Durante a recente edição do The Game Awards, um dos momentos que capturou a atenção dos entusiastas de videogames foi um comercial do Game Pass. A peça publicitária mostrava um zelador caminhando por um labirinto de túneis, cada um com portas que se abriam para diferentes jogos. Um detalhe, em particular, gerou intensa especulação na comunidade: duas séries compartilhavam uma única entrada no anúncio: Grounded e Fallout. (via: thegamer)
Esta união visual na propaganda não passou despercebida, especialmente entre os fãs da franquia Fallout. A teoria que rapidamente ganhou força, sugerida inicialmente pelo usuário u/jdixon76 em fóruns online, é que o emparelhamento dos dois jogos em uma mesma porta poderia ser uma sutil indicação de que a Obsidian Entertainment estaria desenvolvendo um novo título da série Fallout. A Obsidian é, notavelmente, a desenvolvedora de Grounded, um aclamado jogo de sobrevivência que oferece uma perspectiva única, comparável a “Querida, Encolhi as Crianças” misturado com elementos de The Forest. O estúdio também é responsável por Fallout: New Vegas, um dos jogos mais queridos da saga, e tem raízes profundas na história da franquia, tendo nascido das cinzas da Black Isle Studios, os criadores dos jogos Fallout originais.
A hipótese ganha mais peso ao considerar o cenário atual da Bethesda Game Studios, desenvolvedora principal de Fallout. Com o lançamento recente de Starfield e o foco voltado para The Elder Scrolls 6, a expectativa é que Fallout 5 demore muitos anos para ser concretizado. Diante desse longo hiato, um novo jogo da franquia desenvolvido por outro estúdio poderia reacender o interesse e capitalizar o sucesso da série televisiva Fallout do Prime Video, que tem gerado enorme buzz. Além disso, um fator crucial que alimenta a especulação é o retorno de Tim Cain, um dos criadores originais da série Fallout, à Obsidian Entertainment para uma posição em tempo integral em um projeto não revelado. Para muitos, a possibilidade de um Fallout: New Vegas 2 sob a batuta da Obsidian e com o envolvimento de Cain soa como um sonho antigo que poderia finalmente se tornar realidade.
No entanto, é fundamental que os fãs modifiquem suas expectativas. A verdade por trás do anúncio pode ser menos grandiosa do que a especulação sugere. Há quem argumente que a conexão, se houver alguma, estaria mais ligada à segunda temporada da série de TV de Fallout, que, segundo rumores, levará os espectadores de volta ao deserto de Mojave, cenário principal de Fallout: New Vegas.
É inegável que a Microsoft, proprietária do Game Pass e da Bethesda, deseja aproveitar ao máximo o sucesso da série televisiva. A aparição do personagem Ghoul em Fallout 76 é um exemplo claro de como a empresa busca capitalizar o momento. Contudo, se houver planos para um novo jogo Fallout fora da Bethesda, eles estariam, sem dúvida, em estágios muito, muito iniciais de desenvolvimento. Um estágio em que não se costuma deixar “pistas” tão evidentes em um comercial, a menos que se deseje repetir a espera prolongada e as provocações crípticas de The Elder Scrolls 6, que já geraram certa frustração.
Uma explicação mais simples para a inclusão de Grounded em uma mesma porta com Fallout no anúncio é que a porta de Grounded era propositalmente minúscula, um jogo visual que remete à premissa do próprio game, onde os personagens são encolhidos. A coincidência de essa porta pequena estar ao lado da de Fallout pode ter sido meramente fortuita. Além disso, vazamentos de um roteiro não editado da Bethesda indicam que os próximos projetos mais prováveis, por parte da própria Bethesda, seriam remasters de Fallout 3 e Oblivion, e não um novo Fallout desenvolvido pela Obsidian.
Ainda assim, o retorno de Tim Cain ao estúdio e o fato de a Obsidian ter lançado dois grandes RPGs este ano, Avowed e The Outer Worlds 2, deixando sua equipe potencialmente livre para novos projetos, adicionam um tempero à discussão. A possibilidade de a Obsidian retomar a tocha de Fallout enquanto a Bethesda se ocupa com The Elder Scrolls 6 é algo que os fãs aguardam há anos. No entanto, se o comercial do Game Pass é um verdadeiro presságio dessa realidade, ou apenas uma divertida coincidência, é outra questão. A resposta, provavelmente, pende para a segunda opção.



