O lançamento de “Ghost of Yotei” marcou um desempenho expressivo na Europa, consolidando-se como o maior lançamento de um título de primeira parte para PlayStation no continente desde “Spider-Man 2”. Os dados, compilados pela GSD European Chart e divulgados pelo portal The Game Business, revelam que o novo jogo da Sony estreou na segunda posição tanto em vendas de unidades quanto em receita, ficando atrás apenas de “EA Sports FC 26” em ambos os quesitos. (via: videogameschronicle)
A GSD European Chart, que abrange a contagem de vendas de jogos físicos e digitais em 24 países, incluindo mercados estratégicos como Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Espanha e Austrália, indicou que o volume de vendas de “Ghost of Yotei” está aproximadamente alinhado com o de seu antecessor, “Ghost of Tsushima”. Este feito posiciona “Ghost of Yotei” como o melhor lançamento de um título proprietário da Sony desde “Spider-Man 2”, que, em 2023, estabeleceu-se como o jogo mais rapidamente vendido da PlayStation Studios em toda a história, superando a marca de 2,5 milhões de cópias comercializadas globalmente nas primeiras 24 horas após sua chegada ao mercado.
A semana analisada pelo chart europeu de vendas de unidades, que se estendeu até 5 de outubro, também trouxe outras novidades. “Super Mario Galaxy + Super Mario Galaxy 2” fez sua entrada na terceira posição, embora com algumas particularidades importantes. Segundo o The Game Business, a Nintendo não fornece dados de vendas digitais para seus jogos, o que significa que o levantamento da GSD considera apenas as cópias físicas de títulos para Switch que foram vendidas. É provável que um número significativo de jogadores tenha adquirido a edição anterior de “Super Mario Galaxy” como parte da coletânea “Super Mario 3D All-Stars”, ou mesmo optado por comprar individualmente “Super Mario Galaxy 2” em formato digital. Em ambos os cenários, essas vendas não seriam contabilizadas na classificação da GSD, subestimando potencialmente o desempenho total dos jogos de Mario.
O período também foi influenciado pelas promoções de outono da plataforma Steam, que resultaram no retorno de jogos mais antigos ao chart de vendas de unidades. Títulos como “Doom Eternal”, “Far Cry Primal” e “South Park: The Fractured But Whole” reapareceram na lista, impulsionados por descontos substanciais. Consequentemente, outros jogos como “Silent Hill F” e “Mario Kart World” foram deslocados do top dez de unidades vendidas. No entanto, é importante notar que ambos os títulos mantiveram sua presença no top dez do chart de receita, ocupando a sétima e oitava posições, respectivamente, demonstrando a força de suas vendas em termos de valor.
A recepção crítica a “Ghost of Yotei” tem sido amplamente positiva. A VGC, em sua análise, concedeu ao jogo cinco estrelas, descrevendo-o como um título que “cumpre a promessa de Tsushima com uma emocionante epopeia samurai”. A publicação destacou que “Ghost of Yotei” realiza grande parte do potencial de “Ghost of Tsushima”, entregando um jogo de mundo aberto extremamente prazeroso, que consegue quase eliminar a sensação de “inchaço” presente no original. Apesar de apontar algumas questões de ritmo e vilões um tanto subdesenvolvidos, a VGC concluiu que “Yotei” aprimora o jogo original em todos os departamentos, apresentando visuais e trilha sonora de primeira linha em sua categoria.



