Fallout 4 recebe nova atualização em dezembro de 2025

Fallout 4 recebe nova atualização em dezembro de 2025

A Bethesda lançou, em dezembro de 2025, uma nova atualização para Fallout 4, mas a correção não foi suficiente para apaziguar a frustração de parte da comunidade de jogadores. Embora o patch tenha resolvido diversas falhas da recente Anniversary Edition, a empresa não entregou uma das funcionalidades mais aguardadas pelos usuários do Xbox Series X/S: a expansão da capacidade de armazenamento para mods. (via: gamerant)

A insatisfação atual remonta ao lançamento da Fallout 4: Anniversary Edition, ocorrido no mês anterior para celebrar o décimo aniversário do jogo. A edição especial, que incluía todo o conteúdo adicional via DLC e mais de 150 itens do Creation Club, foi recebida com uma enxurrada de problemas. Dificuldades significativas foram relatadas com o sistema de mods, especialmente no menu “Criações”, gerando grande frustração entre os jogadores online. Essa situação culminou em um bombardeio de avaliações negativas de Fallout 4 na plataforma Steam, onde a comunidade expressou seu descontentamento de forma contundente. Em resposta à repercussão negativa, a Bethesda divulgou rapidamente um pequeno roteiro de atualizações, buscando restaurar a funcionalidade da Anniversary Edition.

O patch de dezembro de 2025 é parte desse esforço e, à primeira vista, parece endereçar muitas das questões que surgiram com a Anniversary Edition. As notas da atualização, publicadas pela Bethesda, detalham várias melhorias. Entre elas, destaca-se a correção de problemas com o pacote de conteúdos adicionais “Creation Bundles” que estava ausente para usuários do Steam. O jogo agora também é capaz de reconhecer o conteúdo do Creation Club ao carregar arquivos de salvamento de versões mais antigas de Fallout 4. Além disso, a atualização resolveu falhas relacionadas ao download de Criações, um problema que, segundo a Bethesda, era particularmente comum nas plataformas PlayStation 4 e 5.

A lista de melhorias se estende para diversas áreas. No que tange à interface e experiência do usuário, houve aprimoramentos na visibilidade e interação da Lista de Categorias, correção de caixas sobrepostas e garantia de que os prompts de botão são exibidos corretamente em todas as plataformas, incluindo ROG Ally e Steam Deck. Elementos ausentes ou quebrados da interface foram corrigidos, como layouts de botões, ampliação de imagens da galeria e títulos vazios em “Minha Biblioteca”. A transparência do menu de classificação foi melhorada e a opção “Melhores Resultados” foi restaurada. Foram corrigidos também problemas de perda de entrada do teclado e visibilidade do cursor no menu Criações, assim como questões de prompt e navegação ao reentrar rapidamente na Loja de Criações ou usar a sobreposição da PS Store. Criações removidas da loja agora podem ser deletadas individualmente da Ordem de Carregamento, e as fileiras do carrossel/categoria de banners não rolam infinitamente ao abrir o menu de Compra de Créditos.

Em relação a falhas e estabilidade, a atualização abordou crashes relacionados ao download de todas as Criações, recarregamento de dados, ociosidade em menus, logout de perfil e saída do menu Criações, especialmente no PS4 e PS5. Falhas raras após compras na loja, durante rolagem/visualização no menu Criações e ao iniciar um novo jogo com Criações ativadas também foram resolvidas. O tratamento de erros para ações rápidas de menu foi aprimorado, e o jogo não trava mais ao sair. Para monitores ultrawide, Steam Deck e correções específicas de plataforma, os menus da Oficina e telas de reinicialização foram otimizados para monitores ultrawide e super ultrawide, e problemas de desempenho e alinhamento da interface em ultrawide foram corrigidos, junto com questões de prompts de botão e interface deslocada. Por fim, no quesito texto, localização e miscelânea, apóstrofos e outros caracteres especiais agora são exibidos corretamente no menu Criações do jogo, e o prompt para a “Anniversary Upgrade” se encaixa corretamente nas localizações em alemão, francês e espanhol.

Apesar de todas essas correções importantes, a grande decepção para muitos jogadores de Xbox Series X/S reside na ausência da expansão de 100 GB para o armazenamento de mods. Essa seria uma melhoria substancial, dado que o limite atual é de apenas 2 GB. Nas notas do patch, a própria Bethesda reconheceu que essa expansão “tem sido um dos principais pedidos dos jogadores” e que era um “objetivo lançar a expansão de armazenamento no console este ano”. Contudo, a empresa admitiu que, embora a equipe tenha feito progressos, “precisa de um pouco mais de tempo para implementar isso para os jogadores de console e terá que esperar até o ano novo” (2026).

A reação da comunidade online não demorou. Em plataformas como o X (antigo Twitter), jogadores expressaram sua insatisfação, com comentários como “parem de prometer se não conseguem entregar”. Outro usuário ironizou que, enquanto não conseguem um aumento no armazenamento de mods para Fallout 4, a desenvolvedora ainda conseguiu lançar mais uma versão de Skyrim nesse período. A paciência dos jogadores, já testada, parece estar se esgotando, e a expectativa se volta para o próximo ano.

Quanto ao futuro da franquia, a Bethesda mantém o habitual sigilo sobre projetos futuros. A segunda temporada da popular adaptação televisiva está prevista para estrear em breve, e Todd Howard, diretor da Bethesda Game Studios, confirmou recentemente que a empresa está trabalhando em diversos projetos relacionados ao universo Fallout. Com mais de uma década desde o lançamento de Fallout 4, muitos consideram que um novo título principal da série está atrasado, mas o desenvolvimento contínuo de The Elder Scrolls 6 continua a complicar a agenda da desenvolvedora. A comunidade gamer aguarda, portanto, que a prometida expansão de armazenamento para mods seja rapidamente implementada em 2026, minimizando a frustração atual.

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