Estúdio adia estreia de Exodus, RPG similar a Mass Effect

Estúdio adia estreia de Exodus, RPG similar a Mass Effect

Exodus, o aguardado RPG de ficção científica que tem sido frequentemente comparado à aclamada série Mass Effect, teve sua data de lançamento adiada. Originalmente previsto para 2026, o título da Archetype Entertainment agora é esperado para o início de 2027. O anúncio da nova janela de lançamento foi feito ao final de um trailer inédito de Exodus, exibido durante o evento The Game Awards. O jogo, vale lembrar, contará com a participação do renomado ator de Hollywood Matthew McConaughey em seu primeiro papel em um videogame. (via: eurogamer)

O vídeo apresentado no The Game Awards destacou o personagem principal de Exodus, Jun Aslan, e delineou sua missão primordial: encontrar a nave e a tripulação certas para salvar o mundo. As imagens, que combinam diversas cenas de gameplay, pareceram visualmente aprimoradas em comparação ao trailer de revelação divulgado no ano passado, sugerindo um avanço na qualidade gráfica e na ambientação do universo do jogo.

Detalhes sobre as mecânicas de Exodus foram compartilhados em uma apresentação à imprensa antes do The Game Awards, com um dos pontos mais intrigantes sendo a dilatação temporal. Drew Karpyshyn, diretor de narrativa do jogo e roteirista principal dos dois primeiros títulos da aclamada série Mass Effect, explicou que este conceito é fundamental para a propriedade intelectual do jogo e terá um impacto significativo na experiência dos jogadores.

Conforme elucidado por Karpyshyn, à medida que os jogadores progridem no jogo, eles embarcarão em missões que os levarão para fora de seus mundos. Devido à dilatação temporal, um fenômeno científico conhecido, alguns dias passados para o protagonista se traduzirão em anos para aqueles que permaneceram no mundo de origem. O diretor de narrativa detalhou que, quanto mais rápido se viaja no espaço, e mais próximo se chega da velocidade da luz, mais lento o tempo se move para o viajante. Dessa forma, ao retornar, o jogador testemunhará o impacto dramático das escolhas feitas antes da partida, com as ações anteriores moldando o mundo de maneiras profundas, com as mudanças se propagando através de anos e gerações no universo do jogo.

Além da mecânica de tempo, Karpyshyn também abordou a forma como Exodus tratará os relacionamentos com companheiros e os romances, confirmando que ambos estarão presentes no jogo, envolvendo, presumivelmente, alguns dos personagens vistos no novo trailer. Ele ressaltou que a equipe se esforçou para oferecer o maior número possível de opções de relacionamento, permitindo que os jogadores “explorem o campo” em certa medida. Embora exija um certo esforço, o diretor indicou que os personagens podem ser bastante receptivos. Contudo, Karpyshyn enfatizou que o jogo é construído sobre as consequências, e os jogadores deverão ser cautelosos, pois suas escolhas podem levá-los a situações complexas que demandarão decisões difíceis.

Karpyshyn mencionou ainda a possibilidade de desenvolver relacionamentos mais platônicos ou até mesmo de natureza comercial e política. Em um contexto que ele descreveu como “dinastias de Viajantes”, o jogo explorará a ideia de uniões arranjadas para promover os objetivos mais amplos de uma dinastia. Embora sem entrar em detalhes específicos, o diretor de narrativa sugeriu que os jogadores em busca de “ação interessante” certamente a encontrarão nesse aspecto do jogo. O personagem Salt, um polvo em um traje espacial que aparece no trailer, foi explicitamente mencionado como estando “fora dos limites” para este tipo de interação.

A frequente comparação de Exodus com Mass Effect não passou despercebida pela Archetype Entertainment. Chad Robertson, cofundador do estúdio e também um ex-membro da BioWare, comentou sobre essa associação. Ele expressou orgulho pelo tempo que muitos da equipe passaram na BioWare e pelas contribuições que fizeram à indústria, afirmando que ser comparado a um título como Mass Effect seria uma honra.

Robertson descreveu Mass Effect como um dos marcos das trilogias de ópera espacial de ficção científica, e declarou que a Archetype ficaria “emocionada” se pudesse alcançar um patamar semelhante. O objetivo do estúdio, segundo ele, é ser um RPG de ficção científica de destaque, amado pelos fãs por muitas décadas. O cofundador também salientou que a base de talentos da Archetype vai muito além dos ex-funcionários da BioWare, contando com profissionais de outros estúdios de renome na indústria. Esses talentos adicionais, conforme Robertson, ajudaram a moldar Exodus em uma forma única, com a esperança de que o jogo se sobressaia, “até mesmo além de algumas das coisas que se experimenta em um jogo tradicional da BioWare”, sem, contudo, abandonar as lições aprendidas em seus projetos anteriores.

Exodus está em desenvolvimento para PC, PlayStation 5 e Xbox Series S/X.

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