Em “Metroid Prime 4: Beyond”, a lendária caçadora de recompensas intergaláctica Samus Aran enfrenta uma miríade de ameaças que testam seus limites. Desde pequenos insetos e outros caçadores de recompensas até alienígenas mutantes, tudo no universo do jogo parece conspirar para desmembrá-la. Naturalmente, alguns dos adversários mais perigosos que os jogadores encontrarão são os diversos chefes espalhados pelas fases e no centro de atividades desértico, conhecido como Sol Valley. (via: thegamer)
Um desses inimigos notáveis é Varmis, um crustáceo de areia de proporções massivas, cuja derrota é crucial para o progresso na aventura. A caça e o embate contra essa criatura imponente ocorrem a bordo de Vio-o-la, a sofisticada motocicleta sci-fi de Samus. A vitória sobre Varmis é essencial, pois ele engoliu uma parte mecânica vital para o equipamento da heroína.
Para enfrentar Varmis, é imperativo que o jogador permaneça na motocicleta Vio-o-la durante toda a duração da batalha. As armas convencionais de Samus são ineficazes contra este chefe colossal, tornando a máquina o único meio viável de combate.
O confronto inicia quando Varmis persegue Samus até uma vasta arena de areia. Neste ponto, o crustáceo passará a investir diretamente contra a motocicleta, com sua boca aberta, em uma tentativa de abocanhá-la. A estratégia inicial consiste em manobrar Vio-o-la rapidamente para a esquerda ou direita, ganhando velocidade suficiente para que Varmis erre o ataque. Imediatamente após o monstro errar, o jogador deve acionar o gatilho esquerdo para aplicar os freios, permitindo que Samus se posicione rapidamente atrás de Varmis antes que ele escape.
O ponto fraco do chefe está em sua cauda, que só pode ser danificada por meio de uma manobra específica: o Power Slide. Para executá-lo, é necessário pressionar o botão B e mantê-lo pressionado enquanto a motocicleta está em velocidade máxima. Deslizar com Power Slide contra a cauda de Varmis infligirá dano significativo e fará com que a criatura mergulhe novamente na areia.
Um truque valioso durante a luta é utilizar o canhão da Vio-o-la para atirar na cauda de Varmis enquanto o crustáceo está sendo perseguido. Esta ação não apenas desacelerará o chefe, facilitando o alcance, mas também reabastecerá instantaneamente o medidor de impulso da motocicleta. Caso o jogador enfrente dificuldades para acertar a cauda de Varmis com precisão para o Power Slide, concentrar-se em atirar algumas vezes pode atordoar o chefe, concedendo um tempo adicional precioso para mirar antes de executar a manobra de Power Slide.
À medida que a saúde de Varmis diminui, atingindo aproximadamente 50%, seu comportamento em batalha torna-se notavelmente mais agressivo. Nesta fase, o monstro não mais mergulhará na areia após sofrer dano, passará a pular com mais frequência pela arena e investirá contra Samus múltiplas vezes antes de submergir. É importante notar que Varmis não utilizará projéteis; o foco principal do jogador deve ser evitar ser atingido por sua estrutura massiva.
Uma tática útil para escapar dos ataques de Varmis é utilizar seu próprio corpo como rampa. Ao se aproximar pelas laterais, a motocicleta Vio-o-la pode saltar sobre o crustáceo, o que pode ser empregado para desviar de suas investidas.
Para determinar a localização de Varmis quando ele estiver sob a areia, o jogador deve procurar pelo alto gêiser de areia que indica seu ponto de surgimento. Este é um método eficaz para rastrear o chefe. Adicionalmente, o radar da motocicleta, que exibirá um ponto vermelho representando Varmis, é outra ferramenta sólida para monitorar sua posição.
A estratégia deve ser mantida, atirando na cauda do chefe para desacelerá-lo e então colidindo com ela por meio do Power Slide, até que uma cena de corte seja acionada. Nesta cena, Varmis entrará em colapso com a boca aberta, indicando a fase final do combate. Neste momento, o jogador deve descer de Vio-o-la, transformar Samus na Morph Ball e rolar para dentro da garganta do monstro. Ao alcançar a parte mecânica que Varmis engoliu, basta acionar uma Bomba de Energia para finalizar o crustáceo, destruindo-o de dentro para fora. Com a derrota de Varmis, a parte mecânica será recuperada, concluindo essa intensa batalha no deserto de Sol Valley.





