Fortnite banirá milhares de contas por discurso de ódio

Fortnite banirá milhares de contas por discurso de ódio

A Epic Games lançou no fim de semana o novo modo “Delulu” em Fortnite, com chat de voz por proximidade. A iniciativa, no entanto, resultou na proibição de “milhares” de jogadores devido à toxicidade e discurso de ódio, segundo a conta oficial Fortnite Status nas redes sociais. O modo permite que jogadores iniciem partidas solo, mas se juntem a esquadrões conversando com jogadores próximos, sendo obrigatório o chat de voz ativo para todos e a exibição do nome de usuário. (via: eurogamer)

Embora o conceito vise uma nova dinâmica ao battle royale sem construção, a prática revelou comportamentos negativos. A Epic Games, aparentemente antecipando essa situação, destacou em publicação fixa como denunciar conversas inadequadas no jogo. Apesar de relatos de interações positivas e divertidas, como um jogador pacifista tocando violão para fazer amigos, um tópico online, citado pelo IGN, detalha experiências negativas de mulheres no modo Delulu. Usuárias relataram misogínia, discurso de ódio e ataques direcionados. “Tem sido terrível para mim”, escreveu uma jogadora, relatando situações de assédio verbal em todas as partidas.

Essa situação, infelizmente, reflete um problema recorrente na experiência online feminina em games com chat de voz. Um relatório de setembro de 2022 apontou que dois terços das jogadoras relatam assédio. O lançamento de chat de proximidade em Call of Duty, por exemplo, gerou relatos semelhantes de misogínia. O modo Delulu retornará entre 26 e 29 de setembro, mas sua permanência no jogo ainda é incerta. Resta a questão se a Epic Games poderia implementar medidas adicionais para proteger seus jogadores, considerando os eventos do fim de semana. Vale lembrar que, paralelamente a este lançamento, a Epic Games anunciou uma experiência musical com o Daft Punk em Fortnite.

Ofertas

1