Kojima promete que OD será uma experiência de jogo jamais vista

Kojima promete que OD será uma experiência de jogo jamais vista

O renomado designer e diretor de jogos Hideo Kojima compartilhou recentemente novas perspectivas sobre seus próximos projetos, “OD” e “Physint”, em uma entrevista concedida à publicação japonesa Ananweb. As declarações surgiram na esteira do evento “Beyond the Strand”, realizado em setembro para celebrar o décimo aniversário da Kojima Productions, ocasião em que mais detalhes sobre ambos os títulos foram revelados ao público. (via: videogameschronicle)

No que tange a “OD”, um jogo de terror antológico que será publicado pela Xbox, Kojima expressou a ambição de criar uma experiência verdadeiramente inédita, algo que nunca foi jogado antes. O desenvolvedor admitiu, no entanto, que ainda não há certeza sobre o funcionamento do produto final, dada a natureza experimental da proposta. “Não posso dizer exatamente o que é ainda, nem sei se vai dar certo”, afirmou Kojima, conforme tradução da Automaton. Ele traçou um paralelo com suas criações anteriores, como os jogos de furtividade e os “jogos de entrega”, que, embora inovadores em seus conceitos, mantinham similaridades sistêmicas com outros títulos do mercado. “Desta vez, estamos tentando mudar o modelo de serviço desde a base, então será bastante desafiador”, explicou. O diretor também sugeriu que o trailer de “OD” está repleto de pistas, convidando os jogadores a decifrá-las.

A atenção de Kojima então se voltou para “Physint”, seu próximo jogo de ação e espionagem destinado ao PlayStation. Com um toque de humor, o criador comentou que, por se tratar de um gênero com o qual tem grande familiaridade, ele poderia desenvolvê-lo “praticamente dormindo”. Em tradução de máquina, ele exemplificou: “Por exemplo – você tem um soldado que se infiltra, é detido pelo inimigo, é atacado e se esconde para eliminá-los um por um. Não importa como isso se desenrole, é divertido e fácil de fazer.”

Contrariando a aparente facilidade, Kojima ressaltou que a equipe busca ativamente subverter essa previsibilidade. O objetivo é desafiar a fórmula estabelecida, introduzindo “novas mecânicas” que renovem a experiência de espionagem. Uma das maiores ambições para “Physint” é a de “cruzar a linha entre o cinema e os jogos”, uma característica marcante na obra do diretor. Ele revelou planos de colaborar não apenas com atores de cinema, mas também com equipes de produção cinematográfica, embora admita incertezas sobre como essa fusão se concretizará.

Kojima também fez uma reflexão sobre a rápida evolução dos tempos e como isso pode impactar a relevância de sua narrativa. “Atualmente, os tempos estão mudando tão rapidamente que as estruturas sociais e os temas que estou tentando retratar no jogo podem acabar aparecendo no mundo real antes que o jogo seja finalizado”, ponderou.

“Physint”, descrito como uma “nova propriedade intelectual original” e um “jogo de espionagem de ação de próxima geração”, foi anunciado pela primeira vez no ano passado. Recentemente, Hideo Kojima estimou que o desenvolvimento completo do projeto poderá levar entre cinco e seis anos, evidenciando a escala e a complexidade por trás de sua visão para o futuro do entretenimento interativo.

Ofertas

1