Em Metroid Prime 4: Beyond, a jornada se aprofunda em um planeta hostil, exigindo dos jogadores a resolução de enigmas e o combate a chefes. No entanto, parte da progressão ocorre em Sol Valley, uma área central com missões específicas. Uma busca crucial nesta zona é ativada após a obtenção das cinco Chaves do Teletransportador e a batalha contra Varmis. Neste ponto, revela-se a necessidade de localizar peças de um G.F. Mech espalhadas, uma tarefa que começa com a visita a Tokabi e a subsequente coleta de seis partes do Mech ocultas. (via: thegamer)

Após a derrota de Varmis, MacKenzie comunica a impossibilidade de mover uma peça do Mech que o monstro de areia engoliu, aconselhando o jogador a encontrar Tokabi, acampado no deserto sem direção específica. Tokabi, felizmente, é acessível. Saindo da arena de Varmis, o jogador deve seguir para o sul, em direção à Flare Pool. Uma coluna de fumaça preta entre as rochas indicará o acampamento. Ao chegar, interagir com Tokabi ativa uma cena, onde ele entrega o Chip do Teletransportador. O retorno a MacKenzie concede seis Cápsulas de Teletransporte, essenciais para mover as peças do Mech por Sol Valley de volta a Valley Green.
Tokabi pode ser encontrado em Sol Valley em mais três ocasiões opcionais, concedendo expansões de Míssil, Tiro e Bomba de Energia. Para que ele reapareça em um novo local, é preciso deixar Sol Valley e visitar outro nível do jogo entre os encontros. A primeira localização alternativa para a Expansão de Míssil é ao sul, perto da Volt Forge, indicada por outra fumaça preta. A segunda, para a Expansão de Tiro, está ao norte, próximo às Great Mines, junto aos G.F. Debris. A última, para a Expansão de Bomba de Energia, fica ao norte de Fury Green.
A busca pelas seis peças do G.F. Mech começa com a primeira parte, a sudeste da entrada de Fury Green. Perto de uma instalação em ruínas e um caminhão batido, após eliminar inimigos, use o ‘Psychic Lasso’ para remover o caminhão e acionar a peça.
A segunda parte está na entrada da Ice Belt, no canto noroeste. Suba em plataformas psíquicas à direita, entre na Ice Belt, passe o elevador circular, vá à escadaria destruída, use o ‘Psychic Grapple’ para subir e encontre a peça no exterior.
A terceira peça encontra-se a nordeste do santuário Rings of Stone. Foque na parte esquerda dos escombros com um buraco e braço mecânico. Após limpar inimigos, use a ‘Thunder Shot’ para eletrificar o braço e fazê-lo cair, permitindo o teletransporte.
A quarta parte é a mais simples, na arena de areia onde Varmis foi derrotado. Basta interagir com o caixote deixado ali.
A quinta peça está nos G.F. Debris, ao sul da Chrono Tower. Elimine os Shren voadores, suba nas caixas até o telhado e a encontrará.
A sexta e última parte do Mech está na Flare Pool, especificamente na sala da Lava Lake Bridge. Desça a colina, vire-se para o caminho original e use um Super Míssil contra os pedregulhos. Atravesse a porta, vá para o chão à direita com Vi-o-la. No modo Morph Ball, exploda rochas para liberar um buraco. Role pelo percurso, evitando a lava. Ao emergir, passe pela porta e escaneie a peça no cume. Neste local, é possível desativar a lava para uma expansão de Bomba de Energia. Use os pontos de ‘grapple’ ao final da pista de Morph Ball para alcançar um holograma de ‘Boost Ball’, que desativa a lava, permitindo impulsionar-se para a expansão.
A detecção desta última peça desencadeia um combate contra o mini-chefe Behemoth, um grande inseto blindado. Para derrotá-lo, utilize a ‘Ice Shot’ quando ele lançar bolas de fogo pela boca. Congele a boca e dispare contra um dos quatro olhos brilhantes ao redor das três bocas do Behemoth. Após destruir um olho, ele rugirá e avançará; desvie e repita o processo. Com dois olhos destruídos, o Behemoth ficará enfurecido, adicionando uma onda de choque flamejante aos ataques – ele se vira e levanta a parte traseira antes de golpear o chão para este ataque. Priorize congelar as bocas do Behemoth, pois as bolas de fogo causam grande dano. Continue atirando nos olhos até destruir todos os quatro, o que acionará uma cena de sua morte. A queda do Behemoth, então, derrubará a peça final do Mech. Com todas as peças em posse, o jogador deve retornar à Fury Green para avançar na história.














