A ZeniMax Online Studios, desenvolvedora do The Elder Scrolls Online (ESO), ambiciona manter o jogo ativo por pelo menos mais 20 anos, visando um ciclo de vida superior a 30 anos, segundo declarações recentes de seus diretores. Essa meta é levantada em meio a mudanças internas no estúdio, pertencente à Microsoft, incluindo demissões que afetaram a Bethesda. (via: ign)
Em entrevista concedida à IGN, Nick Giacomini, atual diretor do jogo, e Rich Lambert, agora diretor do estúdio, discutiram o passado, presente e futuro do ESO. Lambert, veterano da Bethesda Game Studios desde 2004, trabalhou no desenvolvimento do ESO por 18 anos, tendo sido o segundo funcionário contratado pela equipe, após Matt Firor, antigo chefe da ZeniMax Online Studios, que deixou o cargo em meio ao cancelamento de um MMO não anunciado.
Sobre a situação atual do jogo, após mais de 10 anos de lançamento, Lambert afirmou que o ESO se encontra em boa posição em termos de jogadores e saúde geral. No entanto, ele reconheceu a necessidade de mudanças, apontando para um modelo de conteúdo um tanto “formulaico e previsível”. O modelo de capítulos, com grandes atualizações em junho e pequenas atualizações subsequentes, embora bem-sucedido, precisava de uma revisão. A nova abordagem, segundo ele, é um modelo sazonal com passes de conteúdo, que permitirá à equipe mais tempo para trabalhar em diferentes aspectos, incluindo a modernização dos gráficos e mecânicas do jogo. Isso permitirá que a equipe reaja melhor ao feedback dos jogadores e tenha mais flexibilidade para realizar ajustes pontuais. Lambert mencionou a revisão da ilha inicial como um exemplo dessas mudanças visuais.
Giacomini destacou o cenário competitivo do mercado de games e a necessidade de atender às expectativas dos jogadores, que evoluíram ao longo dos anos. Ele ressaltou a importância da comunidade apaixonada do ESO e a intenção de honrar a herança do jogo, aprimorando seus aspectos “formulaicos” para promover a evolução. A atualização dos gráficos e das mecânicas foi confirmada como parte dessa evolução, visando uma experiência de jogo mais moderna, com reflexos em futuras atualizações. Giacomini também enfatizou o desejo de aprimorar a comunicação com a comunidade.
Ambos os diretores destacaram a importância da interação com os jogadores e a escuta do feedback da comunidade como crucial para o futuro do ESO. Lambert mencionou as dificuldades de lidar com críticas e o aprendizado constante nesse processo. Giacomini reforçou a necessidade de tornar o processo de desenvolvimento mais transparente e inclusivo para a comunidade, permitindo maior comunicação e colaboração. Apesar de ainda não haver uma data definida para a divulgação de um novo roadmap, Lambert afirmou que o formato atual, com atualizações trimestrais, será aprimorado, buscando maior precisão e transparência.
Em relação ao cânone de Elder Scrolls, Lambert descreveu o processo interno como uma mistura de “caos controlado” e colaboração com a Bethesda Game Studios, liderada por Todd Howard. A equipe possui um especialista em lore dedicado, mas a interação e aprovação de projetos com a Bethesda são fundamentais. Ele usou como exemplo o DLC da Irmandade Negra e a expansão Elsweyr, ilustrando os ajustes e negociações necessárias para garantir a consistência narrativa. Giacomini adicionou que o período histórico em que o ESO se ambienta permite certa liberdade criativa, considerando a ausência de detalhes concretos na lore.
Sobre a longevidade do jogo, Lambert e Giacomini concordaram que a adaptação, a evolução e a escuta da comunidade serão essenciais para que o ESO alcance os 30 anos de vida, reconhecendo a rápida mudança do mercado e das tecnologias. Giacomini destacou a necessidade de balancear atualizações visuais, criação de novos conteúdos e ajustes para garantir o equilíbrio entre manter a fidelidade aos fãs antigos e atrair novos jogadores. Lambert adicionou a necessidade de atualização contínua da tecnologia de desenvolvimento, aprendendo com decisões passadas e se adaptando às mudanças tecnológicas. Ambos concordaram que a fidelidade à comunidade e a manutenção de uma forte relação de confiança são fatores cruciais para o sucesso a longo prazo do jogo. A melhoria na experiência de novos e antigos jogadores, por meio de ajustes no tutorial e de iniciativas como o “Retorno do Herói”, também foram mencionados.