Em “Metroid Prime 4: Beyond”, aprimorar o arsenal e as habilidades de Samus Aran é um aspecto central da jogabilidade, e diversas abordagens permitem que os jogadores fortaleçam a protagonista. Embora muitas melhorias sejam obtidas por meio de itens colecionáveis clássicos, como munição adicional para o lançador de foguetes e disparos elementais, outras são adquiridas de formas mais singulares. Entre esses métodos, destacam-se os cristais de energia verdes, elementos presentes em santuários específicos que envolvem quebra-cabeças e dispersos pelo vasto mundo aberto de Viewros. (via: thegamer)
Os jogadores podem coletar esses cristais ao colidir com inúmeras pilhas das rochas luminescentes usando a motocicleta de Samus, que fluem incessantemente para o inventário. Desde os primeiros passos no planeta Viewros, os cristais de energia verdes começam a surgir em pequenas quantidades. Eles podem ser destruídos e absorvidos de forma simples, bastando disparar um míssil contra eles ou atropelá-los com o veículo. Ao se aproximar, Samus os suga automaticamente para seu inventário, sem a necessidade de pressionar botões de gatilho específicos para atraí-los, uma mecânica mais generosa em comparação com a coleta de munição ou pacotes de saúde.
Contudo, o jogo não oferece uma forma precisa de rastrear o número exato de cristais verdes coletados, tampouco indica quantos são necessários para alcançar os aprimoramentos de força do canhão de Samus.
A localização primária dos cristais de energia verdes concentra-se em Sol Valley, uma vasta região desértica que serve como divisor entre as principais áreas do jogo. Após os jogadores obterem acesso à VI-O-LA, eles são liberados para explorar este reino à vontade. Embora muitos locais possam estar inacessíveis até que Samus adquira certas habilidades, a coleta dos cristais verdes não enfrenta essa restrição. Basta atropelá-los ou executar um “power slide” sobre eles para que sejam adicionados ao inventário da heroína.
Os cristais verdes estão disseminados por toda Sol Valley a ponto de que, em percursos regulares pelo deserto, a coleta ocorra naturalmente, sem a necessidade de uma busca ativa. Veios de cristais já explorados e esgotados reaparecerão como cristais cinzas, que, por sua vez, fornecem pacotes genéricos de saúde e armadura. Mais adiante na jornada, após Samus aprender a utilizar bombas Morph Ball mais potentes, torna-se possível explodir grandes rochas repletas de cristais de energia verdes, encontradas tanto em masmorras quanto em Sol Valley. Os santuários Lamorn, também localizados em Sol Valley e caracterizados por pequenos quebra-cabeças, são outra fonte rica de minério de cristal de energia verde, e os jogadores são aconselhados a coletá-los ao encontrá-los.
Para utilizar esses valiosos recursos, o caminho se abre após o acesso à área central em Fury Green, onde McKenzie estabelece sua base. Neste local, os jogadores podem entrar no Altar da Legado. É nesse ponto que os cristais de energia verdes arduamente conquistados podem ser finalmente empregados. Ao interagir com um pódio no centro da sala, os jogadores podem doá-los à imponente árvore que se ergue sobre a área.
Embora o menu de pausa ofereça uma estimativa de quantos cristais foram coletados e o quão próximo o jogador está de cada aprimoramento, não há um número definitivo exibido. Na prática, a doação de uma quantidade suficiente de cristais concede a Samus aprimoramentos permanentes para seu canhão de plasma e feixe de controle. Além disso, o radar da protagonista é equipado com um localizador de Cristais de Energia Verdes, um recurso útil para a exploração.
Esses aprimoramentos podem conferir uma vantagem estratégica significativa em combate, embora “Metroid Prime 4: Beyond” não revele a quantidade exata de cristais necessária para cada nível de melhoria. A visita regular ao Altar da Legado após a conclusão de cada masmorra ou área principal é altamente recomendada, pois, do contrário, os jogadores podem avançar por grandes trechos do jogo sem uma arma primária otimizada. O Altar da Legado também desempenha um papel importante na narrativa em estágios posteriores, embora detalhes específicos não sejam divulgados para evitar spoilers.








