Kojima experimenta com OD e não sabe se dará certo

Kojima experimenta com OD e não sabe se dará certo

Hideo Kojima, uma das figuras mais enigmáticas e inovadoras da indústria de videogames, está novamente no centro das atenções com seu próximo projeto de terror, intitulado “OD”. Contudo, as declarações recentes do criador de sucessos como “Metal Gear Solid” e “Death Stranding” têm adicionado uma camada extra de mistério e incerteza em torno do jogo, que será lançado pela Xbox. (via: eurogamer)

Em uma entrevista concedida à ananweb, traduzida pela Automaton, o chefe da Kojima Productions não apenas afirmou que ainda não pode revelar “exatamente” o que “OD” realmente é, mas também admitiu que não sabe “se dará certo” no final. Essas palavras, vindas de um desenvolvedor conhecido por quebrar paradigmas e desafiar as convenções da indústria, sublinham a natureza experimental e audaciosa do empreendimento.

Kojima comparou “OD” a seus trabalhos anteriores, explicando que, embora jogos como a aclamada série “Metal Gear” (conhecida por seu foco em furtividade e narrativa complexa) e “Death Stranding” (um jogo de “entrega” que redefiniu gêneros) tenham sido distintos em suas premissas, eles ainda operavam dentro de modelos de sistema que, de certa forma, eram familiares à indústria de jogos. Para “OD”, no entanto, a abordagem é radicalmente diferente. Segundo o desenvolvedor, o estúdio está “tentando mudar o modelo de serviço desde as bases”, uma iniciativa que ele descreve como “bastante desafiadora”, indicando um esforço para redefinir a própria estrutura de como um jogo é experienciado e entregue ao público.

Apesar da aura de mistério que o envolve, Kojima assegurou que o trailer recente de “OD” está “repleto” de dicas e indícios sobre a natureza do projeto. Ele encorajou os fãs e a comunidade gamer a refletirem sobre o conteúdo do vídeo, sugerindo que, “se continuarem pensando sobre isso, poderão desvendar” parte do enigma que ele e sua equipe estão construindo. Essa estratégia de engajamento antecipado e de instigar a curiosidade é uma marca registrada do estilo de Kojima, que frequentemente insere pistas e camadas de significado em suas divulgações e em suas obras.

O projeto “OD” foi anunciado inicialmente em 2023, mas desde então, informações concretas sobre sua jogabilidade, narrativa ou mecânicas têm sido escassas, mantendo o público em suspense. O que se sabe, no entanto, é que o elenco contará com nomes de destaque da indústria cinematográfica, como Sophia Lillis e Hunter Schafer. Além disso, há o envolvimento do aclamado diretor Jordan Peele, conhecido por seus filmes de terror socialmente carregados e com críticas afiadas, como “Corra!” (Get Out) e “Não!” (Nope). A presença de Peele sugere uma profundidade narrativa, uma estética cinematográfica ambiciosa e possivelmente uma abordagem temática que transcende o terror convencional para “OD”.

A visão de Kojima para “OD” transcende as categorias tradicionais de mídia e entretenimento. Ele descreveu o projeto de forma multifacetada, afirmando que é “um jogo e, ao mesmo tempo, um filme e, ao mesmo tempo, uma nova forma de mídia”. Essa definição desafiadora aponta para uma experiência que busca borrar as fronteiras entre diferentes formatos de entretenimento interativo e passivo, prometendo uma abordagem inovadora que poderá redefinir as expectativas do público e da crítica em relação ao que um videogame pode ser.

Em uma revelação franca, Kojana recentemente admitiu que tem certeza de que muitas pessoas “irão odiar” “OD”, mas ele se declarou “bem com isso no curto prazo”. Essa declaração reflete a confiança do criador em sua visão artística e sua disposição em provocar reações fortes, mesmo que negativas, em busca de inovação e de um novo tipo de experiência. É uma postura que ressoa com a história de Kojima, que muitas vezes desafiou convenções e arriscou para entregar obras verdadeiramente únicas.

No mês passado, a produção de “OD” também foi marcada por uma nota de pesar para a equipe e para a indústria. O ator Udo Kier, que estava envolvido no projeto de Kojima, faleceu. Hideo Kojima lamentou publicamente a perda, referindo-se a Kier como um “ícone” de seu tempo, um reconhecimento da significativa contribuição e do legado do ator na cultura pop e cinematográfica global.

“OD” se configura, assim, como um dos projetos mais ambiciosos e intrigantes do momento na indústria de jogos. Com um criador que questiona abertamente o próprio sucesso da obra e promete uma ruptura com os modelos estabelecidos, o título se posiciona como um divisor de águas potencial, tanto em termos de narrativa quanto de formato, mantendo os olhos da comunidade gamer e cinéfila fixos em seus próximos desdobramentos.

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