Com o lançamento de “Metroid Prime 4: Beyond”, jogadores são imersos em um universo repleto de criaturas, algumas familiares e outras completamente inéditas, que desafiam a jornada de Samus Aran. Desde os icônicos Dartwings até os perturbadores Grievers, a fauna do jogo vai além de meros obstáculos, integrando-se profundamente na construção do mundo e funcionando como verdadeiros enigmas a serem desvendados. (via: thegamer)
Os títulos da série Metroid Prime, por sua natureza, não se encaixam estritamente na categoria de jogos de tiro. O foco principal não reside em eliminar inimigos de forma meramente estilosa, mas sim em decifrar as diversas abordagens e ferramentas à disposição de Samus para neutralizá-los com eficiência. Dada a vasta gama de adversários e o arsenal da heroína, múltiplas estratégias se fazem necessárias.
Cada região de “Metroid Prime 4: Beyond” apresenta seus próprios inimigos únicos, a exemplo dos Bristleworts encontrados em Fury Green ou os Leaping Spitters que habitam Flare Pool. Contudo, há também criaturas que se manifestam em múltiplas áreas, como os robustos Maintenance Tanks e os ágeis Grievers. Estes últimos, por exemplo, possuem variantes elementais e regionais que, embora visualmente distintas, operam de maneira funcionalmente similar em combate.
É importante notar que alguns elementos presentes no jogo são mais classificados como perigos ambientais do que como inimigos diretos. Estes exigem cautela e observação do ambiente, em vez de um confronto direto. Ao focar em criaturas que representam um desafio tático genuíno e para as quais existem estratégias de combate específicas, identificamos um total de 20 tipos de inimigos distintos. Incluindo todas as variantes elementais e regionais, esse número se expande consideravelmente. Os chefes de fase também foram excluídos desta contagem, dado que exigem abordagens mais complexas e individualizadas.
O combate em “Metroid Prime 4: Beyond” retoma a essência dos jogos anteriores da franquia, onde cada embate se assemelha tanto a um intenso tiroteio quanto a um pequeno quebra-cabeça. A seguir, detalhamos os principais tipos de inimigos e as táticas mais eficazes para superá-los, desconsiderando as variantes elementais e regionais que não alteram fundamentalmente a funcionalidade do oponente, a menos que especificado.
Os Grievers são inimigos padrão ao longo do jogo, caracterizados por sua velocidade e evasão. Em certas ocasiões, o disparo livre (free-aiming) pode ser mais eficaz para atingir esses alvos do que a mira travada (lock-on). No caso dos Mauler Grievers, encontrados nas Grandes Minas, eles se assemelham aos Grievers regulares, mas têm a capacidade de cuspir ácido. Existem também variantes explosivas que avançam contra Samus e detonam, invocando mais Grievers. É crucial congelá-los e destruí-los para evitar a explosão.
Os Ghaspores invocam esporos teleguiados, que podem ser eliminados normalmente. Para derrotar o próprio Ghaspore, atire quando seu esporo estiver aberto ou use mísseis para destruí-lo a qualquer momento. Uma variação, o Goura Ghaspore, encontrado nas Grandes Minas, apresenta esporos que não podem ser destruídos de forma convencional, nem o próprio Ghaspore. A tática consiste em atirar o esporo de volta no Goura Ghaspore, causando a explosão de ambos.
Pequenos inimigos voadores, os Shrens atacam em enxames e continuarão a surgir enquanto seus ninhos estiverem ativos. Elimine os ninhos com mísseis ou Thunder Shots. O uso de Fire Shots destrói o ninho, mas faz com que múltiplos Shrens adicionais surjam antes de ele se desintegrar. Os Bristleworts são relativamente passivos, mas disparam agulhas se provocados. Só podem ser atacados quando abrem suas costas para disparar mísseis. O Snow Wolf é um inimigo que Samus encontra apenas uma vez ao entrar no Cinturão de Gelo e pode ser rapidamente derrotado com Fire Shots.
Os Dartwings geralmente ficam pendurados no teto em grupos, lançando-se contra Samus ao se aproximar. Podem ser eliminados com um ou dois tiros do Beam Cannon; basta travar a mira neles rapidamente e disparar. Encontrados apenas perto da lava em Flare Pool, os Leaping Spitters podem ser congelados ou eliminados com o ataque teleguiado de Vi-O-La. Também em Flare Pool, os Pyremites correm em grupos e tentam explodir. Congele-os com Ice Shots e derrote-os dessa forma para evitar a explosão. O Behemoth é um inimigo único em Flare Pool, que só pode ser danificado atirando em seus olhos.
Os Maintenance Tanks são abundantes em todo o jogo. Em todas as suas versões, travar a mira e apontar ligeiramente para cima, na direção da cabeça, causará dano adicional, sendo ideal o uso de Charged Shots. As Lamorn Turrets podem ser derrubadas com relativa facilidade usando um único Charged Shot, embora as mais resistentes possam exigir dois. Alternativamente, um Thunder Shot as atordoa, permitindo uma derrota instantânea com o Psychic Lasso.
Em Volt Forge, os Psy-bot Soldiers são numerosos. O Thunder Shot é útil para causar dano extra, mas o uso do Ice Shot quando estão voando os fará cair no chão, causando dano massivo. Para os Psy-bot Shields, a estratégia é desviar para trás deles quando avançam. Uma vez que Samus adquire o Psychic Lasso, é possível simplesmente arrancar o escudo. Os Psy-bot Shockers são um pouco mais lentos e liberam ondas de choque constantes. Mantenha-se pulando e use seus ataques mais poderosos contra eles.
Os Psy-bot Teleporters disparam um poderoso ataque em forma de “X” e se teleportam constantemente. Rastreie-os com o radar para prever onde eles pararão e use o Ice Shot para congelá-los, ganhando tempo para causar dano. Já os Psy-bot Gunners invocam orbes que auxiliam em seus ataques. Sempre elimine esses orbes primeiro para retardar o Gunner e, em seguida, use seus ataques mais fortes contra ele.
Em Sol Valley, os Aeronauts perseguem Samus e lançam bombas que causam alto dano. Use um ataque teleguiado com Vi-O-La para derrubá-los do céu e, em seguida, um impulso deslizante para eliminá-los instantaneamente. Eles podem cair a uma certa distância, então continue a atingi-los com ataques teleguiados enquanto se aproxima para mantê-los no chão. Os Marauders são rodas rolantes que perseguem Samus em Sol Valley, geralmente em grupos de dois ou três. Após serem atingidos, pode-se simplesmente superá-los em velocidade, mas, alternativamente, um impulso deslizante pode derrotá-los.
Existem alguns outros inimigos no jogo, mas são em grande parte passivos e não possuem padrões de ataque definidos, o que significa que não há técnicas específicas para enfrentá-los.





