O universo de Monster Hunter Wilds recebeu uma atualização significativa com o lançamento do Título de Atualização 4, que introduz uma vasta gama de mudanças no gameplay, ajustes de balanceamento e otimizações de performance. A Capcom, desenvolvedora do título, buscou endereçar questões recorrentes na versão para PC, conforme detalhado em seu roteiro de desenvolvimento divulgado na semana passada. Apesar do comprometimento do diretor Yuya Tokuda com a estabilidade e melhorias, uma persistente insatisfação por parte dos fãs tem sido notada, mesmo com a adição de novos conteúdos e temporadas. (via: ign)
A Capcom afirma que a Atualização de Título 4 implementa “uma série de melhorias de desempenho em todas as plataformas”, com foco na otimização de CPU e GPU, além de uma redução na carga de processamento. A empresa ressalta a implementação de “mais de 100 melhorias internas, entre outras”. A desenvolvedora também prometeu um acompanhamento em janeiro com uma atualização específica para PC, trazendo ainda mais aprimoramentos, e investiga otimizações adicionais para a atualização de conteúdo de fevereiro. A equipe reiterou seu compromisso em oferecer “uma ótima experiência para todos os jogadores”, expressando gratidão pela paciência e apoio contínuo da comunidade.
Entre as principais adições e mudanças, destaca-se a inclusão de novos monstros. O Jin Dahaad, agora em sua versão Arch-temperada, será disponibilizado em uma futura Missão de Evento. O imponente Gogmazios também foi adicionado, tornando-se acessível após os jogadores alcançarem o Rank de Caçador (HR) 100 e desbloquearem uma missão extra dedicada. Além disso, monstros temperados de 9 estrelas, como o Doshaguma, serão integrados como missões de evento, e o Rathalos temperado de 9 estrelas passará a rondar as áreas Floresta Escarlate, Bacia de Poços de Petróleo e Oco Ferido para caçadores com HR 100 ou superior. Para missões com dois ou mais alvos, o tempo mínimo de missão foi elevado, resultando em durações gerais mais longas.
No que tange aos personagens controláveis, novos Caçadores de Suporte foram introduzidos: Griffin (Espada Grande), Nightmist (Arco-Arma Leve) e Nadia. Eles estarão disponíveis para se juntar às missões após a conclusão da missão principal “O Orgulho de um Caçador”, com Nadia sendo uma adição sazonal de tempo limitado. A progressão da história também se expande com a adição de duas missões extras: “Um Antigo Local de Descanso”, disponível após “Um Primeiro Grito” e HR 100, e “Fantasmas Não Se Importam Com o Amanhã”, que se torna acessível após a primeira.
Bases e instalações do jogo também recebem novidades. Um novo evento, o Festival do Acordo, será realizado de 19 de dezembro de 2025 a 14 de janeiro de 2026, modificando temporariamente elementos como a roupa da Handler, a decoração de Seikret, a lista de músicas da Diva, as decorações do Grand Hub, o menu da Cantina, o Barrel Bowling e as Barrel Bowling Bombs. A lista de músicas da Diva no Grand Hub foi atualizada, e novas configurações de pinos para o Barrel Bowling foram adicionadas. A Forja agora oferece opções para aprimorar e reforçar Armas Artian de Gogma, bem como aprimoramentos de armadura Transcendentes. Houve ajustes na ordem de classificação padrão e novos critérios adicionados aos menus de reforço e desmonte de Armas Artian. O Forno de Fundição verá um aumento nos Pontos de Fundição obtidos de certos materiais de monstros ao fundir Esferas de Armadura e minérios.
Melhorias na interface e na experiência do usuário também foram implementadas. O Balcão de Missões ganhou novas opções de classificação para Investigações e Missões de Membros de Lobby, além de ajustes na ordem de exibição de missões de SOS Flare, Missões de Membros de Lobby e Missões de Membros de Link para priorizar as de aceitação automática. Um atalho para “Missões Jogadas Recentemente” foi adicionado, e o menu de Configurações foi removido, sendo agora acessível diretamente por um botão de atalho específico para cada plataforma. Uma notificação importante será exibida no início das missões para lembrar os jogadores de usar um Lucky Voucher, com a opção de desativá-la. Na Área de Treinamento, é possível redefinir as configurações para o padrão, e a tela de Personalização do Menu Radial agora detecta automaticamente o dispositivo de entrada.
