este anúncio (pelo menos [Shuhei] Matsumoto e eu ficamos chocados no local)”. Nakayama e Matsumoto estavam presentes na Tokyo Game Show quando o comunicado foi emitido, o que certamente não configurou uma boa surpresa para a dupla.
Nakayama demonstrou uma postura bastante transparente ao admitir publicamente que, ao discutir a controvérsia, ele não estava seguindo estritamente a linha oficial da empresa. Ele reconheceu que estava “fazendo algumas jogadas ruins como funcionário”, mas expressou seu pesar pelo ocorrido. Em um sinal da pressão interna, o diretor acrescentou que, “se for repreendido no trabalho, apagarei o comentário acima”. Esta declaração sublinha a gravidade da situação e o impacto que o anúncio teve dentro da própria empresa.
O histórico de Nakayama sobre a independência das áreas de desenvolvimento e esports da Capcom é crucial para entender o contexto. Enquanto a equipe de desenvolvimento se concentra em criar e aprimorar o jogo, a divisão de esports tem como objetivo promover a cena competitiva e, em alguns casos, gerar receita direta. No entanto, a falta de comunicação entre essas esferas sobre uma decisão tão impactante levantou questionamentos sobre a coordenação interna e a priorização dos interesses da comunidade.
Segundo Nakayama, a Capcom está atualmente conduzindo discussões internas sobre a controvérsia do pay-per-view. Embora o modelo de cobrança direta possa, de fato, resultar em um aumento de receita no curto prazo, a decisão gerou preocupações significativas quanto aos efeitos a longo prazo. Especialistas e a própria comunidade temem que a monetização do acesso aos eventos possa prejudicar a visibilidade e a popularidade do esport, afetando negativamente todo o seu ecossistema.
A história dos esports já presenciou modelos semelhantes. Na era de ouro de Starcraft: Brood War e da Ongamenet (OGN), os esports eram comumente uma experiência pay-per-view. No entanto, organizadores e desenvolvedores gradualmente se afastaram desse formato. Para os organizadores, a receita passou a ser gerada por outros meios, como patrocínios e assinaturas opcionais. Para os desenvolvedores, os esports são frequentemente tratados como uma despesa de marketing, uma ferramenta para atrair e reter jogadores para o jogo principal. O acesso facilitado aos torneios funciona como uma vitrine, estimulando o engajamento e a base de jogadores, o que, por sua vez, pode gerar receita através da venda do jogo, itens cosméticos e outras microtransações.
A decisão da Capcom de reverter para o modelo de PPV para seus principais eventos de Street Fighter 6 vai contra essa tendência predominante na indústria de esports moderna. Resta saber como essa saga se desenrolará, mas, neste momento, uma reversão completa da política de pay-per-view parece improvável. A comunidade aguarda o resultado das discussões internas, enquanto o futuro da acessibilidade dos grandes torneios de Street Fighter permanece incerto.




