Desde o seu lançamento, “Ghost of Tsushima” consolidou-se não apenas como uma aclamada aventura de samurais, mas também pelo notável suporte pós-lançamento que recebeu. Esse suporte incluiu uma significativa expansão gratuita de modo multiplayer, “Legends”, e o DLC “Iki Island”, que enriqueceu tanto a jogabilidade quanto a profundidade da lore do título. Com a recente chegada de “Ghost of Yotei”, o mais novo jogo da Sucker Punch, a expectativa natural do público se volta para a possibilidade de que ele receba um volume similar de conteúdo adicional. (via: thegamer)
De fato, um sucessor para o modo “Legends” já foi anunciado, com previsão de lançamento para 2026. No entanto, quando o assunto é uma expansão de história, no molde de “Iki Island”, o cenário parece mais incerto. Jason Connell, codiretor do game, manifestou cautela em relação a essa possibilidade em uma entrevista recente.
Questionado diretamente pela revista Game Informer sobre a expectativa de uma expansão para “Yotei”, Connell ofereceu uma resposta complexa, inclinando-se mais para um “não” do que muitos fãs poderiam imaginar. Ele explicou que, no estágio atual do projeto, a equipe está focada em observar a recepção do público e identificar quais elementos do jogo ressoam mais com os jogadores. “Acho que, para nós, estamos no ponto do projeto em que acabamos de lançá-lo e temos que ver o que está repercutindo com as pessoas, o que elas amam e sobre o que talvez gostariam de saber mais sobre Atsu”, afirmou Connell.
Ele enfatizou a importância desse período pós-lançamento para a tomada de decisões estratégicas. Conforme o codiretor, essa abordagem não é nova para o estúdio, citando o exemplo de “Ghost of Tsushima”. A experiência anterior com o título permitiu à Sucker Punch compreender os anseios dos jogadores, como o desejo por mais detalhes sobre certos relacionamentos de Jin ou o destino de seu pai, o que, por sua vez, influenciou o desenvolvimento de conteúdo futuro.
“Você tem essa rara oportunidade de realmente ouvir milhões de pessoas sobre o que ressoou dentro de uma história versus o que talvez não ressoou ou quais são as lacunas”, disse Connell, destacando o valor inestimável do feedback da comunidade. Para ele, essa é uma fase crucial para a equipe, um verdadeiro “presente” que orienta a direção criativa de potenciais expansões.
Apesar da postura cautelosa, Connell não descartou completamente a ideia de expandir a narrativa de Atsu, a protagonista de “Ghost of Yotei”. Ele manifestou o carinho da equipe pela personagem, afirmando: “Certamente amamos Atsu, e achamos que é uma ótima personagem. E assim como com Jin, se houver espaço para melhorá-la ou trazer novos elementos à vida ou clareza para o bem da narrativa, e isso se encaixar no que é melhor para a Sucker Punch, então certamente analisaremos isso com muita atenção.” Essa declaração sugere que, se houver uma necessidade clara de aprofundar a história de Atsu e isso se alinhar aos interesses do estúdio, uma DLC ainda pode ser uma possibilidade.
No entanto, essa perspectiva se choca um pouco com a visão do roteirista principal do jogo, Ian Ryan. Para Ryan, a história de Atsu, conforme apresentada em “Ghost of Yotei”, já se encerrou. “Para mim, vejo como um capítulo que está feito”, declarou o roteirista, reforçando a ideia de que a equipe não planejou o jogo com a intenção predeterminada de desenvolver uma expansão de história.
Em última análise, apenas o tempo dirá se essas perspectivas iniciais se manterão. A Sucker Punch demonstra uma clara intenção de basear suas decisões em uma análise cuidadosa da recepção do público e na identificação de oportunidades narrativas que justifiquem a criação de conteúdo adicional. A ausência de planos concretos para uma expansão de história no lançamento de “Ghost of Yotei” sugere que os fãs terão que aguardar para ver como a história de Atsu poderá, ou não, ser ampliada no futuro.