Lançamento de Cyberpunk 2 é improvável antes do fim de 2030

Lançamento de Cyberpunk 2 é improvável antes do fim de 2030

A CD Projekt Red, renomada desenvolvedora polonesa de jogos, já havia sinalizado o início dos trabalhos em sua aguardada sequência, “Cyberpunk 2”, muito antes de o projeto estar próximo da conclusão. Agora, projeções de analistas indicam que, apesar de ter sido anunciado em 2022, o lançamento do jogo pode estar a cerca de cinco anos de distância, totalizando um período de espera de quase uma década desde sua revelação inicial. (via: thegamer)

female v in a crowd in cyberpunk 2077.

Essa estimativa vem de Mateusz Chrzanowski, analista da Noble Securities, que compartilhou suas previsões em entrevista ao veículo polonês strefainwestorow. Segundo Chrzanowski, o lançamento de “Cyberpunk 2” é esperado apenas para o quarto trimestre de 2030, um horizonte de tempo consideravelmente estendido.

Ciri smiling in the tech demo for The Witcher 4.

O principal fator por trás dessa projeção de atraso parece ser a potencial inclusão de elementos multiplayer no jogo. Embora a CD Projekt Red não tenha confirmado oficialmente a informação, uma vaga de emprego divulgada no início deste ano revelou que o estúdio buscava profissionais para auxiliar na integração de sistemas multiplayer no “Project Orion”, codinome interno de “Cyberpunk 2”. A percepção de que a sequência incorporará multiplayer, um recurso que demanda tempo e complexidade no desenvolvimento, é o que leva a Noble Securities a prever um lançamento mais distante do que se poderia imaginar.

O relatório não especifica qual era a previsão de lançamento da empresa antes da descoberta sobre a possível inclusão do multiplayer. Contudo, a adição desse trabalho extra levou os analistas a crer que os jogadores só retornarão a Night City por volta do décimo aniversário do lançamento do primeiro “Cyberpunk 2077”. Embora a coincidência possa ser vista como poética pela CD Projekt Red, é fundamental que a desenvolvedora não se sinta pressionada a cumprir essa meta a qualquer custo, especialmente após o lançamento desastroso do primeiro jogo, que foi disponibilizado antes de estar plenamente pronto.

Não é apenas a implementação do multiplayer que manterá os desenvolvedores da CD Projekt Red ocupados com “Cyberpunk 2” por mais meia década ou mais. O estúdio também reforçou seu foco na aclamada franquia “The Witcher”. A CD Projekt Red planeja lançar mais conteúdo adicional pago para “The Witcher 3” em 2026, mais de onze anos após seu lançamento original. A expectativa é que o lançamento desse DLC sirva como um catalisador para impulsionar a campanha de marketing de “The Witcher 4”, o próximo título principal da saga.

“The Witcher 4” já se encontra em um estágio de desenvolvimento avançado, a ponto de ter sido apresentado internamente. Embora uma data de lançamento ainda não tenha sido definida, o planejamento da alocação de equipes nos escritórios da CD Projekt Red sugere que, se tudo ocorrer conforme o previsto, os fãs poderão embarcar em uma nova aventura de “The Witcher”, possivelmente centrada na personagem Ciri, antes do final de 2027.

A ambição do estúdio não para por aí. A CD Projekt Red confirmou o plano de lançar três novos jogos da franquia “The Witcher” em um período de seis anos. Isso significa que, se “The Witcher 4” chegar ao mercado até 2027, os jogadores poderão ter acesso a três novos títulos da série, sem contar o remake do jogo original, até 2033. É uma tarefa monumental, ainda mais considerando que “Cyberpunk 2” está inserido nesse cronograma, mantendo as equipes ocupadas enquanto todo o trabalho em “The Witcher” avança.

Diante de uma carga de trabalho tão expressiva, alguns podem se lembrar do lançamento problemático de “Cyberpunk 2077”, temendo que a história se repita. No entanto, é importante ressaltar que poucos jogos na história conseguiram se recuperar de uma recepção tão negativa quanto “Cyberpunk 2077”. O título passou de um dos maiores desastres da era moderna dos games para um verdadeiro prodígio técnico, servindo como uma régua para medir a ambição de outros jogos AAA. Sua capacidade de rodar suavemente no recém-lançado Switch 2, por exemplo, demonstrou o potencial do novo console em lidar com títulos exigentes.

A esperança é que a CD Projekt Red tenha assimilado as lições corretas de seu passado. Não se trata de acreditar que é aceitável lançar um jogo inacabado, mas sim de ter aprendido a gerenciar melhor o tempo de desenvolvimento. Dessa forma, “Cyberpunk 2” poderá evitar o mesmo começo tumultuado que seu predecessor enfrentou, garantindo uma estreia mais sólida e satisfatória para os jogadores.

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