A icônica Buster Sword, uma das características mais marcantes do protagonista Cloud Strife na série Final Fantasy VII, esteve no centro de um debate significativo durante o desenvolvimento da trilogia de remakes pela Square Enix. O estúdio ponderou sobre a necessidade de alterar o design da arma para se alinhar a uma estética mais realista, buscada com a tecnologia do Unreal Engine nos novos títulos, em contraste com os gráficos poligonais do jogo original de 1997. (via: kotaku)
Cloud Strife é um personagem definido por dois pilares: seu complexo trauma emocional e a imponente espada gigante que carrega. A Square Enix quase flertou com a ideia de descaracterizar um desses elementos quando planejava a reimaginação moderna do clássico RPG. A Buster Sword, com sua aparência que remete a uma faca de açougueiro de quase dois metros, é adorada pelos fãs. Contudo, pairava a preocupação de que seu design original pudesse não parecer suficientemente realista para a nova abordagem visual que o remake buscava, diferente da estética mais cartunesca e limitada dos gráficos do PlayStation 1.
O diretor Naoki Hamaguchi, em uma entrevista recente ao youtuber Julien Chièze, conforme tradução da Shinra Archeology, relembrou os questionamentos internos. “Ao fazer Remake, havia esse aspecto do peso e de como Cloud balançava a espada com uma mão que, de certa forma, parecia enfraquecer o senso de realismo, sabe?”, explicou Hamaguchi, ilustrando a natureza das dúvidas.
Ele prosseguiu detalhando o dilema enfrentado pela equipe de desenvolvimento: “Então, na época, quando estávamos fazendo Remake, houve alguma discussão sobre se deveríamos dar a Cloud uma versão mais realista da Buster Sword.” A busca por um nível de detalhe e credibilidade visual que a nova geração de consoles e o Unreal Engine permitiam levantava a questão de como uma espada de proporções tão exageradas se encaixaria nesse novo universo. A fidelidade ao material original, nesse sentido, poderia colidir com as expectativas de realismo para um jogo lançado décadas depois.
Apesar das preocupações iniciais, a Square Enix tomou a decisão crucial de manter o design original da Buster Sword, reconhecendo seu valor inestimável para a identidade de Final Fantasy VII e de seu protagonista. Hamaguchi enfatizou que a espada era “simplesmente icônica demais”. Segundo ele, se tivessem optado por transformá-la em uma “espada comum e antiga”, a reação dos jogadores provavelmente seria negativa. A conexão emocional e a nostalgia que os fãs cultivam com a versão clássica da arma são elementos poderosos que os desenvolvedores não poderiam ignorar.
“No final, permanecemos fiéis ao [design] original e toda uma nova geração de pessoas se apaixonou por ele, então acho que foi a decisão certa”, concluiu Hamaguchi. A decisão de preservar a identidade visual da Buster Sword mostrou-se um acerto, reforçando a ligação entre o jogo clássico e sua releitura moderna. Ao invés de comprometer a familiaridade em nome de um realismo estrito, a equipe optou por honrar a estética original, provando que certos elementos de design transcendem a mera lógica para se tornarem parte intrínseca da cultura pop.
A importância da Buster Sword vai além do combate ou da narrativa; ela é um símbolo. Sem ela, Cloud Strife seria meramente um jovem com cabelo espetado, lidando com um colapso psicológico gradual. A espada não apenas o define visualmente, mas também é um elemento central em sua persona, fundamental para a representação do personagem em eventos e convenções de fãs, onde o cosplay de Cloud, com sua imponente arma, é uma visão comum. A escolha de manter a Buster Sword em seu formato grandioso e exagerado no remake garantiu que a essência de Cloud e o apelo duradouro de Final Fantasy VII fossem preservados para uma nova e antiga geração de fãs.



