A segunda temporada da série “Fallout”, produzida pelo Prime Video, estreou com uma imersão imediata na ação do Mojave, incluindo um tiroteio em Novac e uma jornada pelo deserto que por pouco não cruzou a Pedreira do Deathclaw. Um dos aspectos mais notáveis deste início, no entanto, foi o desvio para o misterioso Vault 24, que finalmente encerrou uma dúvida de 15 anos que intrigava a comunidade de fãs dos jogos. (via: thegamer)
A origem do enigma remonta ao desenvolvimento de “Fallout: New Vegas”, um dos títulos mais aclamados da franquia de jogos eletrônicos. O projeto foi concebido sob um prazo apertado de apenas 18 meses, o que resultou em uma quantidade considerável de conteúdo que precisou ser descartado antes do lançamento. Entre os elementos que não viram a luz do dia estavam um possível romance com o personagem Mr. House, uma versão pré-evento do personagem Ulysses da expansão “Lonesome Road”, e, notavelmente, um uniforme de Vault 24, que, paradoxalmente, não tinha um abrigo correspondente para chamar de lar dentro do jogo.
Ao longo de mais de uma década, discussões e especulações sobre o propósito e a natureza do Vault 24 permearam fóruns e comunidades online. Contudo, a ausência de informações concretas tornava qualquer conclusão impossível. Até mesmo Josh Sawyer, o diretor do projeto de “Fallout: New Vegas”, admitiu desconhecer a intenção por trás do Vault 24. Ele chegou a sugerir que a equipe poderia ter “gerado alguns uniformes adicionais de vaults” que nunca foram planejados para serem incluídos no jogo principal, talvez como parte de uma missão de coleta para a personagem Sarah Weintraub, ou simplesmente como um item sem um propósito maior definido.
Felizmente, após 15 anos de incerteza, a série de televisão do Prime Video forneceu uma resposta definitiva para o mistério do Vault 24. Já no primeiro episódio da segunda temporada, revelou-se que o local serviu como palco para um experimento de lavagem cerebral. O objetivo era transformar seus habitantes em agentes comunistas, utilizando uma interface de computador implantada na nuca dos sujeitos. Este procedimento, contudo, possuía um efeito colateral trágico e violento: a cabeça dos envolvidos explodia.
A descoberta do Vault 24 ocorre em uma caverna localizada atrás de um cinema drive-in da rede Starlight, uma referência à mesma cadeia de estabelecimentos que apareceu no jogo “Fallout 4”. É neste local que os personagens O Ghoul e Lucy se deparam com as consequências devastadoras do experimento, enquanto seguem o rastro de Hank MacLean. No interior do abrigo, eles encontram uma profusão de esqueletos, cada um deles conectado a diversas máquinas. Diante dos restos mortais, um projetor ainda funcionava, exibindo continuamente imagens de propaganda antiga em preto e branco e ilusões ópticas, perpetuando o ciclo de hipnose sobre os que ali jaziam. Esta cena sublinha a conhecida predileção da Bethesda, desenvolvedora dos jogos, por utilizar esqueletos como um recurso narrativo ambiental, prática que foi habilmente transposta para a série.
É interessante notar que, há três anos, um usuário da plataforma Reddit havia feito uma lista de desejos para a então vindoura série de televisão “Fallout”, expressando o anseio de que o Vault 24 fizesse uma aparição. A concretização desse desejo na tela demonstra a atenção dos criadores da série para com os detalhes e as lacunas narrativas que tanto intrigavam os fãs da rica mitologia de “Fallout”.

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