Com a aguardada estreia da segunda temporada de Fallout no Prime Video, uma discussão sobre as configurações ideais de imagem para assistir à série ganhou destaque, envolvendo um executivo da Samsung e até mesmo Todd Howard, chefe de desenvolvimento da Bethesda, que demonstrou grande interesse no assunto. (via: ign)
A relevância das configurações de TV para a experiência do espectador não é novidade no universo do streaming. O tema já havia sido abordado anteriormente pelo co-criador de Stranger Things, Ross Duffer, que pediu aos fãs da série da Netflix que desativassem as configurações de TV que ele descreveu como “lixo”, alegando que elas “destroem as cores” e distorcem a imagem pretendida pelos cineastas.
Diante desse cenário, em uma entrevista recente com Kevin Beatty, Chefe de Produto da Samsung Gaming, Interactive Experiences e Emerging Tech – em um contexto de parceria entre Bethesda, Xbox, Amazon e Samsung para transmitir a primeira temporada de Fallout gratuitamente no Samsung TV Plus –, Beatty foi questionado sobre suas recomendações para as configurações ideais de imagem ao assistir à série. Todd Howard, da Bethesda, também presente na entrevista, reagiu com entusiasmo à pergunta. “Eu procuro por essas coisas”, disse Howard. “Eu também quero saber. Essa é a melhor pergunta!”
Em resposta, Beatty apontou para o HDR10+, um formato de High Dynamic Range (HDR) que utiliza metadados dinâmicos para ajustes de cor, contraste e brilho cena a cena ou quadro a quadro. O formato é amplamente suportado por grandes marcas e serviços de streaming, como o Amazon Prime Video, onde a segunda temporada de Fallout estreia hoje, 16 de dezembro. “Com HDR10+ e agora com os processadores de IA, estamos fazendo o upscaling dessas coisas”, explicou Beatty. “E assim, essas são capacidades reais que existem em cada linha de produto que você compra, e que vão melhorar a experiência ao assistir no Amazon Prime.”
Determinado a obter mais detalhes, Howard fez uma pergunta própria: “Não, mas, legítimo, luz de fundo 20 ou 11? Eu fico mexendo nisso.” Beatty respondeu que “depende da iluminação do seu quarto”. Neste ponto da entrevista, foi esclarecido que o HDR10+ realiza esses ajustes automaticamente. “Sim, mas às vezes ele liga e desliga”, contrapôs Howard, ressaltando: “Não é culpa da sua TV, só estou dizendo.” Beatty acrescentou: “Acho que também depende do seu quarto, certo? Se você está em um ambiente bem iluminado versus completamente escuro…” Neste momento, Howard deixou uma coisa bem clara: “Não no modo dinâmico, você desliga isso. Isso é para lojas.”
Retomando os comentários de Ross Duffer sobre configurações de TV, o criador de Stranger Things havia expressado particular aversão ao que chamou de “o pior ofensor de todos: TruMotion, também conhecido como movimento suave, ou o temido efeito de novela.” Duffer também advertiu: “o que quer que você faça, não ligue nada chamado ‘vívido’ – porque isso vai ativar todos os piores ofensores, vai destruir as cores e não é a intenção do cineasta.”
Ao apresentar as observações de Duffer a Beatty, o executivo da Samsung, embora não quisesse responder diretamente, afirmou compreender a perspectiva de Duffer como um criativo. “Eu estava mencionando a Todd que eu vim da Disney antes da Samsung, e trabalhei muito de perto com muitos criadores, então há absolutamente um viés sobre ‘este conteúdo precisa ter esta boa aparência, e precisa ter este tipo de variação e sensibilidade de cor'”, começou Beatty. “Acho que realmente depende. Não posso comentar necessariamente sobre Stranger Things 5, sobre o que funciona melhor, mas eu diria que o HDR10+, de modo geral, vai melhorá-lo mais.”
Sobre o comentário específico de Duffer a respeito do TruMotion, Beatty respondeu: “Sim. Eu consigo entender de onde ele provavelmente vem, onde ele pensa que está adicionando flexibilidade criativa além do que ele está tentando criar. E estas são configurações que as pessoas podem desligar, se quiserem.”
A segunda temporada de Fallout começa hoje, 16 de dezembro, no Prime Video, após a Amazon ter antecipado a data de lançamento em um dia, oferecendo aos fãs a chance de mergulhar no mundo pós-apocalíptico com as configurações de imagem mais adequadas.



