A desenvolvedora Square Enix está dedicando atenção significativa ao feedback dos fãs no desenvolvimento da terceira e última parte da aclamada trilogia Final Fantasy 7 Remake. Embora ainda sem um nome oficial, o próximo título, que está progredindo satisfatoriamente nos bastidores, busca refinar a experiência de jogo a partir das lições aprendidas com seus antecessores, segundo revelou Naoki Hamaguchi, co-diretor de Final Fantasy 7 Remake e diretor de Rebirth, em uma entrevista recente ao portal ntower. (via: gamesradar)
Hamaguchi enfatizou a importância de ouvir a comunidade ao planejar o encerramento da saga. “Nós realmente ouvimos muito feedback; obviamente, isso é muito importante para nós”, afirmou o diretor. Ele complementou, citando o produtor Yoshinori Kitase, que vê uma vantagem estratégica no formato de trilogia para o desenvolvimento de jogos. Conforme Kitase, o lançamento de cada parte da série permite à equipe analisar as reações e os resultados imediatos dos jogadores, incorporando essas percepções nos jogos subsequentes. Essa abordagem, segundo ele, permite uma evolução contínua na qualidade e na adequação às expectativas dos jogadores ao longo da saga, oferecendo uma oportunidade única de aprimoramento.
Entretanto, Hamaguchi também deixou claro que há limites para essa adaptabilidade. Ele expressou a intenção de evitar a todo custo “adaptar e mudar a experiência central do jogo” em resposta direta ao feedback dos fãs. A “temática central, a base fundamental, a visão criativa” devem emanar exclusivamente da equipe de desenvolvimento. “Temos que realmente solidificar essa ideia do jogo que queremos, da experiência que queremos criar. Isso não é afetado pelo feedback dos fãs de forma alguma. Essa é realmente a nossa decisão e a nossa visão criativa”, explicou Hamaguchi, ressaltando a primazia da autoria criativa sobre as exigências da base de jogadores em aspectos fundamentais do enredo e da mecânica principal.
Por outro lado, o diretor destacou quais elementos são passíveis de ajuste. A equipe está aberta a considerar sugestões relativas a aspectos como os minijogos e a dificuldade geral do game. “O feedback sobre essas coisas, e os pequenos detalhes, são muito importantes. Tentamos ser proativos ao refletir o feedback nisso”, adicionou Hamaguchi. Isso demonstra uma flexibilidade em áreas que, embora importantes para a experiência do usuário, não comprometem a narrativa ou a estrutura fundamental que a Square Enix pretende contar.
A meta é clara: garantir que cada novo capítulo supere o anterior em qualidade e imersão. “Certamente, nossa consciência, a forma como olhamos para isso e o que buscamos é garantir que o segundo jogo da série seja melhor que o primeiro. É uma experiência geral melhor”, declarou Hamaguchi. “O terceiro jogo, novamente, deve ser uma experiência melhor porque aprendemos e sabemos o que as pessoas querem e do que gostam”. Essa progressão é um compromisso da equipe para com os jogadores, visando um refinamento constante impulsionado pela interação com a comunidade.
Além disso, Hamaguchi traçou um paralelo interessante, descrevendo o processo de desenvolvimento como “muito parecido com o de um jogo com modelo de serviço”, embora, ele frise, “não seja exatamente a mesma coisa”. Essa analogia sublinha a natureza contínua e interativa da produção de sequências diretas que, de certa forma, se adaptam e evoluem com o tempo e o feedback dos jogadores. Para o diretor, essa dinâmica confere um “equilíbrio bastante único” ao lidar com as reações dos fãs. “Sinto-me muito honrado em poder fazer isso desta forma, porque é uma experiência única que poucos desenvolvedores conseguem ter”, afirmou, destacando o privilégio de trabalhar em uma franquia com tamanha base de fãs engajada.
A declaração de Hamaguchi surge em um contexto de intensa discussão, especialmente após o final de Final Fantasy 7 Rebirth, que gerou controvérsia entre parte da comunidade de jogadores. Apesar das diferentes reações, o diretor fez questão de tranquilizar os fãs, assegurando que a Parte 3 está “em boas mãos” e que o final da épica jornada de JRPG “realmente recompensará a todos por terem nos acompanhado até o fim”. Essa promessa visa reafirmar a confiança na visão da equipe para concluir a narrativa de forma satisfatória e impactante, equilibrando a inovação com o respeito pela rica história original e o desejo da comunidade.