Todd Howard, diretor e produtor executivo da Bethesda Game Studios, anunciou que a terceira temporada da aclamada série “Fallout” já está em processo de escrita. A revelação foi feita apenas um dia após a estreia da segunda temporada na plataforma de streaming. Mais do que isso, Howard confirmou que há planos concretos para intensificar as colaborações entre os futuros jogos da franquia “Fallout” e as próximas entradas desta popular produção televisiva. (via: eurogamer)
Em entrevista concedida à Variety, Howard detalhou o status atual da nova temporada da série e como os universos do jogo e da televisão se cruzarão. “Para nós, tanto no lado dos jogos quanto no da série de TV, estamos escrevendo a 3ª temporada agora”, afirmou. Ele complementou, explicando a natureza dessa integração estratégica: “Estamos tendo essas conversas sobre o que faremos na 3ª temporada da série de TV e quais elementos podemos trazer para os nossos jogos na época em que ela for lançada, de forma que não pareça forçado ou artificial”. O objetivo é, portanto, criar uma experiência coesa e orgânica para os fãs de ambas as mídias.
Essa abordagem de sinergia entre diferentes plataformas e narrativas não é uma novidade completa para a franquia “Fallout”. Recentemente, a série de jogos e a produção televisiva exploraram um formato similar de promoção multimídia por meio da atualização “Burning Springs” de “Fallout 76”. Lançada no início deste mês, essa expansão trouxe o ator Walton Goggins, que interpreta o enigmático personagem O Ghoul na série de TV, de volta ao universo dos videogames. A atualização ofereceu aos jogadores diversas novas missões de caça a recompensas para completar, sendo disponibilizada gratuitamente, um ponto que foi bem recebido pelos fãs.
Além da integração narrativa e de personagens, a série “Fallout” também tem sido utilizada como um veículo para promoções estratégicas de serviços e produtos. A Amazon, a Bethesda e a Samsung estabeleceram uma parceria que permite aos proprietários de televisores Samsung desfrutar de “Fallout 76” e da primeira temporada da série sem custo adicional, tudo isso acessível através do serviço Game Pass. Kevin Beatty, chefe de Gaming da Samsung, expressou à Variety o quão “extremamente afortunado” ele se sentia por terem conseguido oferecer a primeira temporada. Ele também manifestou a esperança de que seja possível, futuramente, disponibilizar a segunda temporada por meio da mesma iniciativa.
Em um contexto mais amplo sobre as propriedades intelectuais da Bethesda, Todd Howard também se manifestou sobre outros temas no início deste mês. Ele confirmou que não tem interesse em fazer uma participação especial, no estilo dos famosos “cameos” de Stan Lee, na série de “Fallout”, preferindo manter o foco na produção e na narrativa. Por outro lado, o executivo não descartou a possibilidade de uma adaptação televisiva para a aclamada franquia “The Elder Scrolls” no futuro, uma notícia que certamente gerou burburinho e expectativa entre os fãs de RPGs fantásticos. No entanto, Howard preferiu manter o silêncio e não teceu comentários sobre a viabilidade ou eventuais planos para uma série baseada em “Wolfenstein”, outra popular e violenta propriedade da Bethesda.
A estratégia de expansão da marca “Fallout” para além dos videogames, com a série de televisão desempenhando um papel central, demonstra o empenho da Bethesda e da Amazon em construir um universo coeso e interconectado. A colaboração entre criadores de jogos e produtores de televisão promete enriquecer a experiência dos fãs, oferecendo novas camadas de narrativa e interação que se complementam entre as diversas plataformas disponíveis.



