Jorg Neumann, chefe de Microsoft Flight Simulator, revelou em uma entrevista ao portal XDA Developers que a iniciativa de levar o aclamado simulador de voo para o PlayStation 5 partiu dele. Segundo Neumann, essa ideia não apenas se concretizou, mas também serviu como o catalisador para que outros títulos exclusivos do Xbox chegassem ao console da Sony, marcando uma significativa mudança na estratégia de plataformas da Microsoft. (via: videogameschronicle)
A proposta inicial para uma versão de Flight Simulator 2024 para PS5 surgiu há aproximadamente dois anos e meio, em um contexto de profunda reestruturação técnica do jogo. Neumann explicou que a equipe estava focada em uma redução drástica do tamanho do arquivo do jogo, planejando transmitir a maior parte dos dados através da nuvem. O objetivo era mitigar um problema crescente de espaço de armazenamento. Em 2020, quando Flight Simulator 2020 foi lançado para PC, o download inicial já ocupava 120 GB. Três anos depois, em 2023, a instalação já havia crescido para 300 GB. Com o mapa de conteúdo planejado para o futuro, a projeção era que o jogo ultrapassasse um terabyte de dados armazenados no disco rígido dos usuários.
“Precisávamos fazer algo”, lembrou Neumann na entrevista. A solução encontrada foi desenvolver Flight Simulator 2024 com um conceito de “cliente leve”. Atualmente, o cliente do jogo ocupa apenas 8 GB, com todo o conteúdo pesado e detalhado sendo acessado diretamente da nuvem. Essa mudança tecnológica fundamental abriu as portas para a portabilidade do jogo para outras plataformas.
Foi nesse cenário que Neumann apresentou a ideia de levar o simulador para o PlayStation. Contudo, a proposta enfrentou resistência inicial por parte do Xbox. “Foi provavelmente um pouco antes da hora porque me disseram que não”, afirmou o chefe do projeto, indicando que a Microsoft não estava, naquele momento, receptiva à ideia de lançar seus títulos em consoles concorrentes.
Apesar da recusa inicial, o cenário começou a mudar. Neumann relatou que, após a negativa do Xbox, um contato inesperado surgiu da própria Sony. Uma pessoa da empresa japonesa, fã de longa data de simulação de voo, entrou em contato proativamente com o presidente da Microsoft para games. Essa pessoa considerava que o simulador seria uma “ótima adição ao portfólio da Sony”.
O presidente da Microsoft então retornou a Neumann, questionando sobre a discussão anterior a respeito de uma versão para PlayStation. “Acho que isso realmente deu início a uma avalanche de títulos do Xbox chegando ao PlayStation”, disse Neumann, enfatizando a sua convicção de que essa interação específica foi o ponto de virada para a nova estratégia de multiplataforma da Microsoft, que desde então tem levado diversos de seus exclusivos para o console concorrente.
A chegada de Microsoft Flight Simulator 2024 ao PlayStation 5 acontece hoje, marcando a disponibilidade do título para um novo público. Além disso, os jogadores do PS5 terão acesso a suporte para PlayStation VR2 a partir de 2026, por meio de uma atualização gratuita.
O desenvolvimento da versão para PlayStation 5 foi realizado pela Asobo Studio, em parceria com a Microsoft Game Studios. Segundo a Asobo, o jogo continuará a receber atualizações constantes, incluindo os já conhecidos “World Updates” e “Sim Updates”, garantindo uma experiência contínua de aprimoramento e expansão de conteúdo para os jogadores.
A incursão de Flight Simulator em novas plataformas não é inédita. O Flight Simulator 2020, por exemplo, foi lançado primeiramente para PC em agosto de 2020 e, um ano depois, chegou ao Xbox. Essa expansão para o console da Microsoft atraiu “milhões e milhões de novos fãs” que não eram jogadores de PC, muitos dos quais permaneceram ativos na comunidade. A experiência demonstrou o potencial de crescimento da base de jogadores ao transcender as barreiras de plataforma, um caminho que agora se estende ao ecossistema PlayStation.