No âmbito sistêmico, as otimizações de CPU/GPU foram aplicadas a todos os hardwares, com revisão da detecção de colisão, redução do número de efeitos simultâneos e eliminação de processamento desnecessário. Durante mensagens de erro de comunicação, o movimento do jogador e o controle da câmera permanecerão disponíveis, a menos que as configurações do “Open Menu Controls” o desabilitem. A lista de Amigos Caçadores agora exibe a ordem pelo tempo de login mais recente, e as Missões de SOS Flare podem incluir monstros Arch-temperados como alvos. Diversas Missões de Evento, como “Um Flash Silencioso” (Arch-temperado Rey Dau) e “Protocolo Planetes (Selvagem)”, agora podem ser aceitas em modo offline.
Em termos de balanceamento e correção de bugs, uma vasta quantidade de ajustes foi realizada. Bases e instalações tiveram a classificação de armaduras por habilidade aprimorada e filtros para tipos de armadura em camadas. Monstros receberam correções para problemas de aparecimento e comportamento, como o Jin Dahaad e o Uth Duna. O jogador em geral experimentou melhorias na jogabilidade, como o aumento dos valores elementais máximos e reações mais rápidas após uma Defesa Perfeita com certas armas.
As armas foram alvo de um extenso balanceamento, com aumentos no dano bruto e escala elemental para a maioria delas, incluindo Espada Grande, Lança, Espada & Escudo, Lança-Arma e Arco. Muitas armas tiveram suas propriedades de combos, janelas de defesa e recuperação aprimoradas para uma jogabilidade mais fluida e eficaz. Por exemplo, a Espada Grande teve o dano bruto e elemental de ataques carregados aumentados, enquanto as Lâminas Duplas tiveram a quantidade de afiação consumida reduzida e o Modo Demoníaco de Impulso permanece ativo após guardar a arma. O Arco-Arma Leve e o Arco-Arma Pesado receberam um grande número de melhorias, incluindo maior recuperação do Medidor de Disparo Rápido, dano aumentado para diversos tipos de munição e maior alcance efetivo para Munição de Dragão.
Habilidades também foram revisadas. A Guard Up agora reduz o dano sofrido ao defender, independentemente do ataque, e seus níveis foram ajustados para oferecer maior redução de dano. A Charge Up agora também impulsiona o dano de ataques carregados do Martelo. Habilidades de bônus de conjunto, como Binding Counter e Flawless Armor, tiveram a duração do efeito e a força aumentadas. Inúmeras correções de bugs foram implementadas para garantir o funcionamento correto dessas habilidades.
Caçadores de Suporte e Seikret receberam melhorias na inteligência artificial e na interação. O poder de ataque de Olivia, Rosso, Mina e Kai foi ligeiramente aumentado para líderes de missão com HR 50 ou superior, e sua resposta ao combate foi aprimorada. Várias correções também foram aplicadas para resolver problemas de comportamento dos companheiros. O Seikret, por sua vez, permite que o uso de itens não seja cancelado durante uma evasão automática, e leva menos tempo para recuperar a velocidade após essa manobra.
Finalmente, diversas correções menores e ajustes de qualidade de vida foram feitos no sistema e na interface do usuário. As recompensas de esferas de armadura para certas caças foram aumentadas, e problemas de conectividade em lobbies foram solucionados. Notificações de eventos sazonais foram corrigidas, e a lista de amigos caçadores agora exibe o esquadrão ativo. Houve também refinamentos na edição e exclusão de widgets do Perfil do Caçador, bem como ajustes em menus de itens e exibição de informações de vida selvagem. O comportamento da Handler e do Palico também recebeu atenção, com correções para evitar que se aproximem demais de monstros grandes ou para garantir que suas ações de suporte ocorram como esperado.


