Fãs de longa data da icônica franquia Banjo-Kazooie, desenvolvida originalmente pela Rare e associada à Xbox, têm esperado por anos por um novo título. Contudo, as expectativas de ver um lançamento oficial no futuro próximo parecem cada vez mais distantes. Em meio a essa lacuna, um projeto ambicioso e impressionante, criado por fãs, surge como um bálsamo para a comunidade. Trata-se de “Banjo-Kazooie: Mumbomania”, um jogo não-oficial desenvolvido inteiramente dentro da plataforma Dreams da Sony, que oferece uma experiência surpreendentemente polida e autêntica do universo do urso e do pássaro. (via: kotaku)
O responsável por essa façanha é William Butkevicius, designer de fases na renomada Moon Studios. No dia 3 de dezembro, Butkevicius divulgou o trailer de “Mumbomania”, um título que, apesar de não ser oficial, captura a essência da série original. Segundo o próprio criador, o desenvolvimento de “Mumbomania” demandou cerca de 14 meses de trabalho intensivo, totalizando mais de 800 horas dedicadas ao projeto. O resultado é um jogo de uma a duas horas de duração que já está disponível e pode ser jogado exclusivamente dentro da plataforma Dreams nos consoles PlayStation 5 e PlayStation 4.
A qualidade visual e a jogabilidade de “Mumbomania” são notavelmente elevadas, a ponto de impressionar observadores experientes. Muitos que foram apresentados ao jogo sem o conhecimento de que havia sido feito em Dreams, uma ferramenta de criação de jogos publicada pela PlayStation e desenvolvida pelos criadores de Little Big Planet, poderiam facilmente supor que se tratava de um projeto desenvolvido em motores gráficos como o Unity, por uma equipe talentosa. E, de certa forma, essa percepção não estaria errada, pois “Mumbomania” é, na verdade, um esforço colaborativo que integra diversos elementos criados por outros usuários da comunidade Dreams, todos devidamente creditados na página de informações do jogo. Esse aspecto colaborativo foi, aliás, um dos pilares mais interessantes de Dreams: a capacidade de permitir que criadores trabalhassem juntos e recebessem reconhecimento por suas contribuições.
Sobre a trama de “Mumbomania”, Butkevicius descreve a aventura como um retorno da dupla dinâmica em uma inédita jornada em trio. A sinopse revela: “O urso e o pássaro estão de volta para sua primeira aventura em trio! Mumbo, misteriosamente descorporificado, se une a Banjo e Kazooie para ajudar a coletar, lutar e se transformar em uma variedade de seres estranhos.” Essa premissa promete trazer elementos clássicos da série, como a exploração, a coleta de itens e as transformações, com um toque de originalidade na inclusão de Mumbo de uma forma inédita.
No entanto, a peculiaridade da plataforma Dreams impõe uma limitação significativa à acessibilidade de “Mumbomania”. Devido ao fato de a Sony nunca ter expandido o Dreams para outras plataformas, como o PC, a única maneira de experimentar este jogo de fã é possuir o próprio Dreams em um console PlayStation 5 ou PlayStation 4. Para aqueles que não possuem a ferramenta de criação, ou os consoles compatíveis, o criador sugere assistir a vídeos de gameplay completos. Esses vídeos oferecem uma oportunidade de testemunhar a dedicação e o esmero empregados para replicar a estética, o som e a jogabilidade que seriam esperados de uma sequência autêntica da Rare para Banjo-Kazooie. A visualização de uma “walkthrough” permite apreciar a riqueza de detalhes e a fidelidade ao espírito da série original, mesmo para quem não pode jogar.
Apesar das barreiras de acesso, “Banjo-Kazooie: Mumbomania” representa um feito notável na cena de desenvolvimento de jogos feitos por fãs. Ele não apenas preenche um vazio para os entusiastas da franquia, mas também demonstra o potencial criativo de plataformas como Dreams e a paixão inabalável da comunidade de jogadores em reviver e expandir universos queridos. O trabalho de William Butkevicius é um testemunho do que pode ser alcançado com dedicação e talento, oferecendo aos fãs uma dose de nostalgia e novidade em um pacote impressionantemente bem-feito.


