Helldivers 2 ganhará modo roguelite que transforma a jogabilidade

Helldivers 2 ganhará modo roguelite que transforma a jogabilidade

A Arrowhead Game Studios, desenvolvedora do popular jogo Helldivers 2, está explorando a criação de um modo roguelite para o título. A informação foi revelada por Johan Pilestedt, diretor criativo de Helldivers 2 e CCO da Arrowhead, em uma interação nas redes sociais. Pilestedt indicou que a equipe já possui um protótipo desse modo, que, segundo ele, “muda o jogo fundamentalmente”. (via: ign)

A notícia, divulgada de forma casual em uma plataforma social, rapidamente gerou grande repercussão entre a comunidade de fãs do shooter cooperativo. A possibilidade de um modo roguelite despertou a imaginação dos jogadores, que começaram a especular sobre como tal funcionalidade seria implementada em um jogo conhecido por suas missões pontuais e restrições de tempo. Embora a empolgação seja evidente, Pilestedt ressaltou que, por se tratar de um protótipo, não há garantia de que o modo será, de fato, lançado.

Entre as sugestões apresentadas pelos fãs, algumas ideias se destacaram pela criatividade e pela forma como poderiam se integrar à dinâmica de Helldivers 2. Um jogador propôs um cenário onde os Helldivers defenderiam uma evacuação de patrulhas inimigas incessantes, sem que a nave de resgate jamais chegasse. Outra sugestão imaginou um sistema onde, ao completar uma onda de inimigos, o jogador escolheria um “booster” para adicionar, como “orçamento de reforço”, “orçamento flexível” ou “orçamento de desconto” (onde reforçar múltiplos companheiros de equipe consumiria apenas um chamado). Uma terceira perspectiva sugeriu uma missão sem limite de Helldivers ou tempo, mas com uma quantidade limitada de reforços, onde o objetivo seria defender uma fortaleza de ondas sucessivas de inimigos, e as recompensas seriam baseadas no número de ondas eliminadas antes que o tempo ou os reforços se esgotassem.

Apesar da natureza experimental do projeto, o fato de Pilestedt ter mencionado o protótipo em uma publicação que alcançou mais de 120 mil visualizações nas redes sociais sugere que a desenvolvedora pode ter alguma confiança na viabilidade da ideia. Esse movimento se alinha à estratégia da Arrowhead de manter Helldivers 2 em constante evolução, com atualizações regulares e a adição de novos conteúdos.

Recentemente, o jogo recebeu o importante patch 5.0.0, além da “Warbond” temático de selva, Python Commandos, que introduziu uma série de armas muito pedidas pela comunidade, incluindo uma minigun. A longevidade de Helldivers 2 é uma prioridade para a Arrowhead. Em setembro, o CEO do estúdio havia confirmado que não há planos para um Helldivers 3 no momento. Em vez disso, a visão é que Helldivers 2 continue ativo por “anos e anos”, seguindo o modelo de sucesso de um veterano MMO como RuneScape.

O universo de Helldivers 2 parece estar em expansão em diversas frentes. Além do desenvolvimento de novos modos e conteúdos in-game, há também discussões sobre um filme baseado na franquia, que tem ganhado força. Em uma postagem subsequente, Pilestedt compartilhou uma imagem de uma reunião com os diretores de Helldivers 2, onde foram discutidos os próximos quatro “arcos” narrativos do jogo. Um fã, em tom de brincadeira, comentou que a execução desses arcos levaria alguns anos para ser concluída, ressaltando a vasta quantidade de conteúdo planejado para chegar ao jogo nesse ínterim. A introdução de um modo roguelite, se concretizada, seria mais uma peça nesse plano de manter Helldivers 2 relevante e engajador para sua crescente base de jogadores por um longo período.

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