Jogador de RDR2 força exibição de memórias de NPCs ao morrerem

Jogador de RDR2 força exibição de memórias de NPCs ao morrerem

A discussão sobre o impacto dos videogames na percepção da violência e na moralidade das ações do jogador é um tema recorrente na cultura pop e no jornalismo. Enquanto muitos apontam para a natureza inerentemente “desapegada” da eliminação de personagens não-jogáveis (NPCs) em mundos virtuais, um criador de conteúdo digital propõe uma forma inusitada de subverter essa experiência, buscando incitar uma reflexão sobre as consequências dessas ações. (via: thegamer)

O YouTuber Blurbs, conhecido por suas criações e modificações (mods) peculiares para jogos populares, tem se destacado na comunidade de jogadores por seu trabalho irreverente. Fã de títulos aclamados como The Elder Scrolls V: Skyrim e Red Dead Redemption 2, Blurbs já é familiar para muitos que acompanham suas proezas digitais. Entre seus projetos anteriores, Blurbs já realizou feitos como aumentar drasticamente a velocidade de carruagens em Skyrim, fazer com que todos os personagens de Red Dead Redemption 2 aparecessem embriagados, até mesmo durante as cutscenes, e permitir que o chat de sua transmissão ao vivo na Twitch desse voz a todos os personagens em Skyrim.

Agora, Blurbs retorna com um novo mod para Red Dead Redemption 2 que promete adicionar uma camada de complexidade emocional à experiência de jogo. O objetivo declarado do mod é provocar desconforto no jogador ao eliminar um NPC, forçando-o a confrontar uma “memória tocante” da vida da vítima. Ao abater um personagem no jogo, a mecânica do mod é acionada: há uma pausa dramática, a câmera foca no corpo do NPC, e a tela escurece. Em seguida, uma cena aleatória é reproduzida, construída a partir de elementos visuais e de áudio já existentes no próprio jogo.

Blurbs desenvolveu diversas dessas cenas, cada uma projetada para evocar uma sensação de perda e empatia. Entre os exemplos criados estão um personagem sentado em um barco à beira de um lago, contemplando o pôr do sol; outro em um momento íntimo com seu bebê; e até mesmo um trecho do casamento do personagem falecido. A intenção por trás dessas sequências é clara: fazer com que o jogador sinta o peso de suas ações, lembrando-o da “vida” que acabou de interromper.

No entanto, a implementação do mod ganha um toque peculiar devido à metodologia de Blurbs. Os roteiros para essas “memórias” são frequentemente escritos pelos membros de seu chat na Twitch. Como esperado, o resultado dessa colaboração coletiva e espontânea é um conjunto de cenas que raramente se mantêm dentro do domínio do “normal” ou do comovente. Muitas das memórias adquirem um caráter hilário e, por vezes, bizarro. Por exemplo, uma das cenas mostra um homem lembrando-se do momento em que prometeu encontrar o lendário “One Piece” – uma referência a um famoso anime japonês. Em outra, um personagem tenta doutrinar seu bebê a apoiar o time de futebol Metz.

Um dos casos mais notáveis e, segundo o autor do texto original, “amaldiçoados”, ocorreu quando uma cena de casamento foi exibida para um NPC que Blurbs havia, momentos antes, feito explodir a cabeça usando outro mod. A dissonância entre a violência gráfica e a memória supostamente terna resultou em um momento de humor negro inesperado.

Apesar da natureza cômica e muitas vezes surreal das “memórias” geradas pelo chat da Twitch, o conceito subjacente ao mod é considerado pelo autor do texto original como uma ideia “muito engraçada em teoria”. Ele expressa o desejo de ver algo semelhante implementado em jogos futuros, embora com uma execução “menos amaldiçoada” e mais controlada. A iniciativa de Blurbs, portanto, não apenas diverte, mas também provoca uma reflexão sobre as possibilidades narrativas e emocionais que mods e a criatividade da comunidade podem trazer ao universo dos videogames.

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