Jonathan Blow, criador de Braid e The Witness, fará anúncio no TGA

Jonathan Blow, criador de Braid e The Witness, fará anúncio no TGA

O renomado desenvolvedor de jogos Jonathan Blow, conhecido por títulos aclamados como Braid, lançado em 2008, e The Witness, de 2016, utilizou seu canal no YouTube para fazer o que ele descreveu como um “anúncio de um anúncio”. A movimentação sugere uma revelação iminente de um novo projeto, resultado de um longo período de desenvolvimento. (via: ign)

null
Jonathan Blow talks as Sony introduces the PlayStation 4 at a news conference on February 20, 2013 in New York. Photo by EMMANUEL DUNAND/AFP via Getty Images.

Em sua breve aparição, Blow indicou que um projeto no qual sua equipe trabalhou por “nove ou dez anos” está “finalmente chegando às pessoas”. Embora não tenha divulgado detalhes específicos, ele brincou que, provavelmente, não se trata de “um trailer para um RPG onde se luta contra monstros do inferno”, rapidamente adicionando que não há “nada de errado com isso”. No entanto, o tom de seu comunicado e as pistas deixadas sugerem que o lançamento oficial pode ocorrer durante o prestigiado The Game Awards 2025.

O desenvolvedor compartilhou uma reflexão sobre a persistência no processo criativo, afirmando que sua equipe tem trabalhado arduamente em múltiplos projetos complexos. “Temos uma ampla variedade de coisas que temos desenvolvido. São muito complicadas. Às vezes, demoram um pouco para se concretizar. Nós desistimos? Não, não desistimos. Continuamos, e as concluímos porque, em última análise, mesmo que algo leve nove ou dez anos para ser feito, se você trabalhar duro por muito tempo, pode produzir algo que é tremendamente bom, muito melhor do que você esperava no início, e então você pode finalmente entregá-lo às pessoas.”

Blow enfatizou a natureza vaga de sua comunicação, explicando que, por ser apenas o “anúncio do anúncio”, não poderia fornecer “fatos reais” que estão sendo reservados para a revelação oficial. Contudo, suas entrelinhas foram bastante diretas sobre a proximidade do evento. “Este anúncio ocorrerá em breve. Talvez muito em breve. Talvez, eu não sei se há algum evento da indústria de jogos chegando esta semana onde coisas sobre projetos futuros podem ser mostradas. Eu não sei, se houver algo assim, você pode ficar de olho, certo?”, disse ele, com um tom enigmático.

As dicas sobre a localização e o formato da futura revelação foram ainda mais explícitas. Blow mencionou a possibilidade de viajar para Los Angeles para participar de “algum show” e fez referência a “Game Awards” que “também tem informações além dos prêmios”. Ele aconselhou o público a “ficar de olhos bem abertos”, sugerindo que um evento como o The Game Awards seria o local ideal para fazer um “anúncio real que transmitisse os fatos reais que eu queria fornecer e sobre os quais as pessoas frequentemente perguntam”.

A comunidade de jogadores, atenta aos movimentos de Blow, já especula sobre a identidade do novo título. Um comentarista da matéria original indicou que o jogo pode ser chamado Order of the Sinking Star, um nome que já circula há mais de um ano e possui até mesmo um subreddit dedicado. Essa antecipação é reforçada pela reputação de excelência de Blow; seu trabalho anterior, The Witness, foi amplamente elogiado pela crítica, recebendo nota 10/10 da IGN, que o descreveu como “um jogo de quebra-cabeças bonito, poderoso e habilmente projetado, com uma riqueza de mistérios a serem desvendados”.

A expectativa em torno do The Game Awards 2025, evento que costuma ser palco para grandes revelações da indústria, é sempre alta. Embora a presença de títulos aguardados como GTA 6 ou The Witcher 4 já tenha sido descartada pelos respectivos desenvolvedores, a possibilidade de um novo projeto de Jonathan Blow, desenvolvido ao longo de uma década, adiciona um elemento de peso e mistério à lista de potenciais anúncios. A comunidade aguarda agora a oficialização dos detalhes, esperando que a longa jornada de desenvolvimento de Blow culmine em mais um marco para o universo dos jogos.

Ofertas

1