O projeto de John Romero, um dos criadores de títulos icônicos como “Doom”, dado como cancelado há alguns meses, está de volta ao desenvolvimento. A confirmação partiu do próprio desenvolvedor, que afirmou que o jogo, ainda sem título, “sobreviveu” ao processo de interrupção. A notícia traz um novo fôlego para os fãs do lendário designer de jogos, que acompanharam com preocupação os desdobramentos anteriores. (via: eurogamer)
A história do cancelamento teve início no verão, após uma onda de demissões em massa na Microsoft. Naquele período, a Romero Games, estúdio fundado por John Romero e sua esposa Brenda, anunciou que sua publicadora havia retirado o financiamento de seu projeto, além de outros “projetos não anunciados em outros estúdios”. Embora a Microsoft não tenha sido explicitamente mencionada, a inferência de seu envolvimento foi generalizada no mercado. Diante da incerteza, a Romero Games prontamente assegurou aos fãs que o estúdio não seria fechado e que a equipe já estava em busca de um novo parceiro editorial para dar continuidade ao jogo.
A busca por um novo acordo parece ter sido bem-sucedida. Romero confirmou publicamente o “resgate” do projeto durante sua participação no Salón del Videojuego de Madrid. A revelação foi recebida com uma calorosa salva de palmas da audiência, evidenciando o interesse e a expectativa em torno de seus trabalhos. Em seguida, o desenvolvedor compartilhou detalhes sobre o que os jogadores podem esperar do título em seu lançamento.
Segundo Romero, uma equipe robusta de “110 pessoas está trabalhando no jogo”, que, segundo ele, foi “basicamente completamente redesenhado”. O próximo projeto do estúdio, explicou o criador, “não tem nada” a ver com a versão anterior, mas “incorpora muitos elementos” dela. “Não estamos começando do zero”, afirmou Romero, destacando a eficiência de aproveitar o trabalho já realizado. “Podemos pegar peças e colocá-las em um novo jogo indie. Temos muito material que podemos incluir. O design é completamente diferente, mas a equipe está muito animada com o novo design”, acrescentou.
Romero também detalhou que o jogo é agora “muito menor” do que o planejado inicialmente, mas isso se traduz em uma experiência “mais divertida” para a equipe de desenvolvimento. Ele revelou que os profissionais envolvidos são diretores de diferentes departamentos que, antes, não tinham a oportunidade de se envolver diretamente na codificação ou no design. “Agora temos a chance de realmente fazer isso”, disse ele. “Podemos fazer o que realmente somos bons. E é por isso que equipes pequenas são ótimas.”
Embora o desenvolvedor ainda não possa revelar os detalhes específicos do design, ele garantiu que “nunca jogou um jogo como ele antes”. Uma informação confirmada é que se trata de um jogo de tiro. No entanto, Romero ressaltou que “as coisas que você faz nele serão novas para as pessoas, da mesma forma que jogar ‘Elden Ring’ foi uma experiência realmente nova”. Ele elaborou sobre essa comparação, explicando que a ideia é criar “um lugar muito louco, e um mundo diferente, e foi realmente legal explorá-lo e pensar ‘o que é aquilo?'”. “Essa é a ideia por trás do que estamos fazendo neste jogo”, concluiu.
A carreira de John Romero é marcada por contribuições fundamentais para a indústria dos videogames. Além de “Doom”, ele é conhecido por seu trabalho em “Quake” e “Wolfenstein”, jogos que foram pioneiros e definiram o gênero de tiro em primeira pessoa (FPS). Em reconhecimento à sua vasta e influente trajetória, Romero foi agraciado com o Prêmio pelo Conjunto da Obra (Lifetime Achievement Award) na Game Developers Conference (GDC) de 2023. A expectativa agora é grande para ver como essa nova empreitada se alinha ao seu legado de inovação.



