Vince Zampella, uma figura proeminente na indústria de videogames, conhecido por ser o co-criador da aclamada franquia Call of Duty e co-fundador da Infinity Ward, além de ter sido co-fundador da Respawn Entertainment, estúdio responsável por sucessos como Titanfall, Apex Legends e a série Star Wars Jedi, faleceu em um acidente de carro único em Los Angeles, no último domingo. A informação foi divulgada pela NBC Los Angeles. (via: ign)
Conforme o relatório da NBC, o acidente automobilístico foi registrado por volta das 12h45 (horário local) em uma estrada panorâmica situada ao norte de Los Angeles, nas Montanhas San Gabriel. O veículo, que trafegava no sentido sul, desviou da pista, colidiu violentamente com uma barreira de concreto e, em decorrência do impacto, um passageiro foi ejetado. Este passageiro veio a falecer posteriormente em um hospital. O motorista do carro, identificado como Vince Zampella, ficou preso nas ferragens e no incêndio que se seguiu, morrendo no próprio local do acidente, de acordo com informações da Patrulha Rodoviária da Califórnia (California Highway Patrol – CHP). Até o momento, detalhes adicionais sobre as causas do acidente ou o que pode tê-lo provocado ainda não foram disponibilizados publicamente.
Zampella foi amplamente reconhecido como um desenvolvedor de jogos incrivelmente talentoso, cuja visão e trabalho transformaram a indústria. Antes de fundar a Infinity Ward, ele já havia desempenhado um papel fundamental como designer-chefe no desenvolvimento de Medal of Honor: Allied Assault, da Electronic Arts (EA). Em 2003, Zampella co-fundou a Infinity Ward ao lado de Jason West, e juntos eles deram vida à franquia Call of Duty, que rapidamente se tornou um fenômeno global e uma das séries de jogos mais influentes da história.
A trajetória profissional de Zampella, contudo, também foi marcada por desafios. Ele esteve no centro de um processo judicial de grande repercussão contra a Activision, então editora de Call of Duty. A ação alegava que a publicadora devia a Zampella e à equipe da Infinity Ward milhões de dólares em royalties não pagos pela franquia. Este episódio, descrito como um “divórcio profissional amargo”, culminou com a saída de Zampella e West da Infinity Ward, levando consigo uma parcela substancial da equipe de desenvolvimento. Eles, então, se uniram à Electronic Arts para co-fundar um novo estúdio: a Respawn Entertainment.
Sob a liderança de Zampella, a Respawn Entertainment consolidou-se rapidamente como um estúdio de prestígio, conhecido por uma sequência de títulos que foram amplamente aclamados pela crítica. Entre os jogos de sucesso desenvolvidos pela Respawn estão Titanfall, Titanfall 2, Apex Legends, Star Wars Jedi: Fallen Order e Star Wars Jedi: Survivor. A publicação original destacou que estes títulos receberam revisões positivas e reconhecimento em veículos especializados, como a IGN, reforçando o impacto e a qualidade do trabalho da equipe liderada por Zampella.
O êxito contínuo da Respawn Entertainment sob a gestão de Zampella resultou em sua promoção por duas vezes dentro da estrutura da Electronic Arts. Em seu cargo final, ele atuou como Group General Manager, uma posição de destaque que o levou a supervisionar a aclamada franquia Battlefield. A vasta e influente carreira de Vince Zampella deixou um legado inegável na indústria de videogames, moldando a forma como os jogos de tiro em primeira pessoa e as narrativas interativas são desenvolvidos e consumidos por milhões de jogadores em todo o mundo.



