Uma disputa latente tem emergido entre as comunidades de fãs dos jogos de simulação de vida InZoi e The Sims, ganhando visibilidade a partir de um debate online na plataforma Reddit. O cerne da controvérsia reside em uma etiqueta de conteúdo atribuída a InZoi na plataforma de vendas de jogos digitais Steam, um ponto que gerou discussões acaloradas sobre a percepção do jogo e suas estratégias de marketing. (via: thegamer)
O epicentro do conflito é a presença da tag “Sexual Content” (Conteúdo Sexual) na página de InZoi na Steam. Para contextualizar, as tags na Steam são classificações geradas pelos próprios usuários da plataforma, servindo como uma ferramenta crucial para a descoberta de jogos por novos públicos e para categorizar o conteúdo. A inclusão dessa tag específica levantou preocupações significativas sobre como o título pode ser interpretado pelo público e sobre suas possíveis implicações na acessibilidade e na imagem do jogo.
A discussão ganhou tração notável após uma publicação no Reddit, onde o usuário identificado como Polkacat12321 fez um apelo à ação. Segundo a postagem, InZoi estaria supostamente sob um “ataque” orquestrado pela “nefasta comunidade de Sims”, e a tag de conteúdo sexual seria a ferramenta para esse suposto ataque. Polkacat12321 argumentou que uma classificação de “conteúdo sexual” poderia prejudicar severamente InZoi, limitando sua visibilidade e, consequentemente, sua descoberta por um público mais amplo na Steam. O usuário direcionou a culpa para os “mega-fãs de Sims 4”, sugerindo que eles estariam agindo de forma prejudicial devido a uma insatisfação com a própria franquia que defendem, a qual, em suas palavras, estaria “em frangalhos”.
Diante dessa percepção de um ataque coordenado, Polkacat12321 lançou uma convocação direta aos leitores da postagem. A solicitação era para que acessassem a página de InZoi na Steam, utilizassem a funcionalidade de sugestão de tags (clicando no sinal de adição) e escolhessem a opção “family-friendly” (familiar). O objetivo declarado era mitigar o impacto negativo da tag de conteúdo sexual e promover uma imagem mais adequada e acolhedora para o jogo. Tal ação sublinha a importância que as comunidades de jogadores atribuem às classificações e à forma como os jogos são apresentados publicamente, especialmente em um ambiente digital competitivo.
É importante notar que, apesar do debate, a tag “Sexual Content” ainda está presente na página de InZoi na Steam, mas sua relevância em termos de visibilidade é menor quando comparada a outras tags. As três tags mais populares e proeminentes para o jogo atualmente são “Life Sim” (Simulação de Vida), “Character Customisation” (Personalização de Personagens) e “Simulation” (Simulação). Curiosamente, a tag de conteúdo sexual aparece em uma posição inferior, inclusive abaixo de “Family-Friendly” e, de forma um tanto enigmática para alguns, “Immersive Sim” (Simulação Imersiva). A presença da tag “Immersive Sim” gerou até brincadeiras entre os usuários sobre a possibilidade de customizar os personagens de InZoi à semelhança de figuras de outros jogos do gênero.
No entanto, a narrativa de um ataque coordenado contra InZoi não é uma opinião unânime. Outros comentaristas na mesma thread do Reddit expressaram forte ceticismo em relação às afirmações de Polkacat12321. Alguns chegaram a acusar o autor da postagem de “fabricar descontentamento” e criar uma rivalidade artificial entre as duas comunidades de jogadores. Em um gênero de jogos como o de simulação de vida, que, embora popular, não possui uma quantidade exorbitante de grandes lançamentos anuais, a expectativa predominante seria de que a chegada de novos títulos fosse recebida com apoio e entusiasmo por todos os fãs. A percepção de que comunidades deveriam unir-se para celebrar e apoiar o crescimento do gênero, em vez de se engajar em disputas, parece ser o sentimento majoritário entre os entusiastas.
InZoi, que está atualmente em fase de acesso antecipado, registra uma média de aproximadamente 1.200 jogadores simultâneos na Steam. Este número representa uma diminuição em relação ao seu pico inicial, quando o jogo atraiu cerca de 80.000 jogadores. Essa flutuação na contagem de jogadores é, no entanto, um padrão comum e esperado para jogos em acesso antecipado. Nesses estágios de desenvolvimento, é frequente que os jogadores experimentem o conteúdo inicial, e depois retornem em ondas para testar novas funcionalidades, atualizações e expansões que são adicionadas ao longo do tempo. A jornada de desenvolvimento de InZoi, portanto, continua em andamento, e a discussão online sobre sua representação nas plataformas digitais permanece como um reflexo das dinâmicas e tensões presentes nas comunidades de jogos contemporâneas.





