A comunidade global de jogadores de RPG presenciou o fim de uma intensa onda de especulação durante a recente cerimônia do The Game Awards, onde a Larian Studios, o aclamado desenvolvedor por trás do fenômeno “Baldur’s Gate 3”, revelou seu próximo grande projeto. Em meio à expectativa gerada por misteriosos teasers e um vazamento de marca registrada, a empresa confirmou o desenvolvimento de um novo título na popular série “Divinity”. Geoff Keighley, apresentador e produtor do evento, elevou ainda mais as expectativas ao declarar que o jogo será “maior que Baldur’s Gate 3”, um feito notável dado o escopo massivo e o sucesso estrondoso de seu antecessor. (via: thegamer)
A revelação chega apenas dois anos após o lançamento de “Baldur’s Gate 3”, que não só conquistou múltiplos prêmios, incluindo o cobiçado Jogo do Ano, como também redefiniu os padrões para os RPGs modernos. O sucesso do título ambientado em Faerûn catapultou a Larian Studios para o centro das atenções da indústria de videogames, solidificando sua reputação como uma das desenvolvedoras mais inovadoras e ambiciosas do setor. A expectativa em torno de qualquer novo anúncio da Larian era, portanto, altíssima, alimentada por uma campanha de marketing sutil, mas intrigante.
Meses antes do anúncio oficial, a Larian Studios orquestrou um enigmático teaser que capturou a atenção de milhões de fãs: a imagem de uma estátua misteriosa em pleno deserto de Mojave. Este indício isolado deu início a uma febre de especulações entre os entusiastas e a imprensa especializada. Nomes de jogos lendários como “The Elder Scrolls 6”, “God of War”, “Diablo 4” e até mesmo o aguardado “Half-Life 3” foram aventados como possíveis alvos do mistério. Contudo, a descoberta recente de um registro de marca comercial apontava para uma direção mais concreta, sugerindo que o próximo projeto da Larian estaria de fato ligado à franquia “Divinity”, antecipando a confirmação que viria no palco do The Game Awards.
A especulação ganhou ainda mais força com a atitude peculiar de Michael ‘Very AFK’ Douse, chefe de publicação da Larian Studios. Em uma postagem na plataforma X (antigo Twitter) após a emergência do registro da marca, Douse afirmou de forma astuta: “Atualmente não há planos para um novo jogo Divinity: Original Sin 3”. Na época, muitos interpretaram a declaração como uma negação de qualquer projeto “Divinity”. Entretanto, com a revelação completa no evento, ficou claro que Douse não estava mentindo, mas sim habilmente contornando a verdade. O novo título, de fato, não carrega o subtítulo “Original Sin 3”, demonstrando a precisão de suas palavras e a estratégia de comunicação da Larian.
A decisão de remover o subtítulo “Original Sin” é um passo estratégico da Larian Studios. Embora o jogo não represente um reboot completo da série, a omissão visa tornar a franquia “Divinity” mais acessível a um público mais amplo. A Larian espera atrair os milhões de novos fãs que conquistou com “Baldur’s Gate 3” para o vibrante universo de Rivellon, o reino ficcional onde a saga “Divinity” se desenrola. Rivellon é um mundo rico em história e mitologia, habitado por uma vasta gama de criaturas familiares aos entusiastas do gênero, desde “elfos dragão” e anões, até halflings e orcs, cada um com suas próprias culturas e histórias intrincadas.
Para os jogadores que desfrutaram da épica jornada em “Baldur’s Gate 3”, combatendo a ameaça do Absoluto em Faerûn, a transição para o novo “Divinity” promete ser natural e gratificante. “Baldur’s Gate 3” deve muito à filosofia de design e aos sistemas de jogo desenvolvidos e aprimorados na série “Divinity”. As escolhas complexas, a liberdade de exploração e as interações dinâmicas de personagens que cativaram os jogadores em “Baldur’s Gate 3” têm suas raízes nas inovações da Larian em seus títulos anteriores. A própria equipe de desenvolvimento fez um paralelo notável ao sugerir que personagens como Astarion, um dos companheiros mais populares de “Baldur’s Gate 3”, podem ser vistos como uma evolução direta do “Príncipe Vermelho” de “Divinity: Original Sin II”, demonstrando a continuidade temática e a evolução dos arcos de personagem dentro do estúdio.
A chegada de um novo capítulo na saga “Divinity” com a promessa de ser ainda mais grandioso que “Baldur’s Gate 3” é um marco significativo para a Larian Studios e para a indústria de jogos de RPG. A desenvolvedora continua a demonstrar sua maestria em criar mundos envolventes, narrativas profundas e mecânicas de jogo inovadoras. A expectativa agora se volta para os próximos detalhes sobre este ambicioso projeto, que sem dúvida buscará consolidar ainda mais a Larian como uma força dominante na criação de experiências de RPG inesquecíveis, convidando tanto veteranos quanto novatos a explorar as profundezas de Rivellon.



