Em “Octopath Traveler 0”, os jogadores encontram um vasto elenco de mais de 30 personagens recrutáveis, o que naturalmente levanta a questão de como gerenciar e otimizar a progressão de todos eles. O jogo se destaca por ser particularmente flexível nesse aspecto, oferecendo não apenas práticas gerais de otimização, mas também itens específicos, habilidades e até mesmo uma instalação de treinamento dedicada para auxiliar o desenvolvimento do grupo de reserva. (via: thegamer)
A análise do título indica que “Octopath Traveler 0” se apresenta como o mais acessível da série em termos de facilitação do progresso de personagens. Embora ainda exija um tempo considerável para maximizar cada um dos heróis, a tarefa é considerada perfeitamente realizável com o uso estratégico das ferramentas e bônus disponíveis.
Construindo as Instalações de Treinamento
À medida que os jogadores avançam no arco de restauração de Wishvale, formalmente conhecido como “Kindlers of the Flame”, a importância de engajar-se com este elemento, tecnicamente opcional, torna-se evidente. A variedade de armas, equipamentos, habilidades e outros recursos que podem ser obtidos por meio desse progresso é significativa, chegando a dobrar as possibilidades de desenvolvimento. Durante essa fase, diversas estruturas com mecânicas próprias são construídas, como a loja, a igreja, a taverna, o salão, o museu e até a arena de monstros, que será detalhada adiante. Contudo, a instalação de treinamento assume um papel crucial para garantir que os personagens que não estão na equipe ativa não fiquem para trás em termos de nível.
Ao designar personagens para a instalação de treinamento, eles recebem metade da experiência (EXP) e dos pontos de profissão (JP) que ganhariam em batalha, mesmo sem participar diretamente. É possível aumentar os ganhos de EXP anexando certos residentes à instalação, como Viator. Aprimorar a instalação de treinamento permite que mais personagens sejam treinados simultaneamente, suportando um máximo de 12. Embora isso não cubra todo o elenco, caso o jogador recrute todos os personagens de “Octopath Traveler 0”, ainda representa uma vantagem considerável.
Acessórios para Aumento de Experiência e o Broche da Alegria
Os acessórios desempenham um papel fundamental na aceleração do progresso. O “EXP Augmentor” é um item que, quando equipado, aumenta a experiência ganha pelo personagem, sendo ideal para nivelamento. O “Brooch of Joy” combina a função do “EXP Augmentor” com a de um acessório que impulsiona os pontos de profissão (JP), o “JP Augmentor”, oferecendo ambos os benefícios.
Até o momento, foram identificados dois “EXP Augmentors”. O primeiro pode ser encontrado em um baú azul ao longo de “Shepherds Rock Pass”. Se o baú não puder ser aberto inicialmente, aprimorar a igreja, uma vez que ela possa ser construída em Wishvale, resolverá a questão. O segundo é obtido em Donescu, ao “Contend” (disputar) contra o “Dutiful Old Guard”. A região de Donescu só se torna acessível em um estágio avançado do jogo, e os NPCs para as “Path Actions” (ações de rota) só ficam disponíveis após o Capítulo 1 de “Bestower of Power”.
Quanto ao “Brooch of Joy”, ele pode ser adquirido em Atlasdam, utilizando a habilidade “Entreat” (suplicar) na Princesa Mary. Esta ação só é possível após o Capítulo 2 de “Bestower of Fame”. É importante notar que, para jogadores iniciantes, os termos “Master” e “Bestower” não devem ser confundidos. Os arcos “Master” fazem parte da primeira metade da história do jogo, enquanto os arcos “Bestower” correspondem à segunda metade.
Gastronomia Estratégica
Uma vez que a taverna é construída em Wishvale, os jogadores podem começar a cozinhar as diversas receitas que adquirem. Para o propósito de otimização de experiência, algumas receitas se destacam:
Grape Juice (Suco de Uva): Aumenta o ganho de EXP em 25% por 20 turnos. Requer um “Grape Bunch”.
Apple Pie (Torta de Maçã): Aumenta o ganho de EXP em 50% por 20 turnos.
Fruit Trays (Bandejas de Frutas): Aumenta o ganho de EXP em 50% e o de JP em 50%, ambos por 20 turnos. Requer “Strawberry”, “Orange”, “Apple” e “Blueberry”.
Além disso, a culinária também pode otimizar as chances de obter itens raros. “Lucky Fried Eggs”, “Good-Luck Omelettes” e “Prosperous Scotch Eggs” aumentam essa probabilidade em 10%, 20% e 50%, respectivamente, sempre por 20 turnos.
A Arena de Monstros
Quando o arco de restauração de Wishvale avança até aproximadamente o Capítulo 6, a arena de monstros é construída. A tarefa inicial envolve caçar seis monstros específicos, cujas localizações são fornecidas e marcadas como inimigos de elite, facilitando sua busca. Após derrotá-los, versões mais poderosas desses monstros aparecem na arena, permitindo confrontos repetidos para obter uma quantidade considerável de experiência. Embora possa parecer demorado enfrentar esses monstros em níveis iniciais, tornando-os menos eficientes, uma vez que o jogador atinja níveis mais altos, a arena se torna uma fonte excelente e consistente de EXP.
Caits e Octopuffs
Os Caits e Octopuffs são elementos clássicos da série “Octopath Traveler”, conhecidos por concederem quantidades generosas de EXP, JP e dinheiro ao serem derrotados. Contudo, eles possuem evasão extremamente alta e tendem a fugir rapidamente, complicando a captura devido à sua velocidade elevada. Para otimizar as chances de encontrá-los e lidar com suas tentativas de fuga, recomenda-se adquirir a habilidade “More Rare Monsters” e o acessório “Lucky Coin”. Ambos elevam as probabilidades de encontrar Caits (em terra) ou Octopuffs (no mar), e seus efeitos são cumulativos – embora ter múltiplos da mesma habilidade ou acessório não seja, o ideal é ter ambos equipados.
Outra vantagem da caça a essas criaturas é a possibilidade de usar suas raras quedas de itens, como “Cait Whiskers” e “Octopus Suction Cups”, para criar estátuas em Wishvale. Uma vez posicionadas, essas estátuas impulsionam as taxas de EXP/dinheiro para Caits ou de JP para Octopuffs. Para construí-las, são necessários “Silver Ingots” (prata) para a versão de nível inferior ou “Gold Ingots” (ouro) para a de nível superior.
A Habilidade “Extra Experience”
Por fim, a habilidade “Extra Experience” é um recurso valioso. Ela pode ser aprendida a partir da classe Hunter do protagonista, uma vez desbloqueada (ou se foi a classe inicial escolhida), e subsequentemente “clonada” para equipar em outros personagens, proporcionando um bônus adicional de experiência.









