Flight Sim puxou onda de games Xbox no PS5, diz criador

Flight Sim puxou onda de games Xbox no PS5, diz criador

Jorg Neumann, chefe de Microsoft Flight Simulator, revelou em uma entrevista ao portal XDA Developers que a iniciativa de levar o aclamado simulador de voo para o PlayStation 5 partiu dele. Segundo Neumann, essa ideia não apenas se concretizou, mas também serviu como o catalisador para que outros títulos exclusivos do Xbox chegassem ao console da Sony, marcando uma significativa mudança na estratégia de plataformas da Microsoft. (via: videogameschronicle)

A proposta inicial para uma versão de Flight Simulator 2024 para PS5 surgiu há aproximadamente dois anos e meio, em um contexto de profunda reestruturação técnica do jogo. Neumann explicou que a equipe estava focada em uma redução drástica do tamanho do arquivo do jogo, planejando transmitir a maior parte dos dados através da nuvem. O objetivo era mitigar um problema crescente de espaço de armazenamento. Em 2020, quando Flight Simulator 2020 foi lançado para PC, o download inicial já ocupava 120 GB. Três anos depois, em 2023, a instalação já havia crescido para 300 GB. Com o mapa de conteúdo planejado para o futuro, a projeção era que o jogo ultrapassasse um terabyte de dados armazenados no disco rígido dos usuários.

“Precisávamos fazer algo”, lembrou Neumann na entrevista. A solução encontrada foi desenvolver Flight Simulator 2024 com um conceito de “cliente leve”. Atualmente, o cliente do jogo ocupa apenas 8 GB, com todo o conteúdo pesado e detalhado sendo acessado diretamente da nuvem. Essa mudança tecnológica fundamental abriu as portas para a portabilidade do jogo para outras plataformas.

Foi nesse cenário que Neumann apresentou a ideia de levar o simulador para o PlayStation. Contudo, a proposta enfrentou resistência inicial por parte do Xbox. “Foi provavelmente um pouco antes da hora porque me disseram que não”, afirmou o chefe do projeto, indicando que a Microsoft não estava, naquele momento, receptiva à ideia de lançar seus títulos em consoles concorrentes.

Apesar da recusa inicial, o cenário começou a mudar. Neumann relatou que, após a negativa do Xbox, um contato inesperado surgiu da própria Sony. Uma pessoa da empresa japonesa, fã de longa data de simulação de voo, entrou em contato proativamente com o presidente da Microsoft para games. Essa pessoa considerava que o simulador seria uma “ótima adição ao portfólio da Sony”.

O presidente da Microsoft então retornou a Neumann, questionando sobre a discussão anterior a respeito de uma versão para PlayStation. “Acho que isso realmente deu início a uma avalanche de títulos do Xbox chegando ao PlayStation”, disse Neumann, enfatizando a sua convicção de que essa interação específica foi o ponto de virada para a nova estratégia de multiplataforma da Microsoft, que desde então tem levado diversos de seus exclusivos para o console concorrente.

A chegada de Microsoft Flight Simulator 2024 ao PlayStation 5 acontece hoje, marcando a disponibilidade do título para um novo público. Além disso, os jogadores do PS5 terão acesso a suporte para PlayStation VR2 a partir de 2026, por meio de uma atualização gratuita.

O desenvolvimento da versão para PlayStation 5 foi realizado pela Asobo Studio, em parceria com a Microsoft Game Studios. Segundo a Asobo, o jogo continuará a receber atualizações constantes, incluindo os já conhecidos “World Updates” e “Sim Updates”, garantindo uma experiência contínua de aprimoramento e expansão de conteúdo para os jogadores.

A incursão de Flight Simulator em novas plataformas não é inédita. O Flight Simulator 2020, por exemplo, foi lançado primeiramente para PC em agosto de 2020 e, um ano depois, chegou ao Xbox. Essa expansão para o console da Microsoft atraiu “milhões e milhões de novos fãs” que não eram jogadores de PC, muitos dos quais permaneceram ativos na comunidade. A experiência demonstrou o potencial de crescimento da base de jogadores ao transcender as barreiras de plataforma, um caminho que agora se estende ao ecossistema PlayStation.

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