Gamer aposentado sabota partidas em Arc Raiders e viraliza

Gamer aposentado sabota partidas em Arc Raiders e viraliza

A controvérsia em torno da natureza PvP (jogador contra jogador) do jogo de tiro e extração multiplayer Arc Raiders tem sido um tema constante desde o seu lançamento. Para muitos, a possibilidade de matar e ser morto por outros jogadores é fundamental para a tensão e o prazer que o jogo proporciona. Outros argumentam que essa dinâmica é contraditória às convenções de um jogo onde poucos e corajosos indivíduos se esforçam para resgatar recursos para aqueles que vivem no subsolo. Independentemente das visões, os jogadores de Arc Raiders desenvolveram um entendimento notável e frágil: a maior parte do tempo, a maioria dos jogadores opta por não se confrontar mortalmente. (via: kotaku)

É nesse cenário que a chegada de um ex-jogador profissional, que passa a aniquilar tudo em seu caminho, provoca indignação e é vista como uma atitude no mínimo desrespeitosa. Conforme reportado por portais especializados, Taylor “THump” Humphries — um ex-pro player de títulos como Apex Legends, Rocket Arena e H1Z1 — tem dedicado seu tempo livre a eliminar o máximo possível de jogadores “casuais” no popular jogo da Embark. Em transmissões recentes na Twitch, THump tem exibido suas sessões de “griefing” (ato de perturbar a experiência de outros jogadores) em Arc Raiders, aparentemente para seu próprio divertimento. Uma de suas transmissões mais recentes, com uma duração exaustiva de 13 horas, foi dedicada primordialmente a abater outros jogadores em um universo onde a maioria prefere a convivência pacífica.

É crucial ressaltar que, tecnicamente, Humphries não está infringindo nenhuma regra do jogo. Arc Raiders incorpora o PvP por uma razão fundamental: ele eleva exponencialmente a tensão da jogabilidade. Se fosse exclusivamente PvE (jogador contra o ambiente), cada interação com outros participantes se tornaria previsível, desprovida da esperança aterrorizante de alianças temporárias e frágeis que tornam o título tão emocionante. Cada vez que um jogador é deliberadamente abatido, a sensação é de uma traição gratuita, embora a ação esteja claramente dentro dos limites estabelecidos pelas regras do jogo.

O cerne da questão com as transmissões de mortes de THump reside no fato de que todo o exercício é considerado o equivalente digital de uma provocação vazia, ou “shitposting” na gíria da internet. Seus comentários são permeados por uma ironia incessante, com ele rindo enquanto frustra outros jogadores. Tal comportamento tem se mostrado suficientemente divertido para o streamer, que repete a prática noite após noite, recentemente demonstrando prazer em lançar granadas indiscriminadamente.

Há alguns dias, uma publicação de Humphries na plataforma X (antigo Twitter) gerou grande repercussão e irritação na comunidade. No clipe, ele eliminava um grupo de quatro jogadores logo no início de uma rodada, antes mesmo que tivessem tempo de coletar qualquer item. “Acabamos de começar, não tenho nada”, disse a primeira pessoa eliminada. “Que escória, cara”, acrescentou a vítima seguinte após ser abatida.

Dada a reputação de THump como um provocador, suas respostas aos críticos são percebidas como insinceras. Quando questionado, ele afirmou: “Eu venho de um lugar onde o PvP não é opcional… é um modo de vida. Se você quer PvP opcional, vá jogar WoW”. A um outro usuário que o chamou de “mais um streamer tóxico” e sugeriu que ele se divertiria mais ajudando outros jogadores, Humphries replicou: “Prefiro arruinar o tempo dos outros do que me divertir”.

Contudo, é importante reiterar que ele não está agindo de forma ilícita dentro das normas do jogo. Embora as alegações repetidas de THump sobre sua inocência, de que ele está apenas matando outros jogadores “em um jogo PvP”, sejam nitidamente dissimuladas, não há como negar que Arc Raiders é projetado para permitir tais confrontos. Apesar de ser constrangedor observar alguém agindo dessa forma em busca de atenção, há um consolo significativo no fato de que suas ações se destacam de maneira negativa na comunidade de jogadores. A prevalência de uma base de jogadores que, em 90% das vezes, opta por não se atacar, mesmo quando há ganhos pessoais em fazê-lo, é um fenômeno notável em um jogo ostensivamente PvP. Em 2025, essa conduta majoritária surge como um farol de esperança, e a exploração dessa dinâmica por um jogador como THump apenas realça o valor dessa peculiaridade social.

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