Os vastos mundos de Minecraft, que se estendem por milhões de blocos, demandam métodos de exploração mais eficientes do que simplesmente correr e parar frequentemente para reabastecer a limitada barra de fome. Felizmente, existem diversas opções de transporte disponíveis, e a atualização 1.21.11, conhecida como “Mounts of Mayhem”, ampliou ainda mais essas possibilidades. O transporte em Minecraft se divide em duas categorias principais: criaturas que podem ser montadas e veículos ou itens que podem ser fabricados. A seguir, detalhamos todas as opções, como encontrá-las e suas vantagens e desvantagens, visando uma movimentação eficiente. (via: thegamer)
Entre as montarias terrestres mais comuns em Minecraft, destacam-se cavalos, burros e mulas. Para utilizá-los, é necessário primeiro domá-los. O processo envolve tentar montar a criatura com as mãos vazias; ela inicialmente o derrubará. Repita o procedimento até que corações apareçam, indicando que o animal foi domado. Após domado, é possível anexar uma sela e, geralmente, procriá-los. Dois cavalos geram um cavalo, dois burros geram um burro, e o cruzamento de um cavalo com um burro resulta em uma mula. Mulas, por sua vez, não podem ser reproduzidas. Cavalos e burros selvagens são encontrados naturalmente em biomas de planície e savana, com burros também surgindo em pradarias. Mulas são exclusivamente obtidas por procriação.
As estatísticas de cavalos e burros comuns são determinadas pela média das estatísticas dos pais, com uma variação aleatória, permitindo que a procriação sucessiva leve a animais com melhores atributos. As diferenças entre burros e mulas são principalmente visuais, com as mulas combinando características de ambos os pais, enquanto os cavalos apresentam uma variedade maior de aparências. Todos esses animais exigem um espaço de dois blocos para se mover, podem ser guiados por uma guia e são afetados por poções de velocidade. Para comparação, a velocidade de caminhada padrão de um jogador é de 0.1, equivalente a cerca de 4.3 blocos por segundo.
Em termos de características, a velocidade de um cavalo, burro ou mula varia entre 0.1125 e 0.3375, com uma média de 0.225. A saúde oscila entre 7 e 15 corações, com média de 11.5. A altura do salto varia de 1.25 a 5 blocos, com média de 2.5. Cavalos podem usar armadura de cavalo. O Cavalo Zumbi e o Cavalo Esqueleto possuem velocidade estática de 0.2 e 12 corações de vida. A altura do salto para ambos varia de 1.25 a 5 blocos, com média de 2.5. O Cavalo Zumbi usa armadura de cavalo, mas queima à luz do sol se não estiver blindado, é curado por poções de dano e ferido por poções de cura, e não é afetado por veneno. Já o Cavalo Esqueleto não pode ser procriado ou alimentado, não utiliza armadura, também é curado por poções de dano e ferido por poções de cura, e tem a capacidade de respirar debaixo d’água. Burros e mulas, por outro lado, não podem usar armadura, mas podem ser equipados com um baú, que adiciona 15 espaços de inventário.
Para maior versatilidade, os camelos são uma excelente opção. Esses animais passivos e naturalmente domesticáveis surgem em desertos e vilas de deserto. Basta equipá-los com uma sela para que até dois jogadores possam montá-los. Possuem uma saúde estática de 15 corações. Embora mais lentos que outras montarias, caminhando a uma velocidade similar à do jogador, podem esprintar, dobrando temporariamente sua velocidade. A cada 2.75 segundos, um camelo pode dar um “dash”, impulsionando-se 12 blocos para frente e um bloco para cima. Camelos não saltam, mas podem subir degraus de até 1.5 blocos naturalmente. Sua maior vantagem, além de carregar dois jogadores, é sua altura, que impede a maioria dos mobs hostis corpo a corpo (zumbis, hoglins, vindicators, silverfish, endermites e piglins) de atacar o jogador montado. No entanto, aranhas, lobos, magma cubes e slimes ainda podem alcançá-lo devido às suas habilidades de salto. É importante notar que lhamas não podem ser montadas; elas podem ser equipadas com um baú e um tapete, mas apenas guiadas. Uma lhama na guia fará com que até outras nove lhamas a sigam em fila.
Porcos e Striders operam com mecânicas semelhantes, diferenciando-se pelo ambiente de surgimento: porcos no Overworld e Striders no Nether. Ambos são mobs passivos que podem ser selados e montados. Para guiá-los, é necessário segurar uma vara com cenoura (para porcos) ou uma vara com fungo distorcido (para Striders) à sua frente. Porcos surgem em biomas de Taiga, Badlands, Savana e Selva. Striders são encontrados em qualquer bioma do Nether com áreas de lava e blocos de ar acima. Um porco selado acelera lentamente até 5.20 blocos por segundo, possui 5 corações de vida e pode andar em água com um bloco de profundidade. Sofre dano de queda, mas sem recuo, e todas as variantes de porcos adultos podem ser montadas, inclusive permitindo a passagem por um espaço de um bloco. Striders são mais rápidos na lava, onde cruzam a superfície a até 4 blocos por segundo, sendo mais lentos contra o fluxo. Podem sobreviver no Overworld, mas assumem uma cor roxa e parecem “tristes”; em terra, movem-se a uma velocidade similar à caminhada e atravessam automaticamente lacunas de um bloco ou sobem degraus de um bloco.
