O diretor de arte de Arc Raiders, Robert Sammelin, trouxe à luz detalhes cruciais sobre o funcionamento interno do sistema de matchmaking do jogo de tiro e extração, confirmando que o comportamento individual do jogador é, de fato, um fator determinante no processo “complexo” de atribuição de participantes a partidas online. As declarações foram feitas por Sammelin em uma entrevista concedida à PC Gamer durante o prestigiado evento The Game Awards, oferecendo uma rara visão sobre as operações de bastidores da Embark Studios, desenvolvedora do título. (via: eurogamer)
Sammelin foi direto ao abordar a complexidade do sistema, afirmando: “Sem entrar em detalhes exaustivos, é bastante complexo. Analisamos o comportamento e fazemos os pareamentos de acordo.” A importância de tal análise reside na busca por equilibrar as experiências de jogo, seja para promover competitividade justa ou para incentivar diferentes estilos de interação. No entanto, quando questionado se poderia aprofundar-se no tema, o diretor de arte respondeu com um lacônico “não”, seguido de uma risada, sinalizando a natureza proprietária e sensível dessas informações de algoritmo.
A conversa, em seguida, migrou para um tópico igualmente intrigante: a observação da passividade geral dos jogadores dentro do universo de Arc Raiders. A equipe da Embark Studios tem conseguido documentar esse fenômeno por meio de uma análise aprofundada dos dados coletados nas partidas do jogo. Sammelin revelou que a empresa obteve números sobre a proporção de jogadores que chegaram a derrubar um adversário e que esses dados se mostraram “surpreendentemente baixos em grande escala”. Essa constatação levanta questões pertinentes sobre as expectativas dos jogadores em um gênero tipicamente associado a confrontos diretos.
Além disso, Sammelin destacou uma diferença notável na experiência de jogo entre aqueles que optam por participar em um esquadrão e os que preferem a jornada solo. Essa distinção “abre uma vivência muito distinta dependendo de como o jogador escolhe se engajar com o jogo desde o início”, segundo ele. Isso sugere que a dinâmica social e as estratégias adotadas variam drasticamente, moldando a percepção e o envolvimento do jogador com o mundo do jogo.
Para a Embark Studios, a análise de dados, conhecida como telemetria, é uma ferramenta indispensável e contínua no processo de desenvolvimento e aprimoramento de Arc Raiders. “É claro que os dados são ótimos, a quantidade de dados que obtemos da telemetria é realmente útil para descobrir o que devemos abordar, ajustar ou refinar”, comentou Sammelin, ressaltando o valor inestimável dessas informações. Ele enfatizou que “combiná-los com suposições internas é inestimável em termos de ajuste e balanceamento. Isso é algo que continuaremos a fazer continuamente”, sublinhando o compromisso da desenvolvedora em usar feedback baseado em dados para evoluir o título.
Desde seu lançamento, ocorrido no início deste ano, Arc Raiders tem gradualmente conquistado uma reputação singular de “pacifismo” entre uma parcela de sua comunidade. Este é um contraste curioso para um jogo que se insere no subgênero de “shooter de extração”, que, por sua natureza, geralmente envolve alto risco e confrontos intensos, enquadrando-se na categoria PvPvE (Jogador contra Jogador contra Ambiente). Curiosamente, alguns jogadores chegam a argumentar que aqueles que priorizam o combate direto e o PvP estariam, de fato, “arruinando” a experiência de jogo para os demais.
A dinâmica peculiar entre jogadores que buscam uma experiência mais colaborativa ou passiva e aqueles que se engajam com as mecânicas de combate propostas pelo jogo atraiu até mesmo a atenção externa. A própria Eurogamer, um renomado portal de notícias de games, chegou a aprofundar-se na questão, consultando um sociólogo para analisar essa interação complexa e as motivações por trás dos diferentes estilos de jogo dentro de Arc Raiders. Essa exploração sociológica sublinha a singularidade do comportamento da comunidade em torno do título.
Independentemente da abordagem que cada jogador prefira — seja o confronto direto ou uma exploração mais pacífica —, Arc Raiders oferece um ambiente vibrante e em constante atualização. Mais recentemente, a condição de “mapa congelado” foi adicionada ao jogo, introduzindo novas camadas estratégicas e visuais. Paralelamente, um evento comunitário com temática natalina foi lançado, incentivando os “raiders” a embarcar em missões para coletar frutas vermelhas, adicionando um elemento festivo e colaborativo à experiência de jogo durante a temporada.



