A Embark Studios divulgou detalhes adicionais sobre o “Expedition Project” de Arc Raiders, evento que se inicia em 17 de dezembro e representa uma espécie de reinício de progresso dentro do jogo. Embora o projeto seja opcional para os jogadores, a desenvolvedora oferece benefícios específicos para aqueles que decidirem participar do “expedicionário”, que implica em um “reset” de parte do progresso. (via: thegamer)
Inicialmente, a comunidade de Arc Raiders demonstrou incerteza sobre a ideia de perder todas as habilidades e itens acumulados ao optar pelo Expedition Project. No entanto, com a revelação dos novos detalhes, muitos jogadores questionam se a troca realmente vale a pena. Segundo as informações divulgadas, os participantes do projeto receberão algumas vantagens, como bônus temporários, itens cosméticos, 12 espaços adicionais no inventário e pontos de habilidade. Estes pontos serão concedidos com base no valor total dos itens acumulados (stash) pelo jogador.
A avaliação da comunidade, contudo, sugere que as recompensas podem não ser tão atrativas quanto a Embark Studios esperava. O principal ponto de discórdia reside no sistema de atribuição de pontos de habilidade. Conforme detalhado em uma publicação da desenvolvedora, “Seu próximo Raider pode ganhar até cinco pontos de habilidade com base no valor total de seu Stash e Moedas no momento da partida. Um milhão de Moedas em valor equivale a um ponto de habilidade extra para o seu novo Raider.”
Esse mecanismo gerou uma dinâmica inesperada entre os jogadores. Por mais de um mês, os “Raiders” dedicaram-se a coletar itens de diversas raridades, do comum ao lendário. A lógica de um “reset” de progresso iminente, presente em muitos jogos multiplayer, geralmente incentiva os jogadores a utilizarem seus melhores recursos em uma “saída gloriosa” antes que tudo seja perdido. Contudo, o sistema de pontos de habilidade de Arc Raiders cria um paradoxo: ele estimula a retenção desses itens valiosos em vez de seu uso, pois o acúmulo se traduz em mais pontos para o personagem que surgirá após o reinício.
A consequência prática dessa abordagem é que os jogadores se veem incentivados a não usar seus melhores itens até que a janela para o Expedition Project se encerre em 22 de dezembro. Em discussões na plataforma Reddit, usuários expressaram sua frustração. Flumingo1990, um dos jogadores, comentou: “Estamos a poucos dias do ‘wipe’ [reinício]. Este deveria ser o momento em que esvaziamos nosso inventário, equipando as armas e armaduras mais caras que temos, porque elas estão prestes a desaparecer de qualquer maneira. Mas, como os Pontos de Habilidade estão vinculados ao Valor do Inventário, ninguém quer arriscar seu equipamento. O jogo está ativamente me punindo por usar meu melhor equipamento.”
Essa situação sugere que, em vez de culminar em uma fase final vibrante e cheia de ação com equipamentos de alto nível, o Expedition Project pode terminar de forma mais contida. A expectativa é que muitos jogadores optem por usar “loadouts” gratuitos ou de baixo custo para continuar acumulando valor em seus inventários, visando maximizar os pontos de habilidade para seus futuros personagens. Assim, o que poderia ser uma despedida épica para o progresso atual, com os “Raiders” utilizando seus arsenais mais poderosos, corre o risco de se transformar em uma jornada mais modesta, focada em economizar e acumular, culminando em um desfecho com equipamentos de nível inferior.