A atualização “Chase The Skies” introduziu os Happy Ghasts, versões alegres dos Ghasts que habitam o Overworld. Embora lentos, viajando a cerca de 0.05 blocos por segundo (um pouco mais rápido que caminhar), são incrivelmente úteis. Por serem criaturas voadoras, podem se mover da altura do solo até a altura máxima de construção, contornando obstáculos facilmente. É possível prender um Happy Ghast com uma guia para mantê-lo no lugar e também anexar outros mobs, barcos ou barcos com baú, permitindo o transporte de um grande número de criaturas ou itens por longas distâncias. Para invocar um Happy Ghast, é preciso um ghast seco, encontrado perto de fósseis do Nether em vales de areia de almas. Leve-o ao Overworld e deixe-o na água por 20 minutos para que se transforme em um ghastling, que crescerá e se tornará um Happy Ghast. Bolas de neve podem acelerar o crescimento do ghastling. Para pilotar um Happy Ghast, ele seguirá um jogador que segure um arnês. O arnês é equipado da mesma forma que uma sela, clicando no ghast. Um Happy Ghast com arnês pode ser montado por até quatro pessoas, sendo controlado pelo primeiro a montar. Se qualquer um dos passageiros se levantar, o ghast parará de se mover. Um Happy Ghast sem arnês também parará se você ficar em cima dele, permitindo que seja usado como plataforma.
O Nautilus é um mob aquático neutro que pode ser domado e montado. Ele protege o jogador de afogamento enquanto montado e é imune a veneno. Nautilus são encontrados em pequenos grupos de até três em todos os biomas oceânicos. Eles seguirão qualquer jogador com um peixe ou balde de peixes, mas para domá-los, é necessário alimentá-los especificamente com baiacu. Uma vez domado, uma sela pode ser adicionada para montá-lo, e ele pode ser equipado com armadura de Nautilus, disponível nas mesmas variantes das armaduras regulares e de cavalo. Nautilus possuem sete corações de vida e concedem o efeito “Fôlego do Nautilus”, que pausa a barra de oxigênio do jogador. Eles se movem a 6.5 blocos por segundo e podem dar um “dash”, similar ao camelo. Em terra, movem-se muito mais lentamente e sofrem dano por sufocamento.
Além das criaturas montáveis, Minecraft oferece três tipos de veículos: minecarts, barcos e jangadas. Minecarts são os veículos mais versáteis, mas exigem trilhos para funcionar. Trilhos comuns permitem que um minecart se mova apenas por gravidade, enquanto trilhos energizados são necessários para impulsionar a velocidade em linha reta. A velocidade de um minecart varia conforme o terreno e o número de trilhos energizados. Minecarts regulares são os únicos que transportam jogadores. Outros tipos têm propósitos específicos.
O minecart básico, fabricado com 5 lingotes de ferro em formato de “U”, transporta jogadores ou mobs. O minecart com baú, feito com um baú ao lado de um minecart, transporta até 15 pilhas de itens. O minecart com fornalha, criado com uma fornalha ao lado de um minecart, fornece impulso para outros minecarts. O minecart com funil, feito com um funil ao lado de um minecart, coleta itens caídos de um bloco acima. E o minecart com TNT, fabricado com TNT ao lado de um minecart, explode quando danificado. Devido à necessidade de trilhos e controle limitado, minecarts são mais úteis para viagens curtas e regulares, como subir e descer um túnel de mina ou entre construções.
Barcos e jangadas são úteis para travessias aquáticas e em superfícies geladas. Um barco é fabricado colocando cinco tábuas iguais de qualquer tipo de madeira em formato de “U” na mesa de trabalho. Sua velocidade varia dependendo da superfície: 8.0 blocos/segundo na água, 40 blocos/segundo em gelo (incluindo congelado e compactado), 72.72 blocos/segundo em gelo azul, 2.0 blocos/segundo em terra, 1.81 blocos/segundo em blocos de slime, e 1.053 blocos/segundo em blocos de mel ou areia de almas. Barcos podem transportar uma combinação de dois jogadores, dois mobs, ou um de cada. Ao adicionar um baú a um barco, ele se torna um barco com baú, que pode transportar um jogador ou mob mais 15 espaços de inventário. Barcos não podem ser remados para cima, mas podem ser lançados de penhascos sem que o jogador ou mob dentro sofra dano de queda. Enquanto se está em um barco, a barra de fome não é consumida, tornando-os muito eficientes para atravessar oceanos ou grandes extensões de biomas de gelo. Se um barco for feito de bambu, utilizando a mesma receita, ele se torna uma jangada, que funciona exatamente da mesma forma, mas possui um design sem bordas laterais.










