Ex-desenvolvedores de Apex Legends e Titanfall revelam Highguard

Ex-desenvolvedores de Apex Legends e Titanfall revelam Highguard

O The Game Awards 2025 foi palco de diversas estreias mundiais marcantes, com muitas franquias estabelecidas do universo dos games recebendo destaque. Contudo, para o grande anúncio final do evento, Geoff Keighley optou por apresentar uma propriedade intelectual inteiramente nova: Highguard. A decisão de não depender de uma marca já conhecida para encerrar a noite surpreendeu parte da audiência. (via: gamerant)

O desenvolvimento de Highguard está a cargo da Wildlight Entertainment, um estúdio composto por talentos de peso da indústria. De acordo com informações divulgadas por Keighley, a equipe conta com 61 membros que anteriormente trabalharam na Respawn Entertainment, estúdio responsável por títulos icônicos de tiro em primeira pessoa como Apex Legends e Titanfall. Apesar de o anúncio não ter sido recebido com unanimidade de aprovação, especialmente nas primeiras reações online, o jogo pode despertar o interesse de fãs de outros títulos do gênero, a exemplo de Overwatch.

Highguard é descrito como um “raid shooter” de fantasia e tiro em primeira pessoa, combinando elementos de outros jogos do gênero com ideias originais. O título apresenta um elenco diversificado de personagens, cada um com suas próprias habilidades únicas. A jogabilidade envolve os jogadores partindo de sua base a cavalo, em um estilo que remete a Paladins: Champions of the Realm, para então batalharem pela posse de uma poderosa espada conhecida como Shieldbreaker. Esta arma, por sua vez, é fundamental para invocar um aríete gigante, utilizado para invadir a base inimiga.

O trailer de estreia de Highguard exibiu uma vasta gama de habilidades dos heróis. Foi possível observar um personagem, com características de um troll de gelo, que pode golpear o chão com força. Outro demonstra a capacidade de arremessar lanças elétricas nos inimigos a partir do céu, evocando comparações com a personagem Hela de Marvel Rivals. Há também um herói acompanhado por um pássaro, outro capaz de invocar lava, e um que aparentemente pode criar uma série de paredes de gelo, similar à habilidade de Mei em Overwatch. A lista de poderes parece extensa e variada, prometendo dinâmicas de combate ricas. Além disso, o vídeo sugeriu a inclusão de elementos de PVE (jogador contra ambiente), com combates espalhados pelo mapa. Mais informações sobre Highguard serão divulgadas em breve, uma vez que o lançamento do jogo está agendado para o próximo mês.

O aguardado lançamento de Highguard ocorrerá em 26 de janeiro, com disponibilidade para PC, PlayStation 5 e Xbox. Um dos aspectos mais notáveis é que o jogo será totalmente gratuito para jogar, uma estratégia que pode ser um diferencial significativo. A curta espera entre o anúncio e o lançamento pode jogar a favor do título, gerando um rápido engajamento da comunidade. No entanto, a recepção inicial ao trailer gerou debates. No momento da divulgação, o vídeo acumulava mais de 500 “não gostei” contra pouco mais de 150 “gostei”, com muitos comentários desfavoráveis comparando Highguard ao Concord, da Sony, que teve uma recepção bastante problemática.

É inegável que Highguard apresenta algumas similaridades com Concord, mas isso se deve em grande parte ao fato de ambos pertencerem ao mesmo gênero de jogo. As comparações se estendem também a títulos como Overwatch e Marvel Rivals, jogos que, ao contrário de Concord, alcançaram grande sucesso de público e crítica. Dada a experiência e o currículo dos desenvolvedores que compõem a Wildlight Entertainment, Highguard pode ter uma chance maior de prosperar no mercado, se comparado à desafortunada incursão da Sony no gênero. O modelo free-to-play é, sem dúvida, uma vantagem considerável em relação a títulos que exigem compra inicial.

Com a data de lançamento de Highguard tão próxima, a expectativa é que novas informações e detalhes sobre o jogo venham à tona rapidamente. O tempo dirá como o novo título se posicionará frente aos concorrentes do gênero e se conseguirá reverter a percepção inicial do público. Será interessante observar o desenrolar dos acontecimentos a partir do próximo mês, com o jogo já disponível para os jogadores.

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