O universo de Arc Raiders, um jogo de aventura multiplayer de extração, tem sido palco de uma intensa polêmica que reacende o antigo debate sobre a ética e os limites do comportamento em jogos competitivos online. No título, jogadores exploram os resquícios de um mundo devastado, enfrentando máquinas do inimigo conhecido como Arc e, segundo o estúdio Embark Studios, as “escolhas imprevisíveis de outros sobreviventes”. É justamente essa segunda variável que gerou repercussão na comunidade. (via: ign)
Love loading up Arc Raiders on Saturday night to show the blue-collar workforce of America what a real professional gamer looks like. Live now with more skillhttps://t.co/hiY3uPb3e7 pic.twitter.com/gw4UQDCTqI
— THUMP (@THump) December 21, 2025
Um jogador em particular, Taylor “THump” Humphries, ex-profissional de H1Z1 e Apex Legends, tem se destacado por uma conduta considerada agressiva e antiética por parte da comunidade. THump tem se dedicado a caçar jogadores novatos, casuais ou aqueles com pouco ou nenhum saque, abatendo-os “por esporte”. A atitude gerou uma onda de discussões sobre o que é aceitável ou não no PvP (jogador contra jogador) de Arc Raiders.
Logging in with a full inventory of trigger nades and killing everyone trying to get re-looted after the expedition is a joy. Trigger nades do NOT need a nerf! Livehttps://t.co/hiY3uPb3e7 pic.twitter.com/DuaFRCGlUi
— THUMP (@THump) December 22, 2025
Para contextualizar, Arc Raiders permite que os jogadores atuem sozinhos ou em grupos de até três, colaborando para progredir no jogo. Contudo, a presença de outros jogadores representa uma ameaça constante. Embora o lançamento do jogo tenha sido marcado por clipes virais de colaboração entre a comunidade, a postura de THump ilustra um lado mais hostil.
Um vídeo postado por THump, que acumulou 4.8 milhões de visualizações no X (antigo Twitter), mostra-o eliminando um grupo de jogadores. Em dado momento, um dos alvos apela: “acabamos de começar. Não tenho nada.” THump é então chamado de “escroto” e “um pedaço de mda”. Em resposta, o jogador ri e confirma: “sim, matei todos vocês, aliás”.
A postagem original de THump acompanhava a legenda: “Adoro matar homens adultos que têm empregos e filhos enquanto tentam conseguir 5 milhões de créditos para a expedição. Matando todos os ‘teamers’ em solos, ao vivo agora.” A publicação provocou uma forte reação, dividindo a comunidade entre críticos e apoiadores. Em sua defesa, THump declarou: “Venho de um lugar onde o PvP não é opcional. É um modo de vida. Se você quer PvP opcional, vá jogar WoW.” Ele também ironizou: “não conseguiria imaginar passar minha noite de sexta-feira bravo com um streamer aleatório na internet a ponto de comentar em seu tuíte porque ele matou pessoas em um jogo PvP.”
Entre as críticas, um usuário do X chamou-o de “outro streamer tóxico”, sugerindo que “ele deveria tentar ajudá-los em vez disso, talvez isso o faça se sentir bem consigo mesmo para variar”. Outro classificou o comportamento de THump como “psicótico”. O usuário Mizutamari, também no X, expressou: “Acho que há algo particularmente antissocial em pessoas cuja única alegria em jogos é arruinar a diversão de pessoas legais e amigáveis.” Mizutamari traçou um paralelo, apontando que “sempre houve uma diferença entre pessoas que trollavam sujeitos que estavam gritando xingamentos ou batendo no teclado e pessoas que apenas trollavam sujeitos que eram amigáveis e pareciam tentar manter uma disposição feliz.”
Nos meses desde o lançamento de Arc Raiders, uma espécie de etiqueta PvP emergiu. Se um jogador encontra outro e não tem intenção de PvP, a prática comum é sinalizar que é “amigável”. É considerado antiético fingir ser amigável e depois atirar, embora essa conduta também ocorra. Em Arc Raiders, o PvP está sempre ativo.
O debate sobre “griefing” (sabotagem da experiência de outros jogadores) é tão antigo quanto os jogos multiplayer competitivos, mas Arc Raiders o trouxe novamente à tona. Será que importa fingir ser amigável e depois matar? É apenas um jogo de videogame, certo? “O seu semelhante que confiou em você se importa”, sugeriu o usuário ilmk9396 no Reddit. Em contrapartida, MachinationMachine argumentou: “É um videogame. Você não morre na vida real quando seu personagem morre.” ilmk9396 respondeu novamente: “Há uma pessoa real do outro lado gastando tempo e esforço reais jogando e ela confia em você para não roubar isso dela depois que você diz que é amigável. Eles baixam a guarda e então você se aproveita disso como um covarde. Seja homem e atire à vista se quiser o saque.” MachinationMachine replicou: “É um videogame PvP competitivo onde você interpreta um saqueador pós-apocalíptico implacável. Como ser honrado é uma boa interpretação de personagem?”
Esse embate de ideias remete à própria visão da Embark Studios para Arc Raiders. A descrição oficial do jogo afirma: “No final, só você decide que tipo de Raider você é – e até onde você irá para prevalecer.” Essa declaração, de certa forma, entrega a responsabilidade do design de experiência à comunidade. A intenção é gerar tensão, mas seria essa tensão projetada para um PvP incessante?
O jogador iNteg contrapõe essa visão: “O jogo é projetado para que vocês trabalhem juntos, já que geralmente há saque suficiente no ambiente para que todos possam progredir e se divertir juntos, com PvP ocasional.” Ele acrescenta que “no segundo em que os lobbies se tornam apenas sobre PvP, você perde a maior parte de sua base de jogadores que querem aproveitar os outros aspectos do jogo e não apenas o PvP. Entrar com a mentalidade de que é apenas sobre PvP tira todo o charme e diversão do jogo completamente e também arruína a experiência.”
A controvérsia não mostra sinais de arrefecimento, e THump permanece inalterado em sua conduta. Indiferente a qualquer possível reação negativa, ele dobrou sua aposta em seu estilo de jogo, postando um clipe similar com o comentário: “adoro carregar Arc Raiders na noite de sábado para mostrar à força de trabalho de colarinho azul da América como é um verdadeiro jogador profissional.” Em um clipe mais recente, ele adicionou: “Fazer login com um inventário cheio de granadas de gatilho e matar todos que tentam se reequipar após a expedição é uma alegria.”



