O diretor de Resident Evil Requiem, Akifumi Nakanishi, forneceu detalhes inéditos sobre a jogabilidade de Leon Kennedy no aguardado título, após a revelação do personagem durante o evento The Game Awards. Em um evento para a imprensa, Nakanishi explicou que as seções de jogo dedicadas a Leon e Grace, a outra protagonista, serão divididas quase igualmente, mas com focos bem distintos. (via: videogameschronicle)

Segundo o diretor, enquanto as partes controladas por Grace se aprofundam no horror clássico, com uma jogabilidade inspirada em Resident Evil 2, as seções de Leon serão marcadas por uma “ação intensa e cheia de adrenalina”, incorporando artes marciais e movimentos de combate corpo a corpo, em uma abordagem que remete a Resident Evil 4.
Nakanishi esclareceu que Resident Evil Requiem possui uma narrativa unificada e contínua. Os jogadores alternarão entre os trechos de Leon e Grace à medida que a trama avança, e haverá até mesmo momentos em que os dois personagens se encontrarão. Essa dinâmica é crucial para a experiência, visto que Grace é descrita como “a maior medrosa da história de Resident Evil”, contrastando fortemente com Leon, um veterano experiente no combate a ameaças biológicas. Observar a interação entre essas personalidades distintas é um dos elementos centrais da diversão, de acordo com o diretor.
Ele reiterou que a divisão da jogabilidade entre Grace e Leon é quase paritária, e a estrutura geral do jogo se assemelha à de Resident Evil Revelations. Nakanishi já havia expressado anteriormente que Leon não se encaixa bem no gênero de horror puro. Por isso, os capítulos do personagem evitam seções de furtividade ou de recuo diante de monstros, focando-se em combates dinâmicos e de alta intensidade. Em contrapartida, as seções de Grace são as responsáveis por entregar o terror e a tensão mais acentuados. A equipe de desenvolvimento enfatizou essa diferença nas experiências dos protagonistas como um pilar fundamental do design do jogo.
A ideia por trás da escolha de dois protagonistas com estilos tão distintos, conforme Nakanishi, foi a de harmonizar dois tipos de tensão. A ação frenética proporcionada por Leon serve como um respiro estratégico do terror vivenciado nas seções de Grace. Como resultado, embora Requiem seja inegavelmente assustador, o diretor acredita que os jogadores também experimentarão uma sensação de euforia e satisfação que os títulos anteriores da franquia Resident Evil não ofereciam.
Nakanishi descreveu a experiência como “quase ter dois jogos com tipos de tensão completamente diferentes misturados”. Ele confessou que, inicialmente, a equipe se preocupou com a possibilidade de os jogadores terem dificuldade em acompanhar as transições. Contudo, agora eles percebem que o contraste cria um ritmo único para o jogo, comparando-o a “mergulhar em uma piscina fria depois de uma sauna quente”. O diretor ressaltou a importância de combinar efetivamente os segmentos mais lentos e os mais rápidos, e a dupla Grace e Leon se mostrou a combinação ideal para atingir esse objetivo. Além disso, Leon terá uma série de novas ações, proporcionando uma forte sensação de empoderamento e libertação em comparação com as sequências de Grace.
No que tange ao design de Leon, que surge no jogo como um homem mais maduro e marcado por suas batalhas, Nakanishi revelou que os designers dedicaram grande esforço para imaginar como o herói estaria em 2026. A equipe buscou refiná-lo para que ele fosse um “ikeoji”, um termo japonês para um homem mais velho, mas que ainda assim é considerado atraente e “descolado”. As reações positivas ao trailer sobre esse aspecto do personagem trouxeram grande satisfação aos desenvolvedores.
O diretor adicionou que um dos principais temas de desenvolvimento foi exatamente a questão: “Como Leon estaria em 2026?” Considerando que ele continua lutando para salvar pessoas, mas o bioterrorismo persiste sem fim, qual seria o seu estado de espírito atual? E o que ele seria capaz de fazer com suas habilidades de combate tão aprimoradas e experientes? Com esses conceitos em mente, a equipe adicionou novos elementos à jogabilidade, mantendo uma base que remete ao estilo de Resident Evil 4.
Resident Evil Requiem está programado para ser lançado em 27 de fevereiro e estará disponível para PlayStation 5, Xbox Series X/S, Nintendo Switch 2 e PC. A equipe de desenvolvimento do jogo concedeu recentemente uma entrevista à VGC, onde discutiu a versão para Switch 2, vazamentos de informações e o futuro da série com possíveis remakes.



