Epic Games, desenvolvedora do popular jogo de batalha real Fortnite, desativou recentemente um emote controverso conhecido como “Peaceful Hips”. A medida foi tomada após a exibição do sexto episódio da segunda temporada da série de TV “Peacemaker”, que revelou um contexto chocante por trás do gesto virtual, gerando um debate intenso sobre simbolismos ocultos e a responsabilidade das colaborações entre grandes franquias de entretenimento. (via: eurogamer)
Peacemaker’s dance emote from Fortnite has been disabled.
“As we inquire into our partner’s creative intentions in this collab emote. Assuming it’s not coming back, we’ll issue refunds in the next few days.” pic.twitter.com/hwHqOiid1o
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O emote “Peaceful Hips” havia sido introduzido no universo de Fortnite no início deste mês, como parte de um pacote de itens temáticos do personagem Peacemaker. O item digital apresentava o super-herói interpretado por John Cena realizando um movimento característico que envolvia balançar o quadril e manter os braços esticados em ângulos retos de 90 graus. A aparência do emote, inicialmente vista como uma excentricidade do personagem, rapidamente se transformou em motivo de profunda preocupação. A remoção imediata do item foi confirmada pela Epic Games por meio de uma postagem em suas plataformas de redes sociais. “Estamos desativando o Emote Peaceful Hips no Fortnite enquanto investigamos as intenções criativas de nosso parceiro neste emote de colaboração”, dizia o comunicado oficial da empresa. A Epic Games esclareceu ainda que, caso o emote não retorne ao jogo, os jogadores que o adquiriram receberão reembolsos totais nos próximos dias, acompanhados de desculpas pelo inconveniente.
Peacemaker has landed in @Fortnite and he’s serious about PEACE g*ddamnit! Check out his bundle, complete with Peacemaker’s best friend Eagly and a peace-spreading, hip-swaying emote or two 😉 #peacemaker #fortniteshop pic.twitter.com/tUNNsqhtjF
— James Gunn (@JamesGunn) September 14, 2025
A raiz da controvérsia reside diretamente na trama do episódio mais recente de “Peacemaker”, que trouxe uma reviravolta narrativa surpreendente para milhões de espectadores ao redor do mundo. A série revelou que o protagonista tem vivido, sem saber, em uma dimensão alternativa onde a Alemanha Nazista saiu vitoriosa da Segunda Guerra Mundial e, em uma representação visual chocante, as estrelas da bandeira americana foram substituídas por suásticas. Diante dessa revelação perturbadora, o design do emote “Peaceful Hips”, com seus braços rigidamente angulados e a movimentação específica do corpo, foi quase imediatamente interpretado por muitos como uma imitação sutil, mas inegável e profundamente problemática, do odiado símbolo nazista. A constatação gerou um repúdio generalizado, dado o histórico e o peso das simbologias associadas a ideologias totalitárias.
A situação levanta questionamentos pertinentes sobre a comunicação e a coordenação entre as grandes empresas envolvidas neste tipo de colaboração cruzada. A Warner Bros., detentora dos direitos da série “Peacemaker” e parceira na criação do conteúdo para Fortnite, aparentemente concordou com a inclusão do emote no jogo sem, contudo, alertar previamente a Epic Games sobre o verdadeiro e impactante significado oculto do gesto. Uma hipótese largamente considerada para essa aparente falta de comunicação prévia é a preocupação da Warner Bros. em evitar vazamentos de spoilers cruciais sobre o ponto central do enredo da série, buscando preservar a surpresa da reviravolta para a exibição do episódio na semana passada.
James Gunn, renomado escritor e diretor de “Peacemaker”, já havia feito uma publicação sobre a inclusão do personagem no universo de Fortnite no início do mês. Em sua postagem, Gunn convidou os fãs a “conferir seu pacote, completo com o melhor amigo de Peacemaker, Eagly, e um ou dois emotes que espalham a paz e balançam o quadril ;)”. O uso de um emoticon de piscadela no final de sua declaração, que inicialmente poderia ter passado despercebido, agora parece carregado de um significado adicional e sugestivo, indicando um provável conhecimento prévio da implicação mais profunda e controversa do emote, antes mesmo que a revelação chocante ocorresse na série.
A presença de simbologia que remete ao nazismo em um jogo de batalha real tão amplamente acessível e popular como Fortnite, especialmente entre um público jovem e familiar, é algo intolerável e que nenhuma empresa ou comunidade de jogadores deseja tolerar. O incidente serve como um lembrete contundente de que não foram apenas os desenvolvedores do jogo que foram surpreendidos pela reviravolta da trama; os próprios espectadores da série “Peacemaker” também foram “enganados” pela engenhosidade da surpresa narrativa, que só revelou o verdadeiro contexto do emote após sua introdução no jogo. A rápida e decisiva remoção do emote sublinha a extrema sensibilidade em torno de tais temas e a necessidade de uma vigilância constante e rigorosa sobre todo o conteúdo introduzido em plataformas de entretenimento de grande alcance.
Este episódio inesperado gera, naturalmente, incertezas sobre o futuro das colaborações entre a Epic Games e a Warner Bros., parceiras frequentes em conteúdos temáticos dentro de Fortnite. O portal de notícias de games Eurogamer informou ter entrado em contato com a Epic para obter mais esclarecimentos sobre o possível impacto da situação em futuras parcerias e projetos conjuntos. Enquanto a comunidade aguarda por desdobramentos, rumores já indicam que outros personagens icônicos, como Sonic e Shadow, poderão ser introduzidos no universo de Fortnite em breve. A expectativa, diante do recente ocorrido, é que essas futuras adições se mostrem significativamente menos controversas e não carreguem quaisquer conotações ocultas ou problemáticas que possam manchar a experiência dos jogadores.



