Fãs de Final Fantasy 14 criticam alterações em Red Mage e Gunbreaker

Fãs de Final Fantasy 14 criticam alterações em Red Mage e Gunbreaker

A Square Enix, desenvolvedora do aclamado MMORPG Final Fantasy XIV, tem implementado uma série de ajustes nas “identidades de função” (job identity) dentro do jogo, uma iniciativa que visa tornar as classes mais gerenciáveis e acessíveis. Essa abordagem tem gerado discussões contínuas entre a comunidade de jogadores, especialmente após as mais recentes modificações em classes como Red Mage e Gunbreaker. (via: thegamer)

Thancred from Final Fantasy 14 trying to stop too women from leaving

O processo de reajuste começou com a introdução da nova função Viper, que passou por modificações logo após o lançamento da expansão Dawntrail. Na ocasião, Naoki Yoshida, diretor e produtor do jogo, conhecido como Yoshi-P pelos fãs, afirmou que muitos jogadores estavam enfrentando dificuldades com a “intensidade” (busyness) da classe. A partir daí, a atenção se voltou para funções mais estabelecidas.

Nas atualizações seguintes, classes veteranas também foram alvo de mudanças. Em Patches como o 7.1, Ninja e Dragoon foram ajustados, novamente sob a justificativa de que eram funções excessivamente “ocupadas” ou complexas para gerenciar. Posteriormente, em Patch 7.2, o Black Mage passou por uma reformulação significativa. Essa atualização buscou acelerar os tempos de conjuração da classe e simplificar a gestão de seus temporizadores, tornando-o mais fácil de controlar. A cada uma dessas intervenções, a comunidade de Final Fantasy XIV frequentemente levantou a preocupação de que a “identidade de função” das classes estava sendo ameaçada.

Embora o Patch 7.3 tenha proporcionado um breve período de “alívio” em relação às controvertidas mudanças de função, a atualização 7.4 reacendeu o debate, trazendo alterações para o Red Mage e o Gunbreaker. A comunidade tem sido vocal sobre as novidades, com muitos jogadores expressando descontentamento, em particular com as modificações aplicadas ao Red Mage.

Para os jogadores familiarizados com o Red Mage, a classe é conhecida por sua constante alternância entre ataques de curta e longa distância. A mudança implementada no Patch 7.4, no entanto, alterou fundamentalmente o funcionamento de sua sequência de ataques de explosão (burst). Após a utilização da habilidade Manafication, os Red Mages não necessitarão mais se aproximar para realizar ataques corpo a corpo durante o burst, podendo agora executar essa sequência à distância.

O Gunbreaker, por sua vez, recebeu uma alteração um pouco mais técnica. A habilidade Bloodfest foi modificada para conceder três cartuchos a cada 60 segundos, em vez dos 120 segundos anteriores. Além disso, a capacidade de cartuchos agora permite um excedente, podendo chegar a seis em vez dos três originais. Essas alterações, embora aumentem a frequência de uso de cartuchos, tornam a função mais “agitada” e, para muitos, eliminam parte da gestão de recursos que era apreciada pelos jogadores do Gunbreaker.

Enquanto ambas as mudanças encontram alguns defensores dentro da comunidade, a questão da “identidade de função” das classes ressurgiu com força. Em uma postagem na rede social X (anteriormente Twitter) feita pelo usuário @EksuPlosionXIV, o usuário @TomboyKnights expressou uma desconfiança crescente em relação à forma como os desenvolvedores lidam com as funções. Segundo @TomboyKnights, os desenvolvedores reagem às dificuldades encontradas pelos jogadores “estragando a função” (mangling the job).

Apesar de as reclamações atuais não parecerem tão intensas quanto em outras ocasiões, possivelmente devido à menor gravidade das mudanças percebidas, a situação levanta uma questão crucial para a Square Enix: como é possível alterar as funções e torná-las mais eficientes de maneiras significativas sem comprometer a chamada “identidade de função”? A discussão também antecipa as expectativas e preocupações em relação à proposta de reformulação de funções que está prevista para a atualização 8.0 do jogo, cujos detalhes ainda serão revelados.

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